Se você nunca teve a unha encravada, ao menos ouviu falar. O problema é muito comum e na maioria das vezes acontece no dedão do pé. Apesar de parecer inofensivo, pode doer e incomodar muito.
Oficialmente chamada de onicocriptose, acontece quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Na maioria das vezes ocorre dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha.
Sapatos muito apertados ou mesmo um corte de unha feito incorretamente podem levar a unha encravada. Apesar de ser mais comum no dedão, como já foi dito, pode afetar qualquer outra unha, inclusive da mão dependendo do caso.
Causas
A unha encravada aparece todas as vezes que pe exercido bastante pressão sobre ela. O melhor exemplo é o sapato apertado, que gera uma pressão acima do normal no local, principalmente se você pratica exercícios físicos com essa condição.
Unhas cortadas de maneira incorreta também leva ao problema, como quando são cortadas muito curtas ou as bordas são arredondadas, assim a unha pode virar e crescer para dentro da pele.
Algumas pessoas tem maior pré-disposição para o problema. Algumas pessoas nascem com unhas curvadas e que tendem a crescer para baixo. Outras têm unhas muito grandes em relação aos dedos.
É bom salientar que qualquer tipo de lesão na região também pode despertar o problema.
Sintomas
Os sintomas de unha encravada não passam despercebidos, sendo que acontecem na unha. Eles são:
- Dor
- Vermelhidão
- Inchaço
Caso não consiga cortar a unha encravada devida a dor severa, procure o médico imediatamente. Pois quem tem diabetes pode levar o quadro para um caso mais gravo, como dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé e infecção ao redor da unha.
Tratamento
Ao procurar um médico, poderá recorrer a um clínico geral, dermatologista ou ortopedista. A unha encravada tende a curar naturalmente com o tempo. Caso isso não aconteça ou você seja diabético, deve procurar o médico imediatamente. Se a infecção estiver muito severa ele vai passar um creme para a unha e um antibiótico. Casos graves podem levar a remoção de parte da unha.
Para tratar a unha encravada em casa, você pode tomar as seguintes providências:
- Deixe o pé em água morna três ou quatro vezes por dia, se possível;
- Massageie cuidadosamente a pele inflamada;
- Coloque um pedacinho de algodão ou fio dental sob a unha. Molhe o algodão com água ou antisséptico.
Prevenção
Para prevenir contra o problema, use sapatos confortáveis. Eles oferecem espaço ao redor dos dedos. Sapatos usados para caminhar rapidamente ou correr devem ter bastante espaço também, porém, sem ficar largos. Além disso, sempre corte as unhas do pé para evitar possíveis novas unhas encravadas.
Dicas extra
Algumas dicas extras são:
- Sempre que for cortar as unhas, deixe o pé em água morna para amolecer a unha;
- Use um cortador de unha limpo e afiado;
- Corte as unhas retas;
- Considere o uso de sandálias até que a unha encravada sare;
- Medicamentos sem receita colocados na unha encravada podem ajudar no alívio da dor, mas não tratam do problema.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Unhas amarelas podem denunciar problemas de saúde
Fonte: Minha Vida
Imagem: Achilles Foot Care Insider Her Health Line Zoom