MENU
Menstruação atrasada por até quantos dias é considerado normal?
Menstruação atrasada? A hipótese não é apenas gravidez. Saiba por quanto tempo é normal a menstruação atrasar e quais as possíveis causas disso acontecer.

Menstruação atrasada é sempre sinal de alerta para as mulheres. Porém, o que elas não sabem, é que para ser considerado um atraso menstrual deve-se ter pelo menos 15 dias de atraso.
Aliás, esse é um dos motivos pelos quais mulheres grávidas fazem o teste de farmácia e o resultado é negativo. Veja Teste de farmácia, quando é a hora certa de se fazer?
Já, aquelas atrasadinhas menores, de 7 ou 8 dias, são muito comuns e não indicam que há gravidez. Especialmente, no caso de quem não é lá muito regrada.
Contudo, se a mulher tiver o ciclo regular como um reloginho, a partir do 5° dia já é atraso menstrual.
Um dos motivos mais comuns para isso acontecer também pode ser o anticoncepcional. Leia mais sobre isso: Efeitos colaterais do anticoncepcional, quais os mais comuns?
Possíveis causas de menstruação atrasada
De forma geral, a menstruação pode atrasar por uma centena de motivos. Além das causas mais comuns para o temido atraso, como gravidez; a menstruação atrasada por ser resultado até mesmo da vida emocional da mulher.
Basicamente, grandes impactos tanto emocionais quanto físicos podem ter esse feito no organismo feminino. Até mesmo ondas de estresse e de ansiedade, bem como problemas alimentares podem influenciar nesse assunto.
Abaixo, como você vai ver, listamos alguns dos fatores mais comuns no caso de menstruação atrasada:
- Estresse e ansiedade;
- Interrupção da pílula anticoncepcional;
- Doenças ou infecções, mesmo que sejam simples e corriqueiras;
- Medicamentos como: antipsicóticos, corticoides, antidepressivos, quimioterapia, imunossupressores, anti-hipertensivos;
- Ganhar ou perder muito peso num curto espaço de tempo;
- Obesidade;
- Magreza extrema;
- Distúrbios alimentares como anorexia;
- Atividade física em excesso;
- Hipo ou hipertireoidismo;
- Ovários policísticos;
- Menopausa.
Nós já detalhamos cada uma desses e de outros fatores que podem estar por trás da sua menstruação atrasada. Para relembrar, clique nesse outro post aqui.
O que fazer nesses casos
De forma geral, o natural é que a mulher saudável menstrue. Caso isso não aconteça, a mulher deve procurar um médico ginecologista com urgência.
Certamente, o especialista pedirá um exame de HCG, para verificar se há gravidez. Se esse não for o caso, é possívelq que o médico começará a investigação da causa que está atrasando a menstruação.
Amenorreia
Claro que a menstruação atrasada por alguns dias não é, exatamente, uma amenorreia. Aliás, essa classificação só diz respeito a casos mais extremos. Normalmente, ela está ligada aos atrasos menstruais de três ou mais meses.
Além disso, como já mencionamos, o uso de anticoncepcional por muito tempo pode levar a essa estágio. Contudo, se você não estiver tomando a pílula e mesmo assim a menstruação não descer por meses, fique alerta. Obviamente, você não pode deixar de procurar um médico.
De forma geral, várias doenças podem cortar a menstruação e impedir a capacidade de ovular. Por exemplo, problemas uterinos, ovarianos e até mesmo ligados às glândulas cerebrais que controlam a produção de hormônios sexuais. Portanto, não durma no ponto e faça o acompanhamento de seu ciclo menstrual.
E, falando sobre o assunto, você pode tirar ainda mais dúvidas sobre seu ciclo nesse outro post: Menstruação clara e aguada, o que pode significar?
Fonte: Medico Responde
Imagens: Vix, gnt, mães brasileiras