Você sabe qual é a função dos ovários? Bom, de modo geral, os ovários são duas glândulas presentes no sistema reprodutor feminino e, são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais, estrogênios e progestinas. Além disso, outra função dos ovários é que eles fazem a geração e armazenamento dos óvulos.
A produção dos óvulos, também denominados gameta feminino, é chamada de ovogênese ou ovulogênese e tem início ainda na fase embrionária.
No entanto, o ovário possui características específicas e pode ser afetado por algumas doenças, como, por exemplo a Síndrome do Ovário Policístico.
Ademais, no decorrer da nossa matéria, iremos te explicar tudo que você precisa saber sobre a função dos ovários, a ovulação, suas principais características e também sobre a doença endócrina (SOP).
Função dos ovários
Em síntese, os ovários possuem 2 funções, sendo elas:
- Produção dos hormônios sexuais femininos, estrogênio e progesterona;
- Geração e armazenamento dos óvulos.
Características
Os ovários são duas glândulas, com o tamanho semelhante a uma amêndoa, medindo 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Assim como o útero e as tubas uterinas, eles estão situados na parede pélvica, de ambos os lados do útero, abaixo das tubas uterinas.
Além disso, há duas regiões localizadas no ovário, o córtex, onde estão os folículos, corpo lúteo e corpos albicans, e também a medula que é rica em vasos sanguíneos e, é formada por um tecido conjuntivo frouxo.
O que é a ovulação?
Durante o ciclo menstrual, a cada 28 dias, um dos ovários são estimulados a se desenvolver e produz um óvulo. Assim, esse processo, se denomina como ovulação.
No entanto, caso esse óvulo seja fecundado por um espermatozoide, ele dá origem a um embrião e gera a gravidez. Todavia, caso não haja a fecundação, o óvulo passa por um processo de degeneração.
Desse modo, é importante ressaltar todo o processo da ovulação. Primeiramente, é produzido dois importantes hormônios, o LH e o FSH, que estimulam liberação de uma célula germinativa do ovário.
Essa célula amadurece em cerca de 12 a 14 dias e, quando se rompe, libera o ovócito, chamado de corpo lúteo que é responsável por produzir hormônios para a manutenção do endométrio.
O que é o período fértil?
O período fértil é o momento do ciclo menstrual onde a mulher tem mais chances de engravidar, já que acontece durante a ovulação. Todo esse processo ocorre de 12 a 16 dias antes do início da menstruação.
Ademais, caso você queira entender melhor sobre o período fértil, aproveite para conferir: Dias férteis – Definição, período e principais dúvidas.
Hormônios Sexuais
Os hormônios sexuais começam a se produzir durante a puberdade, marcando o início da vida fértil de cada mulher. Eles são responsáveis por todo o processo reprodutivo.
Além disso, os hormônios produzem o amadurecimento dos folículos ovarianos e a liberação do ovócito secundário que estão relacionados com os hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante).
Hormônios produzidos pelos ovários
- Estrogênios: O estrogênio é o hormônio responsável pelo controle da ovulação e também pelo desenvolvimento do corpo feminino. Entretanto, existem três estrogênios principais: estrona, estradiol e estriol.
- Progestinas: As progestinas são responsáveis pela preparação do útero para a gravidez. Elas estimulam o crescimento do endométrio e das mamas para a amamentação. Além disso, esse hormônio, atua na fase lútea do ciclo menstrual.
Síndrome do Ovário Policístico
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma doença endócrina que pode acontecer com 5% a 10% das mulheres. Essa doença geralmente acontece devido a produção excessiva de hormônios masculinos no organismo feminino.
Dentre os principais sintomas da SOP, está o ciclo menstrual irregular, a dificuldade para engravidar, acne, ganho de peso e maior desenvolvimento de pelos no corpo.
Para diagnosticar um ovário policístico é preciso fazer exames de imagem, como, por exemplo, a ultrassom. O tratamento varia entre as pacientes, portanto, procure um médico especialista, antes de fazer o uso de quaisquer medicamentos.
Então, o que achou da nossa matéria? Acesse mais como essas, clicando aqui.
Fontes: Biologia Net, Toda Matéria, Dráuzio Varella.
Fontes das imagens: Catraca Livre, Hospital São Matheus, Tua saúde, PngTree, Tabela Chinesa, Biologia Net, Dr Consulta.