Entre as doenças mais temidas, a leucemia com certeza figura entre os primeiros lugares. Apesar de rara, ela é um dos tipos de câncer mais agressivos.
Na última segunda-feira, 12, saiu na imprensa que a icônica Suzana Vieira está com a doença, porém, está sob controle. Segundo a assessoria de imprensa da atriz, “não é algo de agora.
Já tem algum tempo. Está totalmente controlada”. Além disso, completaram: “Não existe nenhuma restrição de nada e por isso ela tem seguido a agenda pessoal e profissional normalmente”.
A enfermidade, que afeta cerca de 150 mil de brasileiros por ano, está sempre sendo retratada na cultura pop. Filmes de sucesso como Uma Prova de Amor e Um Amor para Recordar tem a leucemia como assunto central.
Aqui nas terras tupiniquins não ficamos atrás, uma vez que Laços de Família, uma novela do horário nobre da Globo do inicio dos anos 2000, tinha a doença como plot principal. O que você sabe sobre leucemia?
O que é leucemia e os tipos
Considerada a 9° doença mais comum entre os homens, e a 11° entre as mulheres, a leucemia pode ser fatal. Colocado de maneira simples, ela é um câncer que ocorre na corrente sanguínea, dificultando o organismo a conseguir combater infecções. Sua principal característica é o acumulo de células jovens defeituosas na medula óssea. Essa células anormais entram no lugar das células sanguíneas, despertando o problema.
A leucemia será classificada a partir da velocidade da progressão. Ela poderá ser classificada como aguda, aonde ela evolui rapidamente e de forma mais violenta; crônica, que se desenvolve devagar e pode demorar anos até aparecer o primeiro sintoma; linfocítica, que ataca o sistema imunológico diretamente e; mielógena, que afeta a produção de células brancas, células vermelhas e plaquetas.
Os tipos mais comuns são leucemia linfocítica aguda, leucemia mielóide aguda, leucemia mielóide crônica e leucemia linfocítica crônica. Além delas, existem outros tipos ainda mais raros, como a leucemia de células pilosas.
Causas
Falar sobre as causas da leucemia pode ser um pouco complexo, isso por que os motivadores da doença não estão muito claros até hoje, existindo pouca informação sólida. O que se sabe, é que existem algumas pré-disposições genéticas favorecem a enfermidade, porém, não é hereditária e não passa de pai para filho, nem é contagiosa e por isso não passa para outras pessoas.
Ainda sim, existem alguns fatores de risco claros para a medicina. Em primeiro, pessoas que tiveram algum outro tipo de câncer e fizeram tratamento com quimioterapia ou terapia de radiação, tem os riscos aumentados. Em segundo, certos distúrbios genéticos, como a síndrome de Down, também aprofundam os riscos. Em terceiro, a exposição a certos produtos químicos como benzeno. Por último, fumar também aumenta as chances de se desenvolver leucemia.
Sintomas
Existem muitos sintomas que podem ser causados pela leucemia. Na maioria das vezes, como são comuns em outras doenças, é comum que confundam os sintomas de leucemia com o deu outras doenças. Veja quais são eles:
- Febre
- Fadiga
- Fraqueza
- Infecções
- Perda de peso sem esforço
- Aumento do fígado ou baço
- Sangramentos
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Suor excessivo
- Dor pelo corpo e articulações
Tratamento
Para saber se você está com leucemia, é necessário uma consulta imediata com um médico. Os especialistas que poderão fazer esse diagnóstico são o oncologista, hematologista e o clinico geral. Os tratamentos irão depender do tipo e intensidade me que a doença está. os tipos de tratamento são:
- Quimioterapia
- Terapia biológica
- Terapia direcionada
- Terapia de radiação
- Transplante de células tronco
A leucemia tem cura, porém, isso irá depender do tipo e da violência dela. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais chances de cura existem.
Se você gostou dessa matéria, pode ser que também goste dessa aqui: 10 antes e depois de pessoas que venceram o câncer e recomeçaram a vida
Fonte: Minha Vida