Para quem está querendo perder uns quilos rapidamente, uma boa opção pode ser aderir a dieta do chá de hibisco. Mas não se iluda, não basta tomar o chá diariamente para emagrecer. A dieta do chá de hibisco consiste em um plano alimentar próprio para emagrecimento, juntamente com o consumo regular do chá de hibisco.
Sendo assim, a bebida, além de ajudar no processo de emagrecimento, também proporciona vários outros benefícios. Primeiramente, o chá de hibisco tem o poder de estimular a queima de gordura, melhorar a digestão, regularizar o intestino e ainda atua no combate a retenção de líquidos.
Além disso, o chá de hibisco também ajuda a regular o apetite, uma vez que tem certa influência sobre alguns hormônios ligados a esse processo, como é o caso da grelina e a leptina. a seguir vamos entender melhor como funciona a dieta do chá de hibisco que promete eliminar até 4 kg em apenas 15 dias.
Como funciona a dieta do chá de hibisco?
Como dito acima, a dieta do chá de hibisco consiste basicamente em um plano alimentar para emagrecimento que conta com o consumo do chá ao longo do dia.
Isso é benéfico ao processo de emagrecimento porque o chá de hibisco é capaz de inibir uma enzima chamada amilase, que é responsável por transformar o amido em açúcar. Desse modo, a bebida é tida como um grande auxilio da perda de peso. Acredita-se, inclusive, que a ingestão da bebida após as principais refeições ajuda a reduzir a absorção de carboidratos.
E não para por aí, uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology, da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, mostrou que a bebida também reduz o processo de maturação das células que armazenam gordura no organismo. Então, com a redução do processo, consequentemente há uma redução das chances de acumular gordura especificamente no abdômen e também nos quadris.
Por fim, o chá de hibisco também é um forte combatente da retenção de líquidos, já que ele ajuda a eliminar o excesso de água do organismo, reduzindo o inchaço corporal. No entanto, é importante ressaltar que, apesar dos seus benefícios, apenas o consumo do chá não é capaz de oferecer resultados, o ideal é associar a bebida com uma dieta equilibrada.
Como fazer o chá de hibisco?
O chá de hibisco é bem simples de se preparar e ainda mais fácil de se consumir, já que está longe de ser amargo, e é até levemente adocicado. Por isso, ele vai bem quente ou gelado.
Na hora de preparar a bebida, é importante manter as propriedades da flor. Sendo assim, o ideal é colocar 300 ml de água para ferver, e então, quando começar a borbulhar, você pode apagar o fogo e acrescentar duas colheres de flores de hibisco seca ou então dois sachês de chá. Desse modo, tampe o recipiente e deixe a bebida descansar por cerca de 10 minutos. Por fim, é só coar e beber como preferir.
Você pode consumi-lo em seguida ou guardá-lo na geladeira. Nesse último caso, a recomendação é evitar voltar a aquecê-lo para que a bebida não perca suas funções terapêuticas.
Quais são as regras básicas dessa dieta?
Agora que já vimos como é fácil preparar o chá, vamos conhecer as regras básicas para que a dieta do chá de hibisco tenha sucesso. Segundo os seus adeptos, você será capaz perder 4 kg em até 15 dias.
- Primeiramente, é preciso fazer 6 refeições por dia, evitando ao máximo ficar mais de 3 horas sem comer.
- Mastigar muito bem os alimentos. Isso ajuda a melhorar a digestão, a absorção dos nutrientes consumidos e a despertar a sensação de saciedade.
- Tenha uma alimentação que contemple uma boa variedade de frutas, legumes e verduras. Isso ajuda a aumentar o consumo de vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do organismo.
- Além das 5 xícaras do chá de hibisco que precisam ser consumidos diariamente, é preciso beber, no mínimo, 3 litros de água ao longo do dia, de preferência entre os intervalos das refeições.
- Por último, mas não menos importante: não beba líquido durante as refeições.
Sugestão de cardápio para a dieta do chá de hibisco
A seguir, trazemos uma dieta equilibrada, com alimentos funcionais, que ajudam a acelerar o metabolismo e a perder gordura. No entanto, não é indicado seguir essa dieta por mais de 15 dias. E, lembre-se também: a dieta do chá de hibisco, assim como qualquer outra, tem efeitos melhores quando casada com a prática diária de exercícios físicos.
Café da manhã
- Dia 1: 1 colher de sopa de granola com 1 xícara de leite de soja + 1 xícara de morangos.
- Dia 2: 1 copo de 200 ml de leite de soja light com café, 2 torradas ou 1 fatia de pão integral com margarina light, 1 fatia de peito de peru ou 2 colheres de chá de geleia diet
- Dia 3: 1 iogurte desnatado com kiwi + 1 colher de sopa de cereais
Lanche da manhã
- Dia 1: 1 fruta média, 2 castanhas-do-pará e 1 xícara de chá de hibisco
- Dia 2: 1 xícara de chá de hibisco sem açúcar
- Dia 3: 1 fatia média de melão, melancia ou abacaxi, 3 amêndoas e 1 xícara de chá de hibisco
Almoço
- Dia 1: 1 ovo mexido + ½ xícara de arroz integral + salada de rúcula, milho, cenoura e tomate temperada com azeite e vinagre + 1 fatia de melancia de sobremesa
- Dia 2: salada de folhas verde-escuras, 1 filé médio de frango grelhado, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha média de feijão ou lentilha e 1 taça de gelatina.
- Dia 3: 1 bife de peru grelhado + ½ xícara de macarrão integral + salada de alface, pimentão vermelho e pepino temperada com orégano e suco de limão + 1 pêssego de sobremesa
Lanche da tarde
- Dia 1: 2 torradas com 20 g queijo branco + 1 copo de suco de laranja natural
- Dia 2: 1 iogurte desnatado com salada de frutas
- Dia 3: 1 barrinha de cereais light e 1 xícara de chá de hibisco
Chá da noite
- Dia 1: 1 xícara de chá de hibisco sem açúcar
- Dia 2: 1 xícara de chá de hibisco sem açúcar
- Dia 3: 1 xícara de chá de hibisco sem açúcar
Jantar
- Dia 1: sopa funcional com abóbora japonesa com casca, cebolinha, pimentão verde, tomate, aipo, cebola, cenoura, nabo, vagem, sálvia, pimenta-caiena, curry e salsa e 1 maçã ou banana assada com canela
- Dia 2: 1 salmão grelhado com batata + brócolis cozidos temperados com azeite e suco de limão + 1 maçã de sobremesa
- Dia 3: 1 filé de robalo grelhado com batata + 1 xícara de couve-flor cozida temperada com azeite e vinagre + 1 manga pequena de sobremesa
Receitas com hibisco para ajudar a emagrecer
Além do chá de hibisco em si, há também outras opções de receitas com o ingrediente que podem ajudar no processo de emagrecimento. Confira a seguir algumas das mais usadas para esse propósito:
1. Refrigerante de hibisco
Ingredientes
- 1 xícara de chá de hibisco;
- Água com gás.
Modo de preparo
Prepare o chá como de costume e depois que esfriar coloque na geladeira. Na hora de tomar o “refrigerante” saudável de hibisco, basta encher 1/3 de um copo e completar o restante com a água com gás e tomar. Cada porção dessa conta com apenas 14 calorias e é uma ótima opção para tomar depois das refeições.
2. Suco com hibisco
Ingredientes
- 500 ml de chá de hibisco frio;
- 500 ml de suco de uva tinto sem açúcar;
- 2 limões;
- 3 ramos de hortelã.
Modo de preparo
Primeiramente, prepare o chá de hibisco como ensinamos acima e reserve 500 ml para a receita. Então, depois de frio, coloque o chá em uma jarra, adicione o suco de uva, os ramos de hortelã e o limão em rodelas. Deixe descansar na geladeira até ficar bem geladinho e pode servir. A cada 200 ml desse suco são 105 calorias, e ele pode ser ingerido no lanche da tarde.
3. Picolé de melancia com hibisco
Ingredientes
- 2 fatias grandes de melancia com sementes
- 1 xícara de chá hibisco com gengibre
- 1 colher de folhas de hortelã em pedaços.
Modo de preparo
Essa receita é muito simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar nas forminhas de picolé. Aliás, se quiser, você pode adicionar pedaços de frutas nas forminhas para deixar o picolé mais gostoso e nutritivo. Enfim, cada picolé tem apenas 37 calorias e pode ser uma opção de sobremesa na dieta do chá de hibisco.
4. Gelatina de hibisco
Ingredientes
- Chá de hibisco;
- Gelatina sem sabor;
- 3 colheres de açúcar ou adoçante stévia.
Modo de preparo
Primeiramente, dissolva a gelatina seguindo as instruções da embalagem, mas ao invés de água você vai usar o chá de hibisco. Adoce com o adoçante de sua preferência e leve para a geladeira até ficar na consistência de gelatina. Aliás, essa receita é outra opção para ser consumida como sobremesa, já que uma taça de gelatina tem apenas 32 calorias.
Aproveite para aprender também como fazer bala de hibisco.
Cuidados que devem ser tomados ao fazer a dieta do chá de hibisco
Antes de começar a dieta do chá de hibisco ou o consumo de qualquer outro tipo de chá, é importante consultar o seu médico sobre possíveis efeitos colaterais e contraindicações da bebida.
No caso do chá de hibisco, apesar de ser um chá medicinal e natural, ele não deve ser consumido por mulheres gestantes ou que estão amamentando, bem como por pessoas com pressão baixa e pacientes que usam medicamentos para hipertensão. Além disso, pessoas com diabetes e que fazem tratamento para controlar a glicemia também devem evitar a bebida.
Quanto aos efeitos colaterais, quando ingerido em excesso, o chá de hibisco pode resultar em desidratação, com perda de eletrólitos, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, o chá também pode prejudicar a ação de medicamentos antivirais e anti-inflamatórios. Então, casa você esteja usando algum medicamento, fale com o seu médico e pergunte se a bebida pode ou não interferir no seu tratamento.
Por fim, além de consultar o seu médico, também pode ser interessante fazer um acompanhamento nutricional, que irá determinar se esse é o método de emagrecimento ideal para você.
LEIA MAIS:
Dieta Sirtfood, o que é? Como funciona, quais alimentos comer + cardápio
Dieta paleo- Como funciona, prós e contras, restrições e cardápio
Suco para emagrecer – Benefícios e receitas caseiras para a dieta
Sopas emagrecedoras – 4 receitas pouco calóricas para turbinar a dieta
Dieta para emagrecer rápido: dieta para secar em poucas semanas
Bibliografia:
- CHANG, Hong-Chou; et al. Hibiscus sabdariffa extract inhibits obesity and fat accumulation, and improves liver steatosis in humans. Food Funct. 5. 4; 734-739, 2014
- IZQUIERDO-VEGA, Jeannett A.; et al. Organic Acids from Roselle ( Hibiscus sabdariffa L.)-A Brief Review of Its Pharmacological Effects. Biomedicines. 8. 100; 1-16, 2020
- Jeffery T.D. Richardson M. L. A review of the effectiveness of hibiscus for treatment of metabolic syndrome. J Ethnopharmacol. 270. 113762; 2021
- M Haji Faraji a, A.H Haji Tarkhani b. The effect of sour tea (Hibiscus sabdariffa) on essential hypertension. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378874198001573
- SINGH Pragya et al. Nutritional and Health Importance of Hibiscus Sabdariffa: A Review and Indication for Research Needs. Journal of Nutritional Health & Food Engineering. 6. 5; 1-4, 2017
- EXAMINE.COM. Hibiscus sabdariffa. Disponível em: <https://examine.com/supplements/hibiscus-sabdariffa/research/#cardiovascular-health>. Acesso em 11 fev 2021
Fontes: Tua Saúde Mundo Boa Forma iBahia
Concordo!