Beleza

Cuidados com a pele, como ter uma pele sempre saudável e bonita

Pele saudável e bonita não é milagre, é o resultado de uma alimentação saudável e de cuidados com a pele diariamente. Saiba o que fazer e o que usar

Atualizado em 29/05/2019

Se você sonha em ter uma pele bonita e saudável, deve saber que isso requer uma série de cuidados com a pele. Não existe milagre, cirurgia plástica talvez, mas milagres não. E por isso é preciso seguir uma rotina de cuidados com a pele, mesmo que mínimos.

Agora pode parecer cansativo, mas no futuro esse investimento de tempo vai valer a pena. E por falar em tempo, essa rotina de cuidados com a pele nem é tão demorada assim. Faça desse momento, um momento de autocuidado e de conexão consigo mesma. Aproveite para relaxar e você verá o quanto isso lhe faz bem.

Nós vamos te contar alguns dos principais passos no cuidado com a pele. Com isso, você poderá escolher o que precisa ou não fazer parte da sua rotina, de acordo com suas especificidades.

O que não pode faltar na sua rotina de cuidados com a pele

1 – Demaquilante

Cuidados com a pele: aprenda a ter uma pele saudável e bonita

Se você faz uso diário de maquiagem, o demaquilante é item obrigatório na sua necessaire. E nunca, jamais, em nenhuma hipótese pense em dormir de maquiagem. Na sua rotina de cuidados com a pele, o primeiro passo é retirar toda a maquiagem do rosto.

2 – Limpeza

Cuidados com a pele: aprenda a ter uma pele saudável e bonita

Você deve estar se perguntando “porque limpar mais, se eu já passei o demaquilante?”. Acontece que nem sempre o demaquilante limpa todas as impurezas, afinal sua finalidade é limpar a maquiagem apenas.

Seus cuidados com a pele, diários, precisam ter a limpeza incluída. Essa etapa deve ser feita com produtos adequados ao seu tipo de pele.

3 – Tônico

Cuidados com a pele: aprenda a ter uma pele saudável e bonita

Qual a função do tônico? Equilibrar o PH da pele e se livrar de todas as impurezas que o sabonete não tiver retirado. O produto retira toda impureza que tiver chegado ao seu rosto ao longo do dia.

Se você se preocupa em ter uma pele realmente limpa, o tônico tem que entrar nos seus cuidados com a pele.

4 – Creme para a área dos olhos

Cuidados com a pele: aprenda a ter uma pele saudável e bonita

Como falar sobre cuidados com a pele e não falar sobre essa região tão sensível. Algumas pessoas tem uma pré-disposição a olheiras e linhas de expressão, por isso é bom ter sempre um creme a mão nessas situações.

As pessoas que sofrem com esse problema geralmente tem a região abaixo dos olhos ressecada. Isso pode ser resolvido facilmente com um hidratante específico para a região dos olhos.

5 – Sérum

Cuidados com a pele: aprenda a ter uma pele saudável e bonita

Os séruns são um tipo de hidratante, só que altamente concentrado e líquido. Na rotina de cuidados com a pele eles devem ser utilizados logo após a limpeza (depois do sabonete ou do tônico).

Os séruns possuem várias funcionalidades, podem ser clareadores, antissinais ou firmadores. Você escolhe a função de acordo com a necessidade da sua pele.

6 – Hidratante

Cuidados com a pele: aprenda a ter uma pele saudável e bonita

Os hidrantes são obrigatórios quando o assunto são cuidados com a pele. O produto repõe a água e também os nutrientes da pele e por isso são tão necessários.

Além disso, é preciso hidratar também a pele dos lábios que é muito delicada e pode ressecar com facilidade. Por isso, lembre-se sempre de aplicar o hidratante labial.

7 – Protetor Solar

Cuidados com a pele: aprenda a ter uma pele saudável e bonita

Mesmo se você seguir todos os itens dessa lista, se não usar o protetor solar, de nada vai adiantar. A exposição aos raios solares causa o envelhecimento da pele e pode ter consequências ainda mais graves, como câncer de pele, por exemplo. Por isso, um dos cuidados com a pele mais comentado por todos os dermatologistas é o protetor solar.

É importante lembrar que todos esses produtos de que falamos precisam ser escolhidos de acordo com a necessidade da sua pele. Se ela é mista, oleosa ou seca. Procure produtos de boa qualidade e tente realmente criar uma rotina diária. Dessa forma os resultados logo virão e continuarão a progredir!

E se você ficou em dúvida sobre qual ordem deve seguir, na hora de aplicar os produtos, calma que a gente te explica. Depois da limpeza você deve começar com os produtos mais líquidos e seguir para os mais cremosos. Isso porque os líquidos precisam entrar em contato direto com a pele para serem melhor absorvidos. Fora isso, você pode seguir a ordem que nós colocamos no texto!

E aí, gostou de aprender sobre os cuidados com a pele? Então você também vai gostar dessa matéria: Qual o segredo da pele das asiáticas?

Fonte: E aí, ta pronta? 

Imagens: Pergunte ao Dermatologista, Universa, Boa Forma, Beauty Desk, The Body Shop, M de Mulher.