Boa parte das pessoas nesse mundo sofre com problema de unha encravada. E nós, mulheres, estamos muito sucetiveis a que isso aconteça.
Ainda mais que estamos sempre correndo, porém com sapatos errados. Essa pressa resulta em descuido, que consequentemente provoca reações, como a unha encravada.
Caso você faça parte dessa parcela de pessoas e não sabe mais o que fazer, desacelere seu tempo e confira em seguida tudo sobre a situação que é o terror do ser humano.
Em primeiro lugar, você vai descobrir do que se trata a unha encravada, logo após vai ter varias dicas de como evitá-las, as causas e quando é necessário apelar para um profissional. Então, se liga nas informações que, basicamente, podem salvar sua vida e a do seu pé.
O que é a unha encravada?
Tecnicamente ela pode ser chamada também de onicocriptose. Apesar de ter o nome complicado, o problema é bem conhecido.
A situação é, sobretudo, a união da unha com a sua pele. Ela acontece quando os lados da unha crescem em excesso e acabam entrando na pele, causando vermelhidão, inchaço e dores, ou seja, um quadro de inflamação. Geralmente, a unha encravada acomete o dedão do pé, é o lugar mais recorrente a desenvolver a unha encravada.
Causas do encravamento
Frequentemente, a causa maior de unha encravada é o excesso de pressão colocada no seu dedo do pé. Portanto, quando você usa um sapato fechado, muito apertado, ele tende a deixar você com a inflamação na unha.
Além desse fator, temos também a questão de como você corta suas unhas. Caso corte-as retas e quadradas, as pontas tendem a entrarem para dentro entrando em contato com a pela, consequentemente, causando o quadro incômodo.
A priori, reveja a forma que corta suas unhas. Com isso, evite de cortá-las quadradas, passe a usá-las arredondas. Portanto corte as pontas que tendem a entrar na pele. Desta maneira, você aumenta em muito o número de chances de você não sofrer por unhas encravadas.
Outra questão importante, também, que não se deve fazer é desprender ou separar os cantos das unhas. Pois podem ocasionar, a infecção.
Lembre-se que não depende só dos métodos citados anteriormente, temos a genética diferente de cada pessoa, inclusive, não podemos alterá-las. Caso você tenha tendência de ue sua unha cresça curvada de encontro a pele, não tem remédio. Porque o problema é genético.
Quando devo buscar um profissional?
É hora de procurar o profissional caso você tenha consequências mais graves. Como por exemplo, uma febre decorrente da inflamação da unha, caso também você não consiga cortar a unha é importante ter acompanhamento profissional. Inclusive, se você apresentar um quadro de diabetes deve procurar o médico.
Por mais que seja apenas uma unha encravada, é necessário observar se o problema está interditando a circulação sangínea.
Se estiver interferindo, procure um médico. Ou também se a infecção estiver muito severa, o médico deve ser procurado.
Para quais profissionais pedir ajuda?
Sobretudo um cirurgião geral, podendo ser também um dermatologista, ou até mesmo um ortopedista. Vale se lembrar, inclusive, do podólogo.
É importante que você vá preparado para consulta sabendo informações, basicamente, sobre seus sintomas e a quantidade de dias que acontece.
Geralmente os casos cirurgicos são quando, frequentemente, as unhas encravam e por mais que as corte elas não param de encravar.
Também são caso de cirurgia quando a unha tem um pedaço de pele esponjosa no local. No entanto, a anestesia é local, quando precisam fazer cirurgias, e a recuperação é rápida
E durante a consulta os médicos costumam fazer perguntas voltadas para os hábitos do paciente para descobrir a causa da sua situação.
Como tratar a unha encravada?
Basicamente, o tratamento depende do nível de gravidade do caso. Por exemplo, se você tiver diabetes ou a circulação foi acometida pela situação, é necessário o comparecimento em algum médico imediatamente.
Agora se a unha não sarar ou voltar a se repetir o episódio, saiba que uma parte de sua unha será retirada.
Entretanto, se o problema for bem simples, é só você pegar um palito de unha com gase ou algodão na ponta e inserir na unha encravada, fazendo assim que ela descole da carne.
Dicas de como tratar em casa a unha encravada
Coloque seu pé na água quente ou morna, por mais ou menos 3 a 4 vezes pordia, por cerca de 20 minutos. Em seguida, massageie cuidadosmanete a parte inflamada.Após a massagem, molhe um algodão ou o fio dental com água ou antisséptico e aplique sobre o local.
Tem uma tática também de apenas deixar o pé na água morna para poder a unha se soltar. Outro detalhe, sobretudo, importante é a higiene. Use o cortador bem limpo e amolado. Dessa forma, você evita que o problema piore.
E uma parte super importante do tratamente, também, é que se faz necessário o abandono de sapatos fechados. Portanto passe a usar mais sandalias abertas, dê preferência as chinelas.
Uma outra questão, essa vai para quem gosta de se automedicar. O remédio que você passar vai trazer alivio momentâneo para dor, no entanto não cura a situação da unha. Então evite se automedicar, pois você só vai estar adiando a cura da sua unha.
E lembrando que se a unha tiver, com alta inflamção não mexa e nem tente descolar ela da pele, as sugestões citadas anteriormente, são para casos mais simples. Em casos extremos, desta maneira, procure um profissional. Como, por exemplo, o podólogo.
Dá para prevenir o problema?
Para evitar não tem segredo, apenas corte as unhas frequentemente, troque de meias sempre, já que dessa forma evitamos a proliferação de microorganismos.
Sempre optar por sapatos com espaço, que não aperte seus dedos. Principalmente caso você vá caminhar ou correr por um período de tempo longo.
Com isso você evita a alta pressão que pode causar a terrível unha encravada.
Se você gostou do tema, vai gostar de saber também dessa matéria Câncer de mama, tudo sobre o mal mais comum entre mulheres no mundo
Fonte: Minha vida, Tua saúde
Fonte da imagem destaque: AuthGram.com