Como tratar unha encravada em casa, com remédios caseiros

Ninguém lembra que tem unha ou dedos até quando arruma uma unha encravada, não é mesmo? O problema, embora não pareça grande coisa, pode ser bastante desconfortável, causar dores, inflamações e até mesmo evoluir para quadros mais sérios.

O problema é tão mais sério do que as pessoas costumam imaginar que é reconhecido pela medicina sob o termo onicocriptose. Aliás, conforme especialistas, pelo menos uma em cada cinco pessoas lida com esse tormento que pode até sumir por um tempo, mas sempre acaba voltando.

Para quem não sabe, o problema surge quando a borda da unha cresce sobre a pele do dedo. É por isso que é tão difícil realizar até mesmo as tarefas mais corriqueiras quando se tem uma unha encravada, especialmente se for em um dos dedos do pé.

O que causa o problema?

Agora, se você está se perguntando o que causa esse transtorno, fique sabendo que existem várias razões. Você por, exemplo, pode herdar o problema de seus pais ou avós. Isso, na maioria das vezes, está ligado ao formato natural da unha.

Além da hereditariedade, traumas na unha também podem fazer com que ela encrave. Pressão demais sobre o dedo, como sapatos apertados, ferimentos ao jogar bola ou ainda causado por quedas de objetos são bons exemplos de situações que podem fazer desse problema algo permanente em sua vida.

Cortar as unhas do jeito errado também é um grande motivador da unha encravada. Aliás, essa é a causa mais comum do problema. Se você corta as unhas muito curtas, deixa as laterais pontiagudas, por exemplo, pode fazer com que a pele cresça sobre a unha.

Como tratar unha encravada em casa

Agora que você já sabe como o problema surge, deve estar se perguntando como funciona o tratamento para se livrar de ver das unhas encravadas, não é mesmo?

Na maioria das vezes, um podólogo consegue resolver seu problema, de um jeito dolorido, mas consegue. Mas, claro, isso não é garantia que a unha não vai voltar a se encravar.

Entretanto, se você não estiver disposta a passar dor, é possível tratar a unha encravada em casa. Ou melhor, é possível usar remédios caseiros para curar a infecção no locar e permitir que você corte as pontas das unhas sem sentir dor.

Não é perfeito? Abaixo você confere algumas dessas receitas caseiras que podem ajudar muito na hora de resolver uma unha encravada e infeccionada.

Conheça os remédios caseiros contra unha encravada:

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

Tudo que você precisa fazer é uma pasta com os dois ingredientes e passá-la sobre a unha encravada. O ideal é deixar a mistura agir por alguns minutos e, em seguida, lavar a região. Faça a aplicação duas vezes por dia, até que a unha desinflame e você possa aparar a ponta encravada.

2. Óleo de cravo-da-índia

Você vai precisar de 200 ml de azeite de oliva e 30g de cravo-da-índia. Deixe os dois ingredientes cozinhando em banho-maria por uma hora. Depois de esfriar, coe e guarde o óleo em um vidro esterilizado. Aplique sobre a unha encravada duas vezes por dia.

3. Suco de cebola

No liquidificador, bata 200 ml de água e uma cebola. Em seguida, coe e coloque em um recipiente higienizado, de preferência com um bico dosador. Encharque completamente a unha encravada com o líquido e deixe que seque. Repita a aplicação duas vezes ao dia.

E falando em tratamento caseiro, você deveria conferir também: Como tratar varizes com remédios naturais e caseiros.

Fonte: Natureba, Cura pela Natureza