Quem é desastrado e vive com roxos pelo corpo causados por pancadas, pode ficar tranquilo. Esse post é para as pessoas que estão notando hematomas pelo corpo de cor arroxeadas, mas sem lembranças de ter se machucado.
Então se você bateu na quina da mesa ou levou aquela pancada no futebol, fique tranquilo, isso é normal. Mas se os roxos não tiverem motivo aparente, é hora de investigar. É melhor tirar suas dúvidas também sobre câncer de pele.
E para quem tem manchas na pele de outras cores, é possível trata-las.
Os sinais arroxeados pelo corpo são chamadas de petéquias, equimoses e hematomas e são pequenas manifestações hemorrágicas. Na petéquia os pontos são avermelhados e somem rapidamente, os equimoses são manchas um pouco maiores causadas por uma contusão. Já os hematomas são maiores e bem roxos, resultado de acúmulo de sangue.
E se isso acontece com você, sem motivo de ter se machucado, fique em alerta.
Hematomas roxos sem motivo aparente
Quando o hematoma aparece sem que aconteça um trauma e o extravasamento do sangue aconteceu para dentro do músculo, é sinal de doença hemorrágica.
Isso pode indicar alterações nas plaquetas ou da coagulação do sangue. As plaquetas sofrem alterações por medicamentos ou pelas doenças:
- – Púrpura trombocitopenica imune (PTI): Doença autoimune, ocorre quando o sistema de defesa do organismo ataca e destrói as plaquetas;
- – Leucemia aguda e crônica: a aguda é um câncer que produz de maneira anormal células sanguíneas. A crônica ocorre porque as células normais são substituídas por células leucêmicas, comprometendo a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas;
- – Aplasia de medula: É uma produção menor (ou nenhuma produção) de células do sangue. A causa nem sempre é conhecida, mas pode ter a ver com agentes químicos, radiação e medicamentos;
- – Doenças infecciosas: Dengue, febre amarela e outras que alteram a produção de plaquetas;
- – Hemofilia: Doença genética rara caracterizada por sangramentos espontâneos (internos ou externos) e pela dificuldade do sangue em coagular, o que leva a pessoa a sangrar além;
- – Doença de von Willebrand: Quase sempre hereditária. Ela afeta uma proteína do processo de coagulação do sangue, levando a um quadro de hemorragia.
Tratamento
Se você está apresentando os sinais descritos aqui, procure com urgência um médico para investigar sua saúde. Preste atenção também em sangramentos de gengiva ou nariz, febre, fraqueza ou alteração do peso.
É importante lembrar a quanto tempo mancha existe, e se há alguma associação com seu aparecimento.
Algumas dessas doenças podem ser graves, e o diagnóstico rápido pode evitar complicações maiores.
Veja também: Como clarear a virilha com ingredientes da sua cozinha
Fonte: Viva bem Uol
Imagens: Vix, saúde um como, drrondo