Saúde

Saiba como suas panelas podem influenciar diretamente na sua saúde

Não são apenas os alimentos que podem influenciar diretamente em nossa saúde, o material das suas panelas também contam muito!

Atualizado em 19/12/2019

A alimentação saudável é um elemento que a maioria das pessoas buscam para as suas vidas. Quando pensam nisso, a primeira coisa que vem as suas mentes são os produtos que consomem. Fatores como quais os ingredientes da dieta, qualidade deles, modo de preparo das refeições estão sempre em primeiro lugar. Mas a verdade é que quase ninguém pensa nas panelas.

As panelas são muito mais poderosas do que podemos imaginar. Além delas serem importantes instrumentos para o sabor e preservação da comida, elas podem influenciar diretamente na nossas saúde, portanto, na nossa qualidade de vida. É por isso que você precisa estar ciente de que forma cada tipo de panela tem poder sobre a sua vida e sobre a sua saúde.

Confira como algumas panelas influenciam na sua vida

Panela de aço Inoxidável

As panelas podem influenciar diretamente na sua saúde

O fundo triplo delas levam a comida a altas temperaturas. São compostas de ferro, cromo e níquel. Por ser um metal tóxico, pode causar alergias, dermatites, asma, entre outros problemas. O tempo de contato pode levar a contaminação pelo metal, sendo ideal que se guarde a comida depois de pronto em vasilhas ou afins.

Panela de barro

As panelas podem influenciar diretamente na sua saúde

Panelas de barro tem mais facilidade de acumular resíduos, facilitando a contaminação por fungos e bactérias. Por isso devem sempre ser lavadas com extremo cuidado e dedicação, além de ser necessário que sejam guardadas sempre bem secas.

Panela de titânio

 

As panelas podem influenciar diretamente na sua saúde

Essas panelas são antiaderentes, dispensando gorduras nas preparações. Além disso elas são muito resistentes e não liberam substâncias tóxicas durante a preparação dos alimentos e também podem ser usadas para armazenar os alimentos depois de cozinha-los.

Panela de vidro

As panelas podem influenciar diretamente na sua saúde

A panela de vidro é uma das melhores opções do mercado. Ela não libera nenhum tipo de toxina, não fazendo mal para a sua saúde. Além disso, ela é ótima para deixar os alimentos conservados por mais tempo

Panela de alumínio

As panelas podem influenciar diretamente na sua saúde

Panelas de alumínio liberam metal nas preparações. O problema é que altos níveis desse metal no corpo estão associados a doenças como Alzheimer e Parkinson e, durante a infância, a intoxicação por alumínio pode provocar hiperatividade e distúrbios de aprendizado. O ideal é que sejam usadas para cozinhar alimentos rápidos.

Panela antiaderente

As panelas podem influenciar diretamente na sua saúde

Apesar de boa, ela não é recomenda para uso quando começa a descascar. Ela é composta por PFOA (ácido perfluoroctanóico) e o PTFE (politetrafluoretileno), que fazem mal a saúde. Além disso, ela pode liberar gases tóxicos que promovem câncer e problemas cardíacos.

Gostou dessa matéria? Então veja essa aqui: Pudim de panela de pressão fica pronto em 10 minutos e é delicioso

Fonte: Minha Vida