Saúde

Granola – Como avaliar sua qualidade e principais benefícios do alimento

Além de favorecer o transito intestinal, e combater a prisão de ventre, a granola é rica em fibras. Veja outros benefícios do alimento.

Qual foi a última vez que você comeu granola? Se você não conseguiu se lembrar está na hora de trazer de volta o ingrediente para a sua vida. Acima de tudo, ele é ótimo para o trânsito intestinal, devido a ser rico em fibras.

Além disso, podemos enumerar outras várias vantagens. Ele, por exemplo, auxilia no processo de ganho de massa muscular, melhora a aparência da pele e aumenta a energia e a disposição para as atividades da rotina.

Ela pode ser ingerida com iogurte, leite, suco de frutas ou vitaminas. Ela também pode ser incluída em dietas de emagrecimento. Uma porção de 20 gramas, que corresponde a uma colher e meia de sopa de granola, tem 94 calorias.

Origem da granola

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
Foodbev Media

Você já ouviu falar de W. K. Kellogg? Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, ele é o responsável pela criação do cereal matinal de milho. Além disso, ele também é o criador do termo comercial granola. Isso ocorreu no começo do século 20.

Sua fórmula original, de acordo com o Oxford English Dictionary, consistia em uma mistura de trigo, aveia e farinha de milho. O alimento ainda é um dos mais consumidos pelos americanos no café da manhã. Também é comum na mesa dos brasileiros.

Composição da granola

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
Mercado Livre

Primeiramente, em geral, a granola é um alimento nutritivo, que oferece muita energia. Por ser seca, a granola pode ser facilmente transportada e permanece fresca por muito tempo se for acondicionada em local livre de umidade.

Apesar disso, é preciso ficar de olho na composição da granola que está comprando. A granola feita com aveia e outros cereais possui alta concentração de fibras e ferro enquanto as castanhas e sementes contem proteínas e gorduras insaturadas.

Acontece que esses benefícios podem estar juntos de alto teor calórico, gorduras prejudiciais à saúde e muito açúcar disfarçado na receita. Portanto, é interessante olhar a composição da granola antes de compra-la.

Como avaliar a composição da granola

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
AndaZen

1 – Primeiramente, avalie a quantidade de açúcar. Ela não pode passar de oito gramas por porção. Xarope de milho, caldo de cana, melaço, xarope de arroz ou de aveia são variações de açucares, então cuidado.

2 – Conte as calorias, pois ela não deve conter mais que 400 calorias para cada 30 gramas.

3 – Corte as gorduras extras. Não deixe que a quantidade de gordura passe de 2 a 3 gramas para cada 30 gramas do produto.

4 – Não consuma as variedades com alto teor de gordura saturada.

5 – Por fim, cuidado com os “falsos ingredientes, inseridos só para aumentar o volume. A granola saudável deve conter ingredientes simples e conhecidos.

8 principais benefícios da granola

1 – Perder peso

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
Mundo da Nutrição

Primeiramente, o alto teor de fibras ajuda a manter a sensação de saciedade devido a retardação do processo de digestão. Por isso, é um ótimo aliado para a perda de peso.

2 – Queda do colesterol

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
Hora do Treino

Sobretudo, as fibras solúveis encontradas na aveia ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim das artérias. Portanto, elas se ligam aos ácidos biliares e, juntos, eles quebram as moléculas de gordura, reduzindo-as e permitindo que elas atravessem o trato digestivo e sejam removidas do organismo.

3 – Energia vital

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
O Imparcial

Acima de tudo, a granola ajuda a melhorar o metabolismo, levando um consumo eficiente de energia. A granola contém quase todos os minerais essenciais para a nossa saúde: Magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio e é perfeita para auxiliar quem faz exercícios físicos.

4 – Baixa os níveis de pressão arterial

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
Sou BH

Basicamente, a pressão arterial alta implica em maior risco de doenças do coração, derrame e doenças renais. Os grãos integrais, como a aveia, por exemplo, podem baixar a pressão sanguínea porque contem alta concentração de potássio e pouco sódio. Por isso, a granola é ótima para baixar os níveis de pressão arterial.

5 – Boa para a pele e o cabelo

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
Saúde

A vitamina E, presente na granola, previnem a pele do envelhecimento precoce e o fortalece os cabelos. A vitamina E, inclusive, também melhora a saúde do coração, o que aumenta a eficiência da irrigação sanguínea nas extremidades dos folículos capilares e das unhas, melhorando a sua saúde e sua aparência.

6 – Controle de diabetes

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
Jasmine

Certamente, pacientes diabéticos também podem consumir granola em quantidades moderadas e se beneficiar das suas propriedades. Isso porque, devido à alta concentração de manganês, a granola pode inclusive funcionar como um regulador do nível de açúcar no sangue através da sua capacidade de estimular ou inibir a liberação de insulina.

7 – Prevenção de câncer

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
SM

Os grãos integrais, as castanhas e as sementes, sobretudo, devem fazer parte da nossa dieta porque são ricos em fibras, vitamina B e fitoquímicos que ajudam a manter as nossas células saudáveis para combater o câncer e outras doenças.

O manganês, também bastante concentrado na granola, tem propriedades antioxidantes. Ou seja, que ajudam o organismo a se livrar dos radicais livres, responsáveis por causar mutações no DNA de células saudáveis, transformando-as em células cancerígenas.

8 – Ajuda na saúde do coração

Granola - 8 principais benefícios do alimento na sua vida
Super

As fibras, aliás, podem melhorar a saúde do coração porque removem o colesterol ruim das artérias, assim como outras gorduras que levam a doenças cardíacas como a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Farinha de trigo realmente faz mal? 8 motivos para cortá-la da sua vida

Fonte: Tua Saúde Mundo Boa Forma

Imagem de destaque: Priscila Di Ciero

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você