Para saber se a menstruação marrom é ou não um problema deve-se analisá-la. Por exemplo, se essa for a cor do sangue no início ou final do ciclo, fique calma que está tudo bem.
No entanto, se a menstruação marrom aparece com frequência e em grandes quantidades, fique alerta. De forma geral, esse pode ser sinal de que algo está errado.
De forma geral, alterações hormonais, problemas no útero, estresse ou doenças sexualmente transmissíveis podem emitem esse tipo de sintoma.
Prestando atenção à menstruação
Mas, lembre-se que analisar a cor si é muito relativo. Por exemplo, menstruação está clara e aguada também deve ser investigada se perdurar. No entanto, pode ser apenas que seu fluxo neste determinado mês foi baixo.
Basicamente, cada cor de menstruação pode significar alguma coisa e deve ser observada.
Fatores que influenciam
Mas, voltando ao caso da menstruação marrom, existem alguns casos em que ela se trata apenas de um efeito colateral esperado.
Por exemplo, se você usar pílula anticoncepcional pela primeira vez, se trocar de pílula ou ainda tomar a pílula do dia seguinte, esse tom mais escuro será presente. E, claro, sem significar nada demais.
Abaixo, aliás, listamos algumas motivos que podem deixar sua menstruação marrom.
Principais causas da menstruação marrom
1. Gravidez
No início da gravidez é normal surgir um pequeno sangramento nas cores rosa, vermelho escuro ou marrom. Isso é devido o embrião se prender na parede do útero.
Se isso acontece em fase avançada da gestação acompanhada de dor abdominal pode indicar aborto.
2. Alterações emocionais
Acredite estresse ou depressão pode mudar todo seu corpo, inclusive a coloração da menstruação. Isso porque o estresse afeta a estrutura do útero. A alteração atrasa o descamamento das células, e acontece a oxidação do sangue.
3. Alterações hormonais e menopausa
Problemas na tireoide ou menopausa são alterações comuns hormonais, e podem ocasionar a menstruação marrom.
4. DSTs
Doenças como gonorreia ou clamídia provocam degradação do sangue da menstruação. Com isso o sangue se torna mais escuro. Com esses problemas, normalmente vem acompanhado de mau cheiro, dor pélvica e febre.
5. Endometriose e outras
A endometriose é o crescimento do tecido endometrial fora do útero. Esse tipo de problema causa fortes dores e o sangramento escuro como borra de café.
Nesses casos a menstruação dura por muitos dias, podendo demorar mais de uma semana. Caso suspeite desse problema procure um médico ginecologista.
6. Pós-parto
Este é uma condição normal no pós parto. Isso porque o útero demora 45 dias para voltar ao tamanho normal.
E, falando sobre normalidade do ciclo menstrual, você pode ser interessar em conferir ainda: Menstruação atrasada por quantos dias é considerado normal?
Fonte: Tua saúde
Imagens: Saude dica, vida ativa, zenklub, actinstitute, bebe.abril, Vix