Maternidade

67 chás proibidos na gravidez

Apesar de ser natural, existem alguns chás proibidos na gravidez. Pois, podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde do bebê.

Os chás são bebidas feitas a partir de plantas medicinais, que possuem propriedades benéficas à saúde do corpo. Mas, mesmo se tratando de uma bebida natural, o chá possui substâncias ativas que podem afetar o funcionamento do organismo. Por isso, existem chás proibidos na gravidez. Pois, podem provocar complicações na gestação.

Por exemplo, aborto, malformação do feto ou sangramentos. No entanto, poucos estudos foram realizados sobre o uso de plantas durante a gravidez. Portanto, não há como afirmar quais plantas são completamente seguras e quais são abortivas.

Por outro lado, estudos realizados em animais ajudaram a entender melhor quais tipos de plantas são mais nocivas para uma mulher grávida. Por isso, o consumo de chás durante a gravidez deve ser feito com a orientação do médico obstetra que acompanha a gestação.

Dessa forma, ele poderá indicar a dosagem e a forma correta de consumir o chá. Para manter a saúde da gestante, além de evitar problemas no desenvolvimento do bebê. Inclusive, o médico pode indicar outras formas naturais para tratar sintomas comuns da gravidez. Como enjoos, ansiedade, prisão de ventre, entre outros.

Todos os chás são proibidos na gravidez?

Primeiramente, você precisa entender que nem todos os chás são proibidos na gravidez. Inclusive, há alguns com propriedades benéficas para mulheres grávidas. Mas, antes de consumir qualquer um deles, é preciso saber quais podem ser consumidos sem apresentar risco à gestação. E, principalmente, quais são os proibidos. Enfim, entre os proibidos estão:

  1. Chá de Buchinha do Norte
  2. Zimbro
  3. Raiz de Angélica
  4. Alecrim
  5. Sene
  6. Vidreira
  7. Agnocasto
  8. Camomila
  9. Ginseng
  10. Prímula
  11. Alcaçuz
  12. Guaco
  13. Quebra-pedra
  14. Carqueja
  15. Hera
  16. Romã
  17. Alfafa
  18. Cáscara sagrada
  19. Hibisco
  20. Ruibarbo
  21. Angélica
  22. Castanha-da-índia
  23. Hidraste
  24. Saião
  25. Arnica
  26. Catuaba
  27. Salsaparrilha
  28. Aroeira
  29. Cavalinha
  30. Inhame selvagem
  31. Salsinha
  32. Cidreira
  33. Jarrinha
  34. Artemísia
  35. Cúrcuma
  36. Jurubeba
  37. Tanaceto
  38. Ashwagandha
  39. Damiana
  40. Kava-kava
  41. Tanchagem
  42. Babosa
  43. Dedaleira
  44. Losna
  45. Trevo vermelho
  46. Erva-de-santa-maria
  47. Macela
  48. Urtiga
  49. Borragem
  50. Milefólio
  51. Uva-ursina
  52. Buchinha
  53. Espinheiro-alvar
  54. Mirra Vinca
  55. Noz moscada
  56. Zimbro
  57. Cálamo
  58. Funcho
  59. Passiflora
  60. Calêndula
  61. Ginkgo biloba
  62. Poejo

Enfim, todas essas plantas devem ser evitadas ou consumidas com moderação durante a gestação. Pois, podem causar efeitos colaterais como o aumento das contrações uterinas, intensa dor abdominal, complicações renais e até mesmo sangramentos e aborto.

Além disso, a toxidade causada por esses chás proibidos na gravidez podem causar alterações no desenvolvimento motor e cerebral do bebê. Da mesma forma, também devem ser evitadas durante a amamentação.

Chás proibidos na gravidez

63- Chá de canela

Entre os chás proibidos na gravidez, temos o chá de canela. Enfim, mesmo com suas propriedades benéficas para a saúde. Principalmente, para sintomas de gripes e resfriados. Ele não é indicado para gestantes. Pois, como a canela é termogênica, ela acelera o metabolismo e aumenta à contração nos músculos uterinos, consequentemente, seu consumo aumenta o risco de aborto.

64- Chás proibidos na gravidez: chá de hortelã

Em suma, o chá de hortelã é muito conhecido por auxiliar na digestão. O entanto, ele também faz parte dos chás proibidos na gravidez. Pois, ele reduz a produção de leite.

Dessa forma, após o parto pode acontecer da quantidade de leite ser insuficiente para alimentar o bebê. Inclusive, em alguns casos, pode acontecer de não produzir leite nenhum, prejudicando a amamentação do recém-nascido.

65- Chás proibidos na gravidez: chá de boldo

Ademais, conhecido por aliviar sintomas de problemas gástricos, o boldo está entre os chás proibidos na gravidez. Pois, a planta possui uma substância tóxica chamada Ascaridol, que é abortiva. Portanto, o chá de boldo não deve ser consumido durante a gestação.

66- Chás proibidos na gravidez: chá de arruda

Assim como o chá de boldo, o chá de arruda também possui a toxina Ascaridol, que apesar de combater parasitas no intestino, afeta o desenvolvimento do bebê. Colocando em risco a gestação.

67- Chás proibidos na gravidez: Chá de Camellia sinensis

Da mesma forma, todos os chás da planta Camellia sinensis são proibidos na gravidez. Pois, assim como a canela, também aceleram o metabolismo. Além disso, também possuem cafeína. Portanto, não devem ser consumidos durante a gestação. Enfim, entre os chás estão:

  • Chá preto
  • Verde
  • Branco
  • Mate

Chás que fazem bem para a grávida

Apesar da escassez de estudos com relação aos efeitos causados pelo consumo de algumas plantas. Existem alguns que são permitidos durante a gravidez, por possuírem efeitos calmantes ou digestivos. Principalmente, os chás mais claros, tais como:

1- Chá de erva doce

Em suma, o chá de erva doce não está entre os chás proibidos na gravidez. Pois, a erva doce possui propriedade calmante. Dessa forma, seu chá é capaz de acalmar a gestante e o bebê dentro da barriga.

Além disso, também ajuda a aliviar as náuseas, comuns nos primeiros meses de gestação, aumentar a produção de leite materno, além de manter a pressão arterial sob controle.

2- Chá de lavanda

Enfim, devido a suas propriedades calmantes, o chá de lavanda ajuda a aliviar o estresse, reduz a ansiedade, promove o relaxamento e promove a melhora do sono.

3- Gengibre

Ademais, o chá de gengibre alivia náuseas e vômitos, comuns nos primeiros meses de gestação. No entanto, o chá deve ser consumido apenas 1 xícara por dia, preferencialmente pela manhã, quando os enjoos são mais frequentes. No entanto, é importante que não consuma o chá de gengibre por mais de 4 dias seguidos.

4- Arando

Muitas grávidas sofrem com infecção urinária, causadas principalmente, pelas alterações hormonais que acontecem durante a gestação. Dessa forma, você pode consumir entre 50 a 200 ml de suco de arando, até duas vezes por dia, para auxiliar no tratamento em caso de infecção de urina.

Chás proibidos na gravidez: Alternativas Para Chás

Para não correr o risco de tomar chás proibidos na gravidez, a mulher grávida pode usar alternativas que também sejam naturais, mas, que não prejudiquem a gestação. Como o café, por exemplo.

Apesar de ser recomendado evitar cafeína durante a gestação, o café e até achocolatados podem servir como uma alternativa para substituir o chá. Desde que o consumo seja moderado. Enfim, o importante é saber dosar, pois o corpo durante a gestação fica mais sensível. Dessa forma, qualquer excesso pode afetar diretamente o bebê.

No entanto, o mais adequado é que a grávida procure a orientação do seu médico obstetra antes de consumir qualquer um dos chás. Dessa forma, não vai colocar em risco o desenvolvimento e a saúde do bebê ou da própria grávida.

Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Esses 16 alimentos são proibidos para as mulheres grávidas.

Referências bibliográficas:

  • TELESSAÚDE SANTA CATARINA. Plantas Medicinais na Gestação. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/170067/Slides%20-%20Plantas%20Medicinais%20na%20gesta%C3%A7%C3%A3o.pdf?sequence=2&isAllowed=y>. Acesso em 04 Abr 2019
  • GORRIL, Letícia Englerth et al.. Risco das plantas medicinais na gestação uma revisão dos dados de acesso livre em língua portuguesa. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR. vol.20. 67-72, 2016
  • MILLS, Edward et al.. Herbal Medicines in Pregnancy & Lactation: An Evidence-Based Approach. United Kingdom: Taylor & Francis, 2006.
  • MILLS, Edward et al.. Herbal Medicines in Pregnancy & Lactation: An Evidence-Based Approach. United Kingdom: Taylor & Francis, 2006.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você