O período fértil é a época marcada por determinado espaço de tempo que determina as maiores chances da mulher engravidar. Nele, o organismo passa por mudanças tanto hormonais quanto emocionais, como o aumento da libido, por exemplo. Além disso, o período é responsável pela preparação do útero e de todo o corpo da mulher para realizar a fecundação, ou seja, o primeiro estágio da gravidez. Ele dura 6 dias e acontece todos os meses que se seguem até a menopausa. Assim, aprender a calcular quando é o período fértil é extremamente importante.
É comum que o período fértil aconteça entre 1o a 14 dias após o primeiro dia da menstruação, mas cada organismo é singular. Muitas vezes, o ciclo pode ocorrer de forma irregular, alterando as datas e o cálculo que deve ser feito. Para aquelas que desejam engravidar, saber exatamente quais dias garantem o sucesso da gestação é essencial para uma boa gravidez.
Bem como o cálculo que deve ser feito para descobrir quando é o período fértil, existem sinais que indicam a chegada da época, facilitando o processo. Normalmente marcados pelas mudanças hormonais, emocionais e até mesmo físicas do corpo da mulher, eles apontam a época propícia para fecundação.
Confira abaixo como calcular a data de seu período fértil, assim como os 6 sinais mais comuns que acompanham a chegada do ciclo.
Como calcular quando é o período fértil
Todo o cálculo do período de tempo mais propício para engravidar envolve entender a duração de seu ciclo menstrual, bem como o dia em que se inicia e termina. Para aquelas que possuem um ciclo regular, que compreende 28 dias, é comum que o período fértil se inicie no 11º dia, logo após o primeiro dia da menstruação. Essa janela de tempo dura até o 17º dia.
Ainda assim, é provável que a ovulação ocorra por volta do 14º dia do ciclo. Dessa forma, o período fértil deve acontecer entre 3 dias antes e 3 dias depois da data. Caso a menstruação desça no dia 10, por exemplo, o período fértil acontecerá entre os dias 20 e 26, sendo o dia 23 o mais fértil de todos, e o mais propício para fecundação.
Ciclo menstrual irregular
Todavia, para as mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular, o cálculo deve ser feito com base nos últimos 12 meses do ciclo. Isso ocorre pelo fato da constante variabilidade do período menstrual, sendo necessário fazer comparações entre as datas.
Pelo fato da menstruação de um ciclo menstrual não acontecer sempre durante os mesmos dias, é extremamente improvável que as contas feitas com base em um ciclo regular estejam corretas. Apesar disso, é possível basear-se nas anotações de um ano de ciclos, atentando-se à duração de cada um deles. Dessa forma, subtraem-se do ciclo mais curto 18 dias e do mais longo 11 dias.
Como exemplo: no caso do ciclo mais curto ter durado 22 dias e o mais longo 28, subtraem-se 18 de 22 e 11 de 28. O resultado: 4 e 17. Assim, o período fértil deve ocorrer durante o 4º e o 17º dia do ciclo.
Existe ainda a possibilidade do teste de ovulação para aquelas que desejam maior confirmação de quando é o período fértil. O teste pode ser encontrado em farmácias, sendo necessário apenas maior atenção aos sinais do período para maior sucesso da avaliação.
No caso do anticoncepcional
As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional corretamente não possuem período fértil. Dessa forma, não é possível engravidar enquanto a rotina do medicamento estiver sendo administrada, pois não há fecundação. Apesar disso, esquecimento constante e quebra da rotina da pílula pode desregular o efeito do remédio e permitir a gravidez no caso de contato íntimo sem a devida proteção.
6 sinais da chegada do período fértil
Determinados sintomas indicam a proximidade da época do período fértil, envolvendo as mudanças sofridas pelo organismo durante a liberação do óvulo. Para aquelas que possuem um ciclo menstrual irregular, atentar-se aos sinais de seu corpo é essencial para realizar o cálculo.
1 – Aumento da temperatura corporal
Você sabia que o ciclo menstrual pode alterar sua temperatura corporal? A mudança é mínima, mas perceptível. Isso ocorre pois o organismo realiza maior esforço para preparar-se para a fecundação, com os folículos liberando os óvulos e, consequentemente, o hormônio da progesterona. Ele é responsável pelo aumento da temperatura, de 0,3 a 0,8°C.
2 – Instabilidade emocional no período fértil
Um dos sinais mais comuns da chegada do período fértil é a constante variação de humor, que ocorre devido às alterações hormonais. Também é normal sentir-se mais animada, o que pode ser outra indicação de que a época chegou.
3 – Secreção transparente
A secreção vaginal transparente é um dos primeiros sinais de que o período fértil chegou. Ela é semelhante à clara de ovo crua, e ocorre durante a fase da liberação do estradiol, responsável por produzir mais líquido que o normal. O estradiol funciona como um mecanismo de lubrificação, facilitando a passagem dos espermatozoides pelo canal vaginal. Quanto mais fluido e transparente o muco, mais fácil é a fecundação.
4 – Apetite e libido
Da mesma forma, a alteração nos níveis hormonais também é responsável pelo aumento do apetite e da libido. O sinal é positivo, pois faz com que a mulher se sinta mais atraente e com mais desejo que o normal.
5 – Dores no baixo ventre durante o período fértil
Outro sintoma frequente é a dor no baixo ventre, ou a dor que se apresenta na parte de baixo da barriga, na altura dos ovários. É comum que muitas mulheres sintam dores que se assemelham à cólica e que são oscilantes, uma indicação da ovulação.
6 – Surgimento de espinhas
Além disso, o período fértil traz consigo a maior oleosidade da pele. Por fim, é comum que algumas espinhas surjam durante a época, pelo fato da mudança hormonal favorecê-las, bem como os cravos. O sintoma não é exclusivo da adolescência.
E aí, o que você achou dessa matéria? Se te interessou, confira também Sintomas de fecundação – Como ocorre, etapas e primeiros sinais
Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, Unimed
Imagens: Dermaclub, Unimed, MD Saúde, Amor Saúde, Art Fértil, Santo Remédio