Parou de emagrecer? A culpa pode ser do seu café da manhã

Todo mundo que faz dieta acaba, mais cedo ou mais tarde, entrando em uma fase em que emagrecer no mesmo ritmo fica difícil. Isso acontece por vários motivos e depende muito do organismo de cada um, mas se você parou de emagrecer ou até ganhou alguns quilinhos, mesmo fazendo dieta, a culpa pode ser do seu café da manhã.

Por se tratar da refeição mais importante do dia, o café da manhã precisa ser uma refeição reforçada para que você não saia atacando a cozinha entre ou durante as refeições. Por causa disso, para seguir um bom ritmo de emagrecimento, o ideal é que a primeira refeição do dia seja completa, com nutrientes, proteínas e carboidratos funcionais.

O problema dos sucos

O que acontece na maioria dos casos, entretanto, é que as pessoas estão substituindo o café da manhã por sucos e outras batidas. O problema é que, por mais que essa tática ajude a emagrecer, essa opção pode sabotar sua dieta.

De acordo com especialistas em nutrição, consumir somente alimentos liquidificados no café da manhã também traz outro problema. Embora os sucos, como o famoso suco verde, ajudem na eliminação do inchaço e sejam muito utilizados nas dietas detox, eles causam pico de glicemia no sangue, seguido de uma queda brusca.

Os médicos alertam que isso não é nada saudável e acaba resultando naquele “rombo” no estômago que aparece em pouco tempo. No caso dos sucos somente com frutas, então, o efeito é ainda mais acentuado.

Mesmo se o escolhido para o café da manhã for um smoothie, com iogurte e outros alimentos que reduzem o índice glicêmico (e deixam você mais saciado), ainda existe o fator psicológico. Isso porque, nem sempre, o corpo entende que está sendo alimentado quando se ingere somente líquidos. É preciso mastigar!

O que comer para continuar a emagrecer?

De acordo com a nutróloga e gastróloga Liliane Oppermann, em entrevista ao site Vix, a melhor opção de café da manhã para continuar a emagrecer são as frutas picadas. Ela indica que se dê preferências às frutas fibrosas, como maçãs com casca e mamão, por exemplo.

A especialista alerta também para que as pessoas não se esqueçam da proteína (de boa qualidade, como o ovo, por exemplo) nessa primeira refeição do dia. É isso que vai garantir saciedade por mais tempo.

Fome noturna

E, se você fica com muita fome à noite, pode ser que seu jantar esteja com o mesmo problema do café da manhã: falta de mastigação. Sopas e caldos, quando não incluem lascas de carnes ou pedaços de legumes também podem deixar você com fome depois de um curto período.

Entendeu agora? Tomara que com essas dicas você volte a emagrecer novamente!

E, falando em emagrecer, se você estiver precisando de um “empurrãozinho” para começar a dieta, confira essa outra matéria: 10 antes e depois mais impressionantes do Instagram.

Fonte: Vix