Saúde

Higiene íntima: quando lavar, com o que lavar, depilação e mais dicas úteis

Se você ainda tem alguma dúvida sobre higiene íntima (seja menino ou menina) as respostas podem estar nessa matéria. Confira agora!

O Brasil pode até ter um ar liberal, porém, não é bem assim que funciona na prática. O nosso país possui um ar conservador muito forte, e temas como a genital masculina e feminina são tabus.

Dúvida? Chegue em uma roda de conversa (que não seja adolescente, claro) e inicie uma conversa com as palavras pênis ou vagina. Você vai ver quase todo mundo na mesa ficar vermelho instantaneamente.

Parece engraçado? Não é. Quando um assunto não costuma ser falado e acaba ficando velado, os riscos de falta de conhecimento são enormes. Isso pode ter consequências perigosas, como doenças na área genital.

Até mesmo dentro de um consultório médico pode haver um medo de falar sobre o assunto. Enquanto o paciente pode ficar com vergonha de abordar certos tópicos, o médico fica com medo de falar e o paciente se sentir ofendido.

Vamos acabar com esse tabu? A Área de Mulher trouxe alguns temas tabus para conversarmos e, finalmente, você poder sair dessa escuridão sobre certos temas. Está pronto? Vamos lá?

Confira tudo o que você precisa saber sobre higiene íntima

Depilação

Tudo o que você precisa saber sobre higiene intima

Por incrível que pareça, depilação não está ligado a higiene. A depilação está mais ligada aos gostos pessoas de cada um. Para a higiene íntima, a única coisa correta a se fazer é sempre aparar os pelos, para que se torne mais simples o ato da limpeza.

Tanto para os homens quanto para as mulheres, não tem problema não depilar. Se deixar os cabelos, é necessário um cuidado extra com a limpeza, principalmente antes do sexo. Para quem quer depilar, tem que se tomar cuidado com o ferimento da pele e o nascimento de pelos encravados. Usar sabonetes antibacterianos ajuda nessa tarefa.

Antes e depois do sexo

Tudo o que você precisa saber sobre higiene intima

Quando o assunto é sexo, é necessário uma higienização antes e depois do sexo. É necessário lavar as genitais antes do rala e rola e se por acaso for rolar sexo anal, é necessário limpar as partes de trás, mas não é necessário uma ducha, por que isso pode machucar o canal anal.

Após o sexo também é necessário se lavar, porém, apenas água e sabão é o suficiente. Ao fim imediato da relação sexual, passe um pano umedecido, não precisa sair correndo tomar banho. Mas também não espere muito tempo para isso.

A ducha

Higiene íntima: quando lavar, com o que lavar, depilação e mais dicas úteis

Após a contato com o sêmen masculino ou após menstruar, parece que a primeira coisa certa a fazer e correr e se limpar. Acontece que isso pode exterminar certas bactérias que poderiam ser suas aliadas.

A ducha não é uma boa ideia. Introduzir a mangueirinha do chuveiro ou até mesmo o dedo no interior da vagina é uma atitude capaz de destrambelhar as bactérias da flora local.

Sabonete intimo

Tudo o que você precisa saber sobre higiene intima

Para a maioria dos profissionais, a água não tira todas as sujeiras da área íntima mais profunda. Para uma limpeza mais profunda, é necessário produtos mais fortes, como sabonete intimo.

O principal atributo do produto voltado à vulva é que ele mantém o pH da área próximo do ideal, ou seja, mais ácido. Rose dá outra razão para investir neles: a baixa penetração na pele, o que diminui a probabilidade de ressecamento.

Lenços umedecidos

Tudo o que você precisa saber sobre higiene intima

O lenço umedecido para área íntimas é bom, porém, não deve ser usado com frequência. Ele deve ser usado em situação muito especificas, como quando você emenda um compromisso com outro, e precisa se manter limpa. Ele também funciona para se limpar após o sexo.

Desodorante intimo

Tudo o que você precisa saber sobre higiene intima

A região íntima é uma área já hidratada por natureza, por isso, não é necessário muito cremes para essa região. O desodorante intimo também não é recomendado. Se houver mau cheiro na região, é necessário procurar um médico.

Roupa suja

Tudo o que você precisa saber sobre higiene intima

Calcinha deve ser lavada em água corrente e com sabão neutro. Se lavar em máquina, não misture com outras peças. Amaciante também é interessante. Depois de limpa, a peça precisa secar bem, ao sol. Deve-se privilegiar modelos de algodão. Esse é um tecido natural, que deixa a região íntima arejada.

O material menos popular entre os médicos é a lycra, que dificulta a respiração da pele. Quer mais uma dica? Durma sem calcinha, sua vagina agradeça.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Falta de higiene causa até 1000 amputações de pênis por ano no Brasil

Fonte: Saúde 

Imagem: Beauty 4 All Dr. Ilner Souza Lazer Escultura Clube das Comadres VIX

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você