Quais as indicações para os ácidos AHA?

O que são?

A sigla AHA é a abreviação de alfa-hidroxiácidos. Eles fazem parte de um grupo de ativos derivados primordialmente de plantas e frutas, e que estão presente em uma enorme variedade de cosméticos. 

Eles atuam principalmente no tratamento de manchas de pele, cicatrizes de acne e envelhecimento precoce.

1. Ácido glicólico

O queridinho entre os ácidos AHA, tendo propriedades reconhecidas cientificamente, principalmente no tratamento de acne. Esse ácido tem como principal função a renovação celular, e faz isso através da esfoliação e descamação da pele.

2. Ácido lático

Já o ácido lático tem como ponto forte um alto poder de hidratação da pele. Isso porque esse ácido faz parte do Fator Natural de Hidratação da pele, ou seja, um grupo de moléculas umectantes que é fundamental para a retenção da umidade na pele.

3. Ácido málico

Contém uma molécula maior do que os demais AHAs, o que reduz seu poder de penetração na pele. Esse ácido é mais suave, e indicado para prevenir cravos e espinhas, além de promover uma pele mais iluminada e com viço.

4. Ácido cítrico

É conhecido pela sua forte ação antioxidante e por conter ativos que estimulam a renovação celular e também o seu clareamento. Ele ajuda a promover uma pele com tonalidades e texturas uniformes. Não por acaso esse ácido é muito usado em peelings químicos.

5. Ácido mandélico

É indicado principalmente para quem tem pele sensível, já que ele é absorvido lentamente pela pele. O risco de irritações ou vermelhidão é bem menor. Ele tem ação hidratante, clareadora, antibacteriana e antifungo, sendo fortemente indicada pra o tratamento de peles acneicas.

saiba tudo sobre os ácidos aha