Saúde

Dermatite – O que é, sintomas, tipos da doença e como tratar

A dermatite é uma doença crônica que possui vários tipos de reações. As reações alérgicas são umas das possíveis manifestações do eczema.

Atualizado em 24/06/2020

A dermatite (DA) é uma doença causada por uma inflamação na pele. Infelizmente, a lesão é crônica e pode causar coceiras, vermelhidão, às vezes pode apresentar bolhas ou até descamação.

Estes sintomas podem aparecer em todos os locais do corpo, portanto, é bom ficar atento. Tudo isso ocorre porque há um desequilíbrio no sistema imunológico do paciente. Não existe uma idade exata para o surgimento e, além disso, ela pode ser consequência de uma reação alérgica, ou até mesmo de uma má circulação.

O que é a dermatite?

Dermatite - o que é, sintomas, tipos doença e como tratar
Guia da Farmácia

A dermatite, ou eczema, é uma lesão crônica na pele. Além disso, é comum que a irritação da pele apareça, por exemplo, em bebês por causa do contato com a fralda.

Essa doença não é contagiosa. Sobretudo, a sua aparência pode gerar algum repúdio em outras pessoas, ou  no próprio paciente, mas não há riscos de contaminação. Este tipo de repulsa é uma simples questão de desinformação.

Outras características comuns para a dermatite é a descamação da pele, e a exsudação ou fluído que surge na ferida. Em alguns casos, devido ao atrito gerado pela coceira, pode haver inchaço. Por incrível que pareça, a doença tem mais incidência nas crianças do que nos adultos.

Tipos de dermatite

Dermatite - o que é, sintomas, tipos doença e como tratar
Guia da Farmácia

A princípio, a doença apresenta variações, dependendo dos seus estágio de inflamação. Os tipos de dermatite são:

Dermatite de contato

Dermatite - o que é, sintomas, tipos doença e como tratar
Secad

A eczema de contato, como podemos dizer, surge quando entramos em contato com algum tipo de reagente que pode causar alguma irritação alérgica. As substâncias da superfície que entram em contato com a pele causam todos os sintomas padrões, já ditos acima. Os dois tipos são:

Irritativo

É causada pelo contato com algum ácido, como, por exemplo sabonetes, detergentes ou alguma substância que se encaixe nessas características alcalinas. Esse tipo pode apresentar sintomas instantâneos, mas também podem levar um certo tempo para aparecer.

Alérgica

Dermatite - o que é, sintomas, tipos doença e como tratar
Motta Dermatologia

O tipo alérgico está mais relacionada em como o organismo do paciente reage ao contato diário com alguns tipo de produto. E, ao contrário da irritativa, pode aparecer em outros locais da pele onde ocorreu contato.

Uma curiosidade em relação a esse subitem é que, às vezes, a reação só vira com a exposição aos raios solares. Algumas substâncias se manifestam após essas condições.

Dermatite atópica

Dermatite - o que é, sintomas, tipos doença e como tratar
Panorama Farmacêutico

A dermatite atópica tem como característica de diferenciação a cor acinzentada. A coceira advém de bactérias que se instalam na pele e isso pode provocar até a descamação. O lugares mais comuns de se aparecer é nas dobras dos joelhos, cotovelos e no rosto, principalmente de crianças.

Uma informação importante em relação a esse eczema é que, apesar de não saberem bem a origem, ela pode estar associada à hereditariedade. Ou seja, a genética é fator crucial na aparecimento da doença.

Dermatite seborreica

Dermatite - o que é, sintomas, tipos doença e como tratar
Iara Prata

O coro cabeludo é a principal região a ser afetada pela seborreia. A irritação está associada à oleosidade, portanto, apesar da predominância no couro cabeludo, ela pode aparecer nos cantos do nariz, ou nas pálpebras.

A descamação também faz parte dessa dermatite. Nos homens, ela pode até dar sinais de aparecimento na barba. Os fatores que a potencializam são: estresse, ansiedade, nervosismo.

Dermatite ocre

Dermatite - o que é, sintomas, tipos doença e como tratar
Nicolle de Luca

Quando as válvulas das veias não funcionam como deveriam, a dermatite crônica costuma dar sinais. O primeiro sintoma é roxeamento na região e é muito comum em pessoas com varizes. Por fim, este problema é chamado de insuficiência venosa.

Dermatite herpetiforme

A princípio, o glúten é o principal inimigo do eczema hipertiforme. A reação alérgica surge por intolerância, porque é um caso autoimune. Ou seja, o corpo entende que, com a ameaça, ele deve atacar antes de ser atacado. Esse só é um dos 80 tipos das doenças existentes com esse princípio.

Dermatite esfoliativa

A princípio, essa é uma das mais graves dermatites, por alcançar uma ampla parte do corpo. Portanto, a escamação e a vermelhidão predominam em partes como os braços, as pernas, o peito, entre outros lugares. Contudo, não a subestime, sua reação é forte e pode precisar de internação.

Tratamentos

Dermatite - o que é, sintomas, tipos doença e como tratar
Veja

Infelizmente, os tratamentos oferecidos são somente para aliviar os sintomas e trazer um pouco mais de qualidade de vida para o paciente. A princípio, o primeiro passo mesmo é procura um médico, porque essa doença requer acompanhamento.

É bom, por exemplo, junto a um profissional, procurar mapear, sobretudo, as coisas que causam reações alérgicas. Após identificadas ,será mais fácil evitar um crise. Quando controladas, é possível, portanto, pesquisar e experimentar produtos que irão prevenir o aparecimento.

Em casos específicos, como a dermatite ocre, o jeito mesmo é o usar das meias de compressão. A pressão formada nas pernas auxiliam as veias a levarem o sangue de volta ao coração. Esse movimento alivia, sobretudo, os sintomas da dermatite.

Por fim, para mais informações, leia O que realmente significa aquela coceira na palma da mão?

Fontes: Secad, Drauzio Varella, Cruz Azul, Tua Saúde, Encontre na SBD, Manual MSD, Vuelo Pharma, Guia da Farmácia,

Fontes de imagens: Guia da Farmácia, Guia da Farmácia 2, Secad, Panorama Farmacêutico, Nicolle de Luca, Drauzio Varella, Manual MSD, Veja, Air CareMota Dermatologia