A Síndrome de couvade é também conhecida como gravidez fantasma. Esse conjunto de sintomas é psicossomático e é desenvolvida nos homens devido ao seu grande envolvimento na gestação de suas parceiras. Basicamente, os parceiros se envolvem tanto com o momento único que acabam desenvolvendo os mesmo sintomas.
Contudo, os sintomas são, a princípio: enjoos, desejos, crises de depressão e choro, tudo isso decorrente do envolvimento emocional. Os sinais descritos são todos os de uma gravidez, ou seja, o casal fica, literalmente, “grávidos”.
Quais os sintomas da síndrome de couvade
Os sintomas da síndrome de couvade são vistos tanto fisicamente quanto psicologicamente no homem. A princípio, os enjoos e vômitos do inicio da gravidez são os mais recorrentes. Juntamente, devido a tensão, vem também as dores abdominais indesejadas, similares a uma cólica.
Essa recorrência sintomática pode causa problemas, sobretudo, no apetite do paciente e a tendência é piorar a cada dia. Somando a isso, pode acabar desenvolvendo, por exemplo, dores nas pernas e costas, frequência urinária e, por incrível que pareça, o aumento da barriga. É isso mesmo!
É como se, na mente dele, ele realmente estivesse grávido afetando profundamente o seu psicológico. Nesse âmbito, as alterações de humor e do sono costumam aparecer, pois, imagine a confusão menta que deve estar passando esse papai. Por consequência, o perigo de se desenvolver, sobretudo, uma depressão é muito forte.
Segundo pesquisas, toda essa sensibilidade só é possível, porque as alterações corporais são tão grandes que os homens acabam sofrendo mudanças hormonais. Portanto, o desequilíbrio gera todos os sinais de uma gravidez.
O que pode causar a síndrome de couvard?
A princípio, os detentores de Síndrome de couvade, ou seja, os papais, ficam até mais empáticos. Isso ocorre de acordo com os sentimentos e a sensibilidades da mulher. E, como toda mãe, o estresse com constantes mudanças de humor e ansiosidade são recorrentes durante os 9 meses de gravidez.
O mais absurdo e chocante sintoma é, sobretudo, os ciúmes que o homem sente porque a mulher é a gestante do bebê.
Possíveis Tratamentos
Infelizmente, a síndrome ainda não possui uma tratamento, porque não é considerada com bem uma doença. O jeito é, sobretudo, aguentar firme até o nascimento do bebê para que os efeitos colaterais passe e, no máximo, tentar respirar e manter a calma e, se necessário, procurar um bom terapeuta.
Afinal, gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Gases na gravidez – Causa, motivos, prevenção e remédios.
Fontes: infoescola, santajoana, amenteemaravilhosa, tuasaude. Aleitamento, Scielo.
Imagem de destaque: blog.pregistry