Saúde

Qual o seu tipo de pele? Conheça cada um e aprenda a identificar o seu

Através de alguns tipos de exames e avaliações, você pode descobrir qual o seu tipo de pele e outras características, como a idade que ela aparenta e sua resistência

Atualizado em 27/11/2018

Você sabe dizer qual o seu tipo de pele? A maioria das pessoas não sabe.

O que elas não entende, é que identificar o tipo que se tem é importante para uma variedade de coisas.

Essa informação, na verdade, influencia até mesmo na hora de comprar produtos cosméticos de uso diário. Isso porque, somente os produtos adequados para cada tipo de pele é que se obtém melhores resultados, mesmo se tratando de um cosmético caro.

Como descobrir seu tipo de pele

Sobre a sua pele: descubra agora, qual o seu tipo de pele

Para você descobrir o seu tipo de pele, deve ser levado em conta certas características que ela possui, como resistência e idade da pele. Isso pode ser avaliado com a ajuda de um profissional. Você pode avaliar a pele através de:

  • Exame visual: avaliação visual da textura e uniformidade da pele e identificação de anomalias cutâneas como poros dilatados, espinhas, descamação, vermelhidão entre outros.
  • Exame tátil: O exame tátil consiste em avaliar a pele através do toque e perceber a sua textura, elasticidade, firmeza e presença ou não de oleosidade.
  • Entrevista: é uma entrevista realizada pelo profissional da saúde, que te fará um questionário completo sobre sua pele e os seus hábitos, genética e características dela.
  • Avaliação instrumental: Existem ainda vários aparelhos que permitem avaliar o tipo de pele através da avaliação de perda de água ou medição da oleosidade e outros que permitem medir a resistência da pele e a pigmentação. Estes exames devem ser realizados por um profissional de saúde.

Os procedimentos que visam descobrir o seu tipo de pele devem ser feitos todos sem uso de maquiagem e feitos em um lugar completamente claro e sem sombras.

Descubra agora o seu tipo de pele

1 – Pele normal

Sobre a sua pele: descubra agora, qual o seu tipo de pele

A pele normal não apresenta aspecto oleoso e nem seco, tem brilho moderado, é luminosa, rosada, e normalmente suave e firme ao tato, sem imperfeições. Os poros são geralmente imperceptíveis a olho nu e geralmente não apresenta espinhas.

2 – Pele oleosa

Sobre a sua pele: descubra agora, qual o seu tipo de pele

Existem alguns tipos de pele oleosa:

  1. Pele oleosa seborreica, que é uma pele espessa, com excesso de oleosidade, brilhante, com poros muito visíveis e com gordura perceptível ao toque e que geralmente não apresenta descamação nem vermelhidão;
  2. Pele oleosa desidratada, que é uma pele com excesso de oleosidade, brilhante, com os poros perceptíveis e com tendência a descamação, vermelhidão e irritação;
  3. Pele oleosa com retenção de sebo, que apresenta brilho, retenção de sebo com aparecimento de espinhas, aspeto pálido, desidratação e tendência à irritação.

3 – Pele seca

Sobre a sua pele: descubra agora, qual o seu tipo de pele

A pele seca causa normalmente uma sensação de repuxamento após contato com a água, com tendência a desenvolver rugas finas e a descamar.

Não se deve confundir pele seca com pele desidratada, pois uma pele desidratada é uma pele que têm falta de água, enquanto uma pele seca tem falta de nutrientes e óleos. Além disso, pessoas com pele oleosa podem ter também pele desidratada.

4 – Pele mista

Sobre a sua pele: descubra agora, qual o seu tipo de pele

Geralmente, a pele mista é oleosa na zona T, que é a região da testa, nariz e queixo, e é seca ou normal nas regiões restantes.

5 – Resistência da pele

Sobre a sua pele: descubra agora, qual o seu tipo de pele

Além dos 4 tipos de pele, elas ainda podem ser resistente ou sensível.

A pele sensível é uma pele que geralmente reage perante diferentes estímulos, como o frio e o calor, stress, alimentação, fatores hormonais ou uso de alguns produtos que contenham perfume e alguns ingredientes que causam irritação, podendo ocorrer queimadura, ardor, coceira, picadas, descamação e secura.

Fototipo de pele

Sobre a sua pele: descubra agora, qual o seu tipo de pele

Tipo 1 – Muito clara. Queima com facilidade e nunca bronzeia. Ela é muito sensível.

Tipo 2 – Clara. Queima com facilidade e bronzeia pouco. Ela é sensível.

Tipo 3 – Morena clara. Queima e bronzeia moderadamente. É normal.

Tipo 4 – Morena moderada. Queima pouco e bronzeia com facilidade. É normal.

Tipo 5 – Morena escura. Queima raramente e bronzeia bastante. É pouco sensível.

Tipo 6 – Negra. Nunca queima e é totalmente pigmentada. É insensível.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: Maquiagem para pele negra: 6 dicas para nunca mais errar

Fonte:  Tua Saúde