Saúde

Hirsutismo – O que é, sintomas, prevenção e tratamento

O hirsutismo é o crescimento de pelos com padrão masculino em mulheres e embora seja raro, ele ainda existe. Saiba mais sobre isso logo abaixo

Certamente você não tenha ouvido falar em hirsutismo, mas conhece alguma mulher que tenha pelos em excesso em lugares que são mais comuns em homens. Antes de mais nada vale ressaltar que há pelos tanto no homem quanto na mulher.

Ou seja, só é considerado hirsutismo quando há uma abundância de pelos em mulheres em alguns lugares específicos, como rosto, peito, costas, abdomên e nádegas. Tais pelos são muito grossos e escuros, semelhantes a uma barba.

O que ocasiona o hirsutismo?

Hirsutismo, o que é, quais os sintomas como é feito o tratamento?
Opas

O hirsutismo acontece devido a altos níveis de hormônios andrógenos “masculinos”. As mulheres normalmente têm baixos níveis de andrógenos, mas os níveis variam, e níveis mais altos podem estimular os folículos pilosos em excesso, levando ao crescimento excessivo dos pêlos.

Acredita-se que a condição afete entre 5% e 10% das mulheres, e a prevalência aumenta com a idade, especialmente após a menopausa.

Outras causas

  • Síndrome do ovário policístico (SOP)
  • Síndrome de Cushing
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Medicamentos para tratamento da endometriose, de doenças da tireoide, da depressão, da calvície, da artrite reumatoide, por exemplo, e o uso de esteroides anabolizantes
  • Obesidadee sobrepeso, porque favorecem o aumento dos hormônios androgênicos

Sintomas

Hirsutismo, o que é, quais os sintomas como é feito o tratamento?
Es Doctor

Além do aumento de pelos, pode acontecer um processo de virilização que inclui aumento da massa muscular, perda de cabelos no topo da cabeça, acne, infertilidade, voz mais grossa, crescimento do clitóris, diminuição do tamanho dos seios e distúrbios menstruais.

Diagnóstico

Hirsutismo, o que é, quais os sintomas como é feito o tratamento?
Motta Dermatologia

Antes de mais nada deve ser considerado o histórico de saúde da família, em seguida realizar uma investigação hormonal. Logo após o paciente faz vários exames, podendo passar por ressonância magnética do cérebro, uma tomografia computadorizada das glândulas supra-renais ou uma ultrassonografia dos ovários.

Tratamento

Hirsutismo, o que é, quais os sintomas como é feito o tratamento?
Saudável e Feliz

Em primeiro lugar é feito o controle do excesso de peso. Perder 5% do peso corporal representa medida de extrema importância no tratamento do hirsutismo, uma vez que o tecido adiposo tem também a função de sintetizar vários hormônios e aumenta a resistência à insulina.

Basicamente o objetivo é combater o excesso de hormônios androgênicos circulante (se houver) ou bloquear sua ação no folículo piloso, a estrutura que dá origem ao pelo.

No entanto cada caso é um caso. Pode haver casos onde procedimentos cosméticos para a remoção mecânica dos pelos podem ser suficientes para atenuar os sintomas . Assim como também pode haver casos que se faz necessário recorrer ao tratamento farmacológico.

Como prevenir?

Hirsutismo, o que é, quais os sintomas como é feito o tratamento?
Dermacenter

As formas de hirsutismo que podem ser prevenidas dependem de evitar o uso de esteroides anabolizantes. Bem como tratar adequadamente a síndrome dos ovários policísticos.

Assim como fazer uma dieta saudável e exercícios. Pois podem ajudar a controlar o peso, evitando assim o risco de colesterol alto e diabetes.

Leia também: 8 doenças que afetam mais as mulheres do que os homens

Fontes: SBD Drauzio Varella Medicina Net 

Imagem de destaque: Buzzmag

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você