Como remover mancha de desodorante das roupas

Se, por um lado, não dá para ficar sem desodorante, por outro, ter que quebrar a cabeça diariamente para descobrir como remover mancha de desodorante das roupas é um saco. Não é mesmo?

Ou você vai negar que nunca teve que abrir mão de uma camisa que ficou com aquela crosta de desodorante grudada no lugar das axilas? Isso sempre acontece, especialmente se você usa o famoso desodorante roll-on.

Mas, se você já tentou de tudo para remover mancha de desodorante e não teve sucesso até agora, não se desespere. A missão é muito mais simples que você pode imaginar e coisas simples do seu dia a dia podem ajudar nisso.

Limão, vinagre, sal e até mesmo uma meia limpa podem ajudar você quando perceber que suas roupas estão ficando manchadas com o produto. Abaixo, como você vai ver, ensinamos como usar cada um desses truques.

Aprenda a remover mancha de desodorante das roupas:

1. Sal

Esse truque é perfeito para remover manchas de desodorante antigas, que ficam impregnadas no tecido. Tudo o que você precisa fazer é derreter uma pitadinha de sal no tecido manchado já umedecido. Daí é só deixar o ingrediente agir durante toda uma noite.

No dia seguinte, molhe novamente o pedaço do tecido manchado, coloque mais um pouquinho do sal e esfregue. Isso vai funcionar como um “peeling” na superfície do tecido e, quando você lavar a roupa manchada, vai perceber que a mancha estará, no mínimo, mais clara.

2. Vinagre

Vinagre é uma mão na roda, como você já viu por aqui, e também pode ser bastante útil na hora de remover mancha de desodorante das roupas. Para isso, você só precisa molhar o local manchado com o ingrediente e deixá-lo agindo no tecido durante um dia ou uma noite. Depois é só lavar sua peça normalmente.

Mas, existem restrições: esse truque funciona muito bem com roupas coloridas e as de tecidos naturais, como a lã. No caso das roupas brancas, é melhor usar outro método, já que a peça pode ficar amarelada.

3. Limão

Sabia que dá para remover mancha de desodorante do tecido usando o sumo do limão? Mas essa é uma solução para aquelas manchas recentes, do mesmo dia.

Se esse for o seu caso, basta espremer o limão sobre a mancha e deixar o sumo agindo no tecido de 5 a 10 minutos. Depois disso, basta lavar a peça à mão, de preferência com água morna.

4. Detergente

O detergente que você usa para lavar as louças também pode ajudar em caso de manchas mais resistentes. Para remova a mancha, você só precisa deixar o produto agindo por cerca de 30 minutos sobre a roupa e, então, enxaguá-la.

5. Vodca ou álcool

Essa é uma opção maravilhosa contra as manchas brancas nas roupas escuras. Tudo o que você precisa fazer é despejar a vodca na área manchada e aguardar alguns minutos antes de lavar a peça. Quem já fez, diz que a ação do álcool é praticamente imediata.

Mas, mesmo que a mancha não saiu totalmente na primeira tentativa, não é recomendado que você deixe a vodca no tecido por mais de uma hora.

6. Amônia

Para remover a mancha de desodorante com esse truque, faça uma mistura com proporções iguais de amônia e de água e molhe a parte manchada com ela. Depois de alguns minutos é só enxaguar.

7. Água oxigenada + bicarbonato de sódio + detergente

Essa talvez seja a solução mais potente contra as manchas de desodorante antigas e encrustadas. Para fazê-la em casa, misture 4 colheres de sopa de água oxigenada com 1 colher de chá de detergente e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Então, é só deixar a mistura agir sobre a mancha por algumas horas e, então, lavar a peça como de costume. Se for preciso, aplique o método de novo para que a mancha seja eliminada.

8. Meia

Essa é uma boa opção para quando você se depara com aquela mancha superficial de desodorante na hora de sair, sabe? Aquelas que deixam brancas algumas partes da roupa na hora de vestir a peça?

Uma simples meia limpa pode ajudar você nisso. Basta fazer uma bola com a meia e esfregue a mancha (sem molhar nada) como se fosse um pano de limpeza comum. A mancha vai desaparecer na hora.

E aí, gostou das dicas? Agora, se você quer remover outros tipos de manchas, essa outra matéria pode ser bem útil também: Vanish caseiro: faça seu próprio tira manchas em casa.

Fonte: Incrível