Saúde

Como tirar a cutícula – Passo a passo para fazer em casa + Dicas

Para tirar a cutícula é preciso esterilizar os instrumentos, aplicar creme para amolecer a área e usar espátula de unha para fazer a remoção.

Afinal, todo mundo gosta de estar sempre com unhas bonitas, sejam esmaltadas ou não, olhar para os dedos e ver que estão cortadinhas e limpinhas é uma boa sensação de pureza. Uma parte desse processo consiste em tirar a cutícula, e é preciso seguir um um passo a passo correto para não ter problemas nas unhas depois.

A cutícula é uma estrutura de pele que envolve a unha em sua parte inferior, e ela tem uma importante função: proteger a unha da entrada e bactérias e fungos, a fim de evitar inflamações e infecções.

Contudo, remover completamente as cutículas pode ser prejudicial, justamente porque você vai deixar suas unhas desprotegidas. Veja abaixo um passo a passo com dicas de como remover esse excesso de pele em casa sem prejudicar suas unhas.

Instrumentos utilizados

tirando cutícula
Booksy

Para realizar o processo de remover cutículas é necessário separar alguns itens para que não falte nada na hora. Sendo assim, alguns dos instrumentos são essenciais para fazer tal ato, pois a cutícula é a protetora das unhas e não pode ser removida de qualquer maneira. Portanto, você vai precisar de:

  • Álcool 70;
  • Creme hidratante ou próprio para cutículas;
  • Espátula específica para cutículas;
  • Palito de unha;
  • Algodão;
  • Alicate de unha;
  • Acetona;
  • Esmalte incolor.

Passo a passo para tirar a cutícula em casa

1. Esterilize os instrumentos

alicate de unha
Nails Design

As cutículas são peles protetoras das unhas, portanto, para retirá-las é preciso de muito cuidado e atenção. Dito isso, é necessário esterilizar os instrumentos que vão ser utilizados no processo, pois isso evita que infecções, machucados e outros problemas de pele surjam após a retirada das cutículas.

Para esterilizar é muito simples, basta lavar o alicate, a espátula e o palito de unha com água corrente e, após isso, aplicar álcool 70 e deixar secar. Repita o processo sempre antes de iniciar a remoção da membrana.

2. Limpe as unhas

limpando a unha
Casa das Unhas

Primeiramente, lave bem as mãos e, após isso, com algodão passe acetona ou removedor de esmalte nas unhas para que os resíduos do último esmalte ou impurezas sejam eliminados totalmente.

3. Hidrate as cutículas

passando creme na cutícula
Limpeza Rápida Abc

Com um creme para as mãos ou próprio para cutículas, hidrate a região por cerca de cinco minutos, no mínimo. As cutículas fazem parte do seu corpo e são feitas de pele, sendo assim, precisam de hidratação da mesma forma como acontece com o resto do corpo. Além disso, o creme terá ação de amolecimento da cutícula, o que facilitará o processo para retirá-la.

4. Empurre com uma espátula

espátula de unha
Uol

Com a espátula esterilizada, empurre de forma suave a cutícula para dentro. Dessa forma, sua cutícula se desprenderá sozinha da unha.

5. Tire as cutículas com alicate

alicate de unha
Fortissima

Agora finalmente chegou a hora de tirar a cutícula, de fato, da unha. Antes de mais nada, você irá remover a cutícula que já foi desprendida enquanto você empurrava com a espátula. O ideal é que você retire apenas o que foi solto durante o processo anterior, pois a cutícula é uma parte importante da unha, pois ela a protege.

O alicate deve estar inclinado para realizar os movimentos e você não se enganar e retirar um pedaço de bife, pois com toda certeza você não quer sentir essa dor. Inicie pelas laterais em direção ao centro, de forma cuidadosa para não machucar a sua pele.

6. Limpe o excesso com um palito

palito e algodão
Two Bee

Ao terminar o processo de retirar a cutícula desprendida com alicate, chegou a hora de limpar as unhas — sim, de novo! Acontece que não se deve deixar excesso de creme, mesmo após retirar as cutículas.

Sendo assim, envolva algodão em um palito de unha e aplique acetona ou removedor de esmaltes e passe por toda a unha, com a finalidade de retirar qualquer resíduo de cutícula ou creme que tenha ficado. Esse ato não só limpa sua unha, como a deixa perfeita para receber esmaltes.

7. Aplique esmalte base incolor

passando base na unha
Beleza e Saúde

Mesmo que você não tenha a intenção de pintar as unhas com esmaltes coloridos, é muito importante que você passe esmalte base incolor, pois ele ajuda a proteger a unha e a deixa ainda mais bonita. O movimento deve começar de baixo para cima, da cutícula até a ponta da unha, para um melhor resultado.

Dicas na hora de tirar a cutícula

Segure firme o alicate

Apesar de você precisar fazer movimentos suaves, a sua mão deve estar segurando o alicate bem firme para evitar que ele escorregue das mãos e cause qualquer acidente. Contudo, lembre-se de não utilizar força para retirar as cutículas.

Retire apenas o excesso de cutícula

Sempre bom lembrar que a cutícula faz parte do seu corpo e ela existe com um propósito: proteger a sua unha de fungos e infecções. Dessa forma, você deve retirar apenas o excesso, evitando assim então que suas unhas fiquem totalmente desprotegidas de males.

unhas perfeitas
Clínica Weiss

Evite tirar cutículas com frequência

Em geral, sempre que as pessoas vão fazer unhas elas tiram as cutículas, o que dependendo da frequência pode não ser correto. O ideal é que as cutículas sejam removidas em um intervalo de, no mínimo, 15 dias. Além disso, esteja sempre hidratando-as, deixando elas ainda mais saudáveis.

Treine bastante

Você pode não ser  a melhor pessoa do mundo para tirar cutícula, mas você pode se tornar boa nisso. Desse modo, quanto mais você realiza o processo em casa, mais você vai tendo firmeza para segurar o alicate e confiança para limpar as unhas.

Tirar cutícula faz mal?

tirar cutícula faz mal
Dicas Online

Muitos mitos cercam os cuidados com as unhas, contudo, é sempre bom procurar um especialista para tirar as dúvidas. De fato, tirar cutícula pode sim fazer mal para a saúde das unhas e dos dedos. Segundo dermatologistas, o ato de retirar completamente as cutículas pode facilitar o surgimento de unhas encravadas, infecções, fungos, bactérias e machucados.

As cutículas, apesar de serem feitas de pele considerada morta, elas possuem um papel importante na saúde das unhas: elas protegem as unhas das impurezas, evitando a inflamação no local. A remoção completa das cutículas pode desencadear problemas, portanto, é preciso evitar ao máximo a retirada delas, mesmo que seja por estética.

Uma solução para isso é sempre estar hidratando a região e apenas empurrar as cutículas com a espátula, sem removê-las por completo. Dessa forma você garante unhas mais bonitas, hidratadas, saudáveis e longe de infecções.

Agora que você já sabe como remover as cutículas das unhas em casa, venha aprender também: Skincare barato – 10 ótimos produtos para uma pele mais saudável.

Fontes: Pure People, Tudo Sobre Make, Tudo Sobre Make.

Imagens: Maxifarma, Booksy, Nails Design, Limpeza Rápida Abc, Uol, Fortíssima, Two Bee, Beleza e Saúde, Blog Casa das Unhas, Dicas Online.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você