Provavelmente você faz parte do time de mulheres que ignoram uma parte muito importante do corpo: o períneo. Primeiramente, essa parte do corpo é uma região que fica entre o ânus e a vagina. Basicamente ele serve para a sustentação para todos os órgãos pélvicos.
Certamente você sabe muito pouco sobre a região, que é de extrema importância para as mulheres. Inicialmente vamos listar 6 curiosidades sobre essa região. Em seguida vamos mostrar alguns exercícios para essa região do corpo.
6 curiosidades sobre o períneo
1 – Diferenças entre o períneo feminino e o masculino
Primeiramente, na mulher o períneo está na região entre a entrada da vagina e o ânus. Já no homem, está localizado entre a raiz do pênis e o ânus. Anatomicamente, situa-se abaixo do assoalho da pelve. O períneo contribui para sustentar os elementos do sistema urogenital, evitando problemas de saúde como prolapsos, perdas urinárias, incontinência fecal, diminuição do tônus vaginal, entre outros.
2 – A importância da região para o sexo
O períneo é rico em vascularização e terminações nervosas. Consequentemente, ele possui muita sensibilidade para a excitação sexual, sendo considerada uma zona erógena. A estimulação com massagens, lambidas ou toques leves pode produzir estímulos de prazer no cérebro, contribuindo para a ereção tanto do pênis quanto do clitóris.
Se o períneo feminino estiver íntegro e conservado existirá maior contração e relaxamento dos músculos ao redor da vagina, aumentando o prazer sexual e a possibilidade de orgasmo.
3 – A sensibilidade
Para alguns homens pode haver bloqueio quanto a excitação na área. Isso acontece por causas de bloqueios psicológicos associados a conceitos tradicionais de masculinidade. O toque da região perineal pode não ser bem aceito por qualquer indivíduo. As mulheres tem mais facilidade para explorar essa região sexualmente.
4 – Não tem relação com a fertilidade
Está área está localizada no perímetro genital masculino e feminino. Ainda assim, essa área não possui nenhuma associação com a fertilidade.
5 – Envelhecimento
Com o envelhecimento, a área fica mais fraca e pode causar incontinência urinária nas mulheres. Além disso devido a diminuição de colágeno com a idade, área também sofre com a flacidez vaginal. Por isso exercícios para a região são uma boa pedida. Logo depois das curiosidades, vamos apresentar alguns para vocês.
6 – Cuidados
Traumas na área podem levar a dores crônicas no ânus e na vulva, e de difícil tratamento. Consequentemente, higiene básica e consultas regulares ao ginecologista e/ao urologista são fundamentais, principalmente para acompanhamento e evitar processos infecciosos e inflamatórios.
Exercícios para períneo
Inicialmente, fortalecer o períneo é extremamente importante para a mulher, principalmente para aqueles que já engravidaram. Tanto antes do parto, para ajudar no processo, tanto depois para que a região volte ao normal.
É importante conhecer e trabalhar essa região, fortalecendo e relaxando. Listamos os melhores exercícios para te ajudar a trabalhar essa região.
Exercícios de Kegel
Arnold Kegel criou esses exercícios na década de 1940. Além de poderem ser realizados por homens e mulheres, também podem ser feitos por mulheres grávidas.
Nele, é preciso contrair e relaxar ânus e vagina, sem usar outros músculos e sem prender a respiração.Você pode realizar o exercício em qualquer lugar. Seja no trânsito, em casa ou trabalhando. Com o passar do treino você melhora a musculatura na região.
Faça 3 séries de 50 repetições por dia. Prenda a musculatura o máximo de tempo de conseguir e depois vá relaxando vagarosamente até a posição inicial.
Pilates
Criado por Joseph Pilates, esse exercício trabalha a mente e corpo com exercícios focados na concentração, centralização, controle, fluidez, precisão e respiração.
O Pilates ativa o assoalho pélvico. Essa atividade é perfeita para preparar a mulher para o parto ensinando, durante as aulas, as técnicas de fortalecimento e relaxamento da região.
Além disso, o Pilates também trabalha a mobilidade do quadril o que pode favorecer um melhor encaixe do bebê e alerta que nenhuma técnica é garantia de conseguir o parto normal e sem laceração. Procure pessoas especializadas que possam te ajudar.
Massagem Perineal
A massagem perineal ajuda no aumento da elasticidade da região. É preciso da ajuda de um profissional fisioterapeuta com especialização em fisioterapia obstétrica. Para gravidas, pode ser realizada a partir da 34ª semana de gravidez.
Tomar um banho quente ou usar compressas com toalhas mornas no períneo antes da massagem ajudam no relaxamento da região. Muitos fisioterapeutas usam um aparelho alemão chamado Epi-no, que consiste em uma sonda inflável que vai gerando mais elasticidade e consciência pélvica.
Pompoarismo
O pompoarismo fortalece os músculos vaginais. Pompoar significa ‘sugar o pênis’ em tailandês”. Além disso, o exercício consiste no desenvolvimento de exercícios de contração e relaxamento que buscam fortalecer os músculos da vagina e do assoalho pélvico.
A prática é indicada para mulheres de todas as idades que buscam ter maior controle do corpo. Ela diminui sintomas de situações comuns como a cólica menstrual e melhora o prazer e o desempenho sexual feminino.
Existe um grande anel muscular que envolve a vagina, assim, as contrações realizadas nos exercícios serão sempre conjuntas. Estas contrações podem acontecer voluntariamente.
As contrações voluntárias realizadas através dos exercícios podem contar com o auxílio de bolinhas tailandesas. Elas são indicadas especialmente para as mulheres iniciantes, pois, contribuem no fortalecimento rápido da região vaginal.
Por fim, claro que o pompoarismo também é perfeito para exercitar o períneo.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Coceira na vagina não é normal e essas podem ser as causas do incômodo
Fonte: Petit Papillon Universa
Imagens: Jornal Ciência VIX BOL A Revista da Mulher Dr Del Roy Peixe Urbano Núcleo Bem Nascer Catraca Livre