Saúde

Filtro solar – Como usar, tipos, benefícios, mitos e verdades

O filtro solar deve ser usado todos os dias e, além disso, deve ser aplicado em todos os lugares do corpo que terão contato direto com o sol.

O carnaval está chegando e com ele, muita folia e calor! Mesmo que às vezes aconteça de chover, o mormaço e a temperatura atmosférica podem sim, causar danos à pele. Por isso, o uso do filtro solar durante esses dias – e todos os outros também – é fundamental. Independentemente do seu tom de pele.

Sendo assim, vamos evitar terminar o carnaval vermelha, descascando e, principalmente, se prevenindo de algo pior no futuro: o câncer de pele. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) esse é o tipo de tumor mais comum, não só no Brasil, mas no mundo todo.

Existem dois tipos de câncer de pele, o “melanoma” e “não melanoma”. O melanoma é o mais grave, devido à sua alta possibilidade de disseminação do câncer para outros órgãos, esse fenômeno é chamado de metástase. Já o “não melanoma” são mais superficiais e têm maior possibilidade de cura, quando diagnosticado precocemente.

Quando usar o filtro solar

O mais recomendado é que se faça a utilização do filtro solar durante todo o dia. Mesmo que esteja nublado ou chovendo, o sol ainda está lá, e os raios ultravioleta atravessam as nuvens e ainda assim são nocivos à pele. E ainda que você não se exponha ao sol com frequência ou que trabalhe em escritório ou em casa, é necessário aplicar o protetor. Isso porque até mesmo a luz artificial pode causar também é prejudicial.

Onde passar o filtro solar

E mais ainda, não é só no rosto que ele deve ser usado. Mas sim, em todas as áreas do corpo que são expostas ao sol. Assim como, os braços, mãos, pernas e colo.

Diversos tipos

E para quem não gosta de passar, ou simplesmente se esquece, existem diversos tipos para todos os tipos de pele. Os protetores podem ser encontrados na tradicional forma de creme, mas para quem prioriza praticidade tem também em spray e para o rosto, até mesmo em pó. E se você acha a loção muito pegajosa, também tem a opção de mousse ou gel. Então é só experimentar e escolher qual dos tipos sua pele se adapta melhor.

Quanto aos diferentes Fatores de Proteção Solar (FPS) dos filtros solares, ele apenas mostra ao consumidor o nível de proteção contra raios solares. Mas segundo os dermatologistas, partir do FPS 50, já não há nenhuma diferença na eficácia do produto. O mais importante é reaplicar o produto.

Saiba quando usar o filtro solar - mitos e verdades
Fonte: Claudia
Saiba quando usar o filtro solar - mitos e verdades
Fonte: Claudia

Reaplicação do filtro solar

É importante destacar, também, que não adianta passar o filtro solar apenas uma vez. Os dermatológicas advertem que ele deve ser reaplicado com frequência ao longo do dia. Se estiver na piscina ou mar, fazendo exercícios, ou em situações muito expostas ao sol, é preciso retocar de duas em duas horas. Agora, caso não esteja em nenhuma dessas circunstâncias, repassar o protetor de quatro em quatro horas já é suficiente.

Saiba quando usar o filtro solar - mitos e verdades
Fonte: Transformese

O uso do protetor solar é algo que se intensificou nas últimas décadas. Porém ainda existem alguns mitos que rodam pela boca do povo e que precisam ser esclarecidos. Por isso, nós do Área de Mulher, trouxemos uma lista com sete mitos e verdade sobre o filtro solar e explanar de uma vez por todas as dúvidas sobre esse assunto.

1- Só passar filtro solar quando tiver sol – MITO

Saiba quando usar o filtro solar - mitos e verdades
Fonte: M de Mulher

Como já dito anteriormente, o filtro solar deve ser utilizado – sempre -, independentemente da temperatura que estiver fazendo lá fora ou do clima. Mesmo que você não esteja vendo ou sentido, o sol ainda está lá, igualmente, agressivo. Vale lembrar também que durante o inverno, o clima fica mais seco, por isso, recomenda-se também o uso de hidratantes, para manter a saúde cutânea.

2- Pode aplicar pouco – MITO

É necessário tomar muito cuidado quando aplicar. Porque mesmo que você esteja utilizando um FPS de 30, pode acabar obtendo eficácia de 10 ou 15… Isso, caso acabe aplicando pouco demais. O recomendado pelos especialistas é de dois miligramas – por centímetro quadrado de pele.

Para ter maior proteção garantida, procure por produtos que têm filtro químico e físico associados. Pois o filtro físico produz uma ‘sombra’ local e normalmente têm maior duração na pele. Da mesma forma, os filtros com cor.

3- Não precisa reaplicar – MITO

Saiba quando usar o filtro solar - mitos e verdades
Fonte: UOL

Reaplicar o filtro solar é essencial para garantir o bom efeito do produto. A oleosidade da pele, contato com a água, suor… tudo isso acaba removendo o protetor da pele.

4- É preciso passar também na sobrancelha – VERDADE

É necessário sim aplicar filtro solar, até mesmo, na sobrancelha! E não apenas nela, mas em todos os pequenos detalhes do corpo, como as orelhas e as mãos. De acordo com os especialistas, essas são uma das áreas mais comuns a serem atingidas pelo câncer de pele, exatamente pelo descuido.

5- É importante ler o rótulo – VERDADE

Saiba quando usar o filtro solar - mitos e verdades
Fonte: Folha Vitória

Apesar de não ser um hábito muito comum, na hora de escolher o seu filtro solar, é importante se atentar aos componentes do produto. Isso porque existem ativos poderosos que protegem contra os raios UVA1. Esse tipo de UVA é responsável pelo envelhecimento da pele e mutações no DNA que podem levar ao câncer. Se preferir um filtro em creme, o óxido de zinco é a melhor opção. Mas o dióxido de titânio também dá boa cobertura. Porém, o óxido de zinco ajuda a absorver a oleosidade da pele, o que ajuda a manter a proteção, por isso é melhor recomendado para quem tem a pele oleosa e acneica.

6- O protetor solar evita espinhas – VERDADE

Saiba quando usar o filtro solar - mitos e verdades
Fonte: Cordvida

Escolhido e usado de forma correta, o protetor solar pode se tornar um grande aliado no tratamento da acne! Com linhas especializadas na prevenção de espinhas, ele pode evitar também o surgimento de manchas e marcas. Por isso, é importante optar por um protetor que seja, exatamente, para o seu tipo de pele.

7- Andar só pela sombra protege o suficiente – MITO

Não se engane, a sombra por si só não vai impedir que o sol cause danos à sua pele. Portanto, proteja-se na sombra ou no sol, e aplique o protetor solar, pelo menos, 30 minutos antes de sair de casa. Pois o produto precisa de alguns minutos para ser absorvido pela pele.

Leia também sobre como cuidar melhor da sua pele na nossa matéria: Receitas faciais caseiras – 10 mais práticas e baratas para cuidar da pele. 

Fontes:

G1, Ibahia, Beleza na Web.

Imagem de destaque: Amigaosaude 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você