Você já deve ter ouvido falar nos probióticos, mas você sabe o que eles são? E o que fazem por nosso organismo?
Provavelmente você tem noção da importância do seu estômago e intestino. Certamente sabe que o bom funcionamento deles influência no seu corpo por completo e na sua saúde.
Talvez o que você não saiba é que na sua barriga vivem no mínimo 10 trilhões de micro-organismos. É o que chamamos de microbiota, ou flora intestinal. Da mesma forma que existem bactérias nocivas por lá, também existem as benéficas. É o caso dos probióticos.
Consequentemente, para que tudo ocorra da forma certa é necessário equilíbrio entre as boas e más bactérias. Novamente entra no jogo os probióticos, que podem levar ao equilíbrio da flora intestinal.
Essas bactérias, aliás, são ingeridas com alguns tipos específicos de alimento. Normalmente, elas são encontradas em iogurtes, leites fermentados, queijos, além de cápsulas e sachês.
Inclusive, a ciência já mostrou que os probióticos também podem combater certos problemas de saúde. A seguir, você confere alguns deles.
9 problemas de saúde combatidos por probióticos
Baixa imunidade
Inicialmente podemos dizer que os probióticos são super-ajudantes do sistema de defesa do organismo. Com a chegada das bactérias no intestino, as células de defesa são acionadas, e logo percebem que se trata de aliados.
Consequentemente, o sistema imunológico fica mais ativo e mais apto a reagir frente a micro-organismos causadores de doenças.
Problemas intestinais
Certamente, devido a ser seu local de ação direta, os probióticos auxiliam no intestino diretamente.
Alguns tipos de bactérias dessa flora, encontrados em iogurtes, são essenciais para o bom funcionamento da área e para uma boa evacuação.
Obesidade
Devido a diversos motivos, a microbiota de uma pessoa saudável é diferente da de uma pessoa obesa. Além disso, as pessoas com o peso em dia apresentam um alto número de probióticos Akkermansia muciniphila.
Pesquisas apontam que ele diminui de 40% a 50% do ganho de peso. Alimentos como frutas vermelhas, cebola, chocolate e castanhas deixam o ambiente perfeito para proliferação de probiótico.
Doenças bucais
Quando os probióticos chegam ao intestino, minimizam inflamações, o que melhora o estado de gengiva e adjacências. Além disso, a boca tem a sua microbiota, consequentemente alguns probióticos atuam diretamente ali.
Existem inúmeros problemas bucais que podem ser neutralizado com a injeção de probióticos através de consumo de alimentos que os tenha.
Colesterol e pressão
Alguns probióticos como Lactobacillus e Bifidobacterium são capazes de assimilar o colesterol no intestino. Consequentemente, eles ajudam a reduzir o nível de colesterol no corpo.
Apesar disso, ainda são necessários mais estudos para confirmar completamente essas evidências. Além disso, outros estudos mostram que probióticos podem diminuir o ritmo da pressão arterial.
Problemas íntimos
Provavelmente você tem ciência do incomodo de problemas como candidíase e vaginose.
Talvez o que você não sabe é que probióticos podem ajudar na flora intestinal, e consequentemente na boa saúde da vagina.
Irritação da pele
Provavelmente se você tem uma boa microbiota, a pele agradece. Isso acontece por que as toxinas nas barreiras da pele são eliminadas com os probióticos.
Consequentemente a pele fica menos seca, além disso também fica com menos rugas. Além disso, eles ajudam a diminuir as irritações da pele.
Câncer
Finalmente podemos dizer que existem especulações para prevenir o domínio das bactérias ruins na flora intestinal. Consequentemente isso diminuiria o risco de tumores, particularmente os colorretais.
Estresse e ansiedade
Finalmente podemos dizer que existe uma ligação direta entre o intestino e o cérebro. Existem neurotransmissores associados ao controle da ansiedade e à sensação de felicidade, que consequentemente podem ser melhorados com probióticos.
Apesar disso, ainda existem estudos sobre isso. Além disso, podemos dizer que ainda existe um universo ilimitado de possibilidades.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como melhorar o intestino com alguns hábitos simples
Fonte: Saúde
Imagens: Jovili Panorama Farmacêutico Naturefiber Alto Astral Crool Alto Astral Gillette Istoé Vittude