Saúde

Infecção pela dengue pode proteger contra o Zika vírus

Um estudo brasileiro mostra que a maioria das pessoas que são contaminadas com o vírus da dengue, dificilmente pegam o vírus Zika. Entenda!

Atualizado em 13/02/2019

Um grupo de pesquisadores, incluindo brasileiros, publicaram um artigo cientifico na Science mostrando que, provavelmente, pessoas que são contaminadas com o vírus da Dengue podem ganhar imunidade contra o vírus Zika. O trabalho mostra que o organismo que passou pela dengue cria anticorpos capazes de impedir que o Zika se desenvolva nas células do organismo.

O local aonde o estudo ocorreu foi em Pau de Lima, localizada em Salvador, na Bahia. A pesquisa envolveu 1 453 moradores da favela. Essa comunidade está em contato direto com a dengue há pelo menos trinta anos e, em 2015, foi uma das mais afetadas em todo o Brasil com o surto de Zika.

A pesquisa consistiu em coletar o sangue dos colaboradores antes, durante e após a epidemia de Zika. Todos os sangues foram submetidos a testes de anticorpos. O resultado foi que o contato com a dengue aumenta a imunidade contra o Zika.

O vírus Zika

Infecção pela dengue diminuiu as chances do vírus Zika

O médico brasileiro Ernesto Azevedo Marques, do Departamento de Microbiologia e Doenças Infecciosas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo, afirma que apesar da queda de chances, ela não alcança zero. Ou seja, apesar de pequena, ainda existe a probabilidade de que aconteça. O médico afirma que os dois agentes infecciosos são da mesma família, gerando uma similaridade entre os dois.

Anteriormente, acreditava-se que essa similaridade era prejudicial para o homem, porém, provou-se o contrário. “Nesses casos, os anticorpos que o sistema imune produz da primeira vez contra um dos subtipos do vírus da dengue não neutralizam os outros de modo eficiente. A infecção por um subtipo gera uma reação cruzada contra as outras variedades, o que aumenta a gravidade da infecção”, explica Marques.

Pessoas que tiveram uma infecção prévia de dengue, não sofrem um caso piorado de Zika, caso a peguem. A única possível exceção são mulheres grávidas. Não estudem estudos prontos sobre esse caso, e nós sabemos que o vírus Zika é um dos grandes responsáveis pelo nascimento de crianças com microcefalia.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como, através de alguns sinais, identificar câncer de pele

Fonte: Saúde

Imagem: Airflow