Saúde

Como melhorar o intestino com alguns hábitos simples

Intestino preguiçoso além de prejudicar a saúde ainda traz um péssimo humor. Aprenda hábitos simples para melhorar o intestino.

Atualizado em 01/03/2019

Melhorar o intestino é assunto sério. Não é atoa que o ditado diz que o intestino é o segundo cérebro. Nosso humor, assim como absorção dos nutrientes entre muitas outras funções do nosso cérebro dependem diretamente dele. Por isso ele deve ser bem cuidado.

Infelizmente, pela correria do dia a dia e até pelo estresse ele acaba não funcionando muito bem.

E o básico para se ter um intestino funcionando como um reloginho, é tomar 2 litros de água por dia. Comer alimentos que ajudam a equilibrar as bactérias e praticar exercícios diariamente. Em casos mais graves deve-se ainda usar a suplementação em probióticos, indicado por nutricionistas.

Alimentos para melhorar o intestino

Para um intestino saudável deve-se incluir esses alimentos na dieta:

– Iogurte ou leite fermentado, como kefir

– Linhaça, gergelim, amêndoa

– Farelo de cereais, cereais All Bran,

– Couve-de-bruxelas, brócolis, cenoura, aspargos, beterraba, espinafre, acelga, alcachofra

– Maracujá, goiaba, sapoti, jenipapo, pupunha, cambucá, bacuri, pera com casca, uvas, maçã, tangerina, morango, pêssego

– leguminosas como: feijão, ervilha, fava e grão-de-bico também são ricas em fibra e ajudam a regular o intestino, mas devem ser consumidas sem casca porque a casca provoca gases intestinais, causando inchaço e flatulência.

Melhorar o intestino preso na gravidez

Infelizmente, grávidas tendem a ter um intestino com funcionamento ruim. E obviamente, a alimentação deve ser a primeira aliada para equilíbrio. Deve ser rica em frutas e legumes.

Outra dica ótima é comer ameixa preta seca todos os dias.

Melhorar o intestino do bebê

A alimentação do bebê passa pela mãe, então obviamente ela deve cuidar do que come. Outra opção é oferecer suco de laranja natural ao bebê, desde que seja liberado pelo médico.

Quando o bebê começa a comer legumes, deve-se aumentar a água da sopa, deixando-a mais líquida. No mingau repita o mesmo processo, deixando-o mais líquido.

Veja também: Dieta Mind: o padrão alimentar que melhora sua mente.

Fonte: Tua Saúde