MENU
Chás para emagrecer – 7 melhores e como eles agem no organismo
Existem muitos chás para emagrecer e o Área de Mulher selecionou as sete melhores opções para te ajudar na dieta e a ficar em dia com o peso.

Uma das coisas mais agradáveis do mundo é um chá bem quentinho. Primeiramente a bebida é uma delícia, agradando dos paladares mais sofisticados até os menos exigentes. Sem contar que eles desempenham vários funções no organismo como os chás para emagrecer, por exemplo.
E, ao contrário do que muita gente pensa, esses chás para emagrecer não precisam ter um gosto ruim ou desagradável. Eles são tão deliciosos quanto qualquer outro tipo da bebida.
Quem não quer emagrecer consumindo coisas deliciosas? Por isso, o Área de Mulher selecionou sete opções de chás para te ajudar nessa luta.
Confira 7 chás para emagrecer que você precisa conhecer
1 – Chá Mate
O chá-mate é feito de erva-mate tostada. Ele está entre os chás para emagrecer por sua alta concentração de cafeína e de teobromina.
Consequentemente, ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Isso aumenta a queima de gordura. Além disso, a cafeína estimula a lipólise, que consiste em utilizar as células de gordura estocadas em nosso corpo para gerar combustível para queimar.
Isso, sem contar, sua ação diurética, excelente para diabéticos. Ela também contribui para a saúde do coração e do cérebro, com ação antioxidante e que melhora a digestão. A quantidade recomendada do produto é de cerca de um litro por dia no qual é utilizado 20 gramas das folhas de erva-mate ou entre 15 e 20 saquinhos de chá.
É interessante dividir a bebida em porções de 330 ml e tomá-las durante ou antes das principais refeições. O chá-mate é preparado deixando as folhas em infusão com a água quente a cerca de 80 graus. Assim que a chaleira começar a chiar, deixe as folhas em infusão por cinco minutos. Saiba mais sobre chá-mate aqui.
2 – Chá Verde
O chá verde possui forte ação termogênica e, por isso, é outros os ótimos chás para emagrecer. Aliás, ele age na composição de gorduras no corpo.
Estudos apontam que a epigalocatequina galato, presente no chá verde, estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras e até incentivam a quebra delas.
O chá verde também proporciona saciedade. O consumo do chá nas quantidades recomendadas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo. A orientação é não ultrapassar os 600 ml de chá verde por dia. O chá verde pode ser encontrado em pó, saquinhos e até mesmo cápsulas. Apesar disso, a preparação com as folhas da erva é a melhor opção.
Ao fazer a infusão é muito importante não deixar a água ferver. Coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Então, acrescente duas colheres de sopa das folhas da erva na água, desligue o fogo e deixe por cinco a dez minutos, abafando. Suas propriedades permanecem intactas por apenas 24 horas.
3 – Chá Preto
O chá preto é feito a partir da planta Camellia sinesis. Essa planta e sua preparação contam com nutrientes. Além disso possui um alto nível de cafeína. Ele também possui maior ação termogênica. A bebida ajuda na perda de peso por conter cafeína e polifenóis. O consumo de chá preto deve ser associado à uma alimentação equilibrada e recomenda-se o ingerir até três xícaras com cerca de 300 ml cada uma.
Para cada um litro de água são necessárias duas colheres de sopa da erva. Coloque a água para esquentar e assim que começar a ferver apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por dois ou três minutos. Depois, coe e tome. O chá pode ser consumido quente ou frio, nos intervalos das refeições. Quem tem insônia deve tomar a última xícara até às 17:00. Saiba mais sobre chá preto aqui.
4 – Chá Branco
O chá branco possui menor quantidade de cafeína. Ao invés disso, ele conta com alta concentração de antioxidantes. Por isso, o chá branco ajuda a prevenir o câncer, protege o cérebro e a visão.
A quantidade recomendada da bebida pode variar entre duas e três xícaras de chá por dia. Para preparar uma porção utilize cerca de três gramas da folha seca para 300 ml de água. Para preparar uma porção de chá branco utilize três gramas da folha seca para 300 ml de água. Aqueça a água até um pouco antes da fervura, cerca de 80º, depois desligue o fogo e coloque a planta dentro.
Por fim, descanse por cinco minutos, coe e consuma.
5 – Chá de Hibisco
O chá de hibisco é preparado com a flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Esta bebida evita o acúmulo de gordura. O chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo. Ou seja, menos gordura acumulada na região do abdômen e nos quadris.
Além disso, o chá de hibisco possui ação diurética, controla o colesterol, a pressão arterial e é aliado do cérebro. A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá.
Primeiramente, separe 200 ml de água, deixe ferver e após isso adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida. Saiba mais sobre chá hibisco aqui.
6 – Chá de Canela
A canela é um alimento termogênico e o seu chá também é. Assim, esta bebida é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crônica.
Para preparar o chá de canela ferva. Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Os chás de canela costumam ser preparados com a canela em pau.
7 – Chá de Gengibre
O chá de gengibre contam com substâncias termogênicas que tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e elevando a queima de gordura. Por causa disso, está entre um dos melhores chás para emagrecer.
O chá de gengibre ainda ajuda no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Ele também hidrata o corpo e ajuda a eliminar toxinas, o que irá contribuir ainda mais para o emagrecimento.
O preparo do chá de gengibre consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos. Além disso, após esse período, acrescente água e leve o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dieta do chá de hibisco emagrece 4 quilos em 15 dias
Fonte: Minha Vida
Imagens: Guia Saúde em Dia Mundo Boa Forma 4 Well Quero Viver Bem Tua Saúde UOL Lar Natural VIX