O CEO de uma das primeiras e principais fabricantes de jeans do mundo deu a declaração polêmica durante um evento de sustentabilidade e chocou um pouco as pessoas. Segundo ele, estava usando seu jeans favorito há mais de uma no e a peça “ainda não tinha visto uma máquina de lavar”. Segundo ele, a medida tem várias vantagens, como preservar a integridade da rouba, bem como poupar água.
Você tem ideia de quantas vezes o seu par de jeans preferido já deu uma voltinha na máquina de lavar? Muito provavelmente incontáveis vezes, mas para o CEO da Levi’s isso está errado. Para Chip Bergh, o ideal seria não lavar a calça jeans nenhuma vez, é exatamente isso que ele faz e recomenda a todos os clientes.
Segundo ele, a justificativa para isso é que não tem necessidade de colocar as calças jeans na máquina de lavar. Primeiro porque isso pode danificar o material, que vai perdendo a cor e elasticidade e segundo porque desperdiça muita água.
Falando do ponto de vista microbiológico, a calça pode ser um grande foco de reprodução de fungos e bactérias, como explica a microbiologista Aline Stipp: “Ela é tratada como um tecido grosso, que retém suor principalmente em tempos quentes, como no verão. Sabemos que, para a proliferação de microrganismos, é preciso de um teor de umidade”.
Para o Viva Bem, Aline afirmou que o ideal é deixar que a calça jeans fique de molho em água com sabão por pelo menos 12 horas. Após isso basta seguir o processo tradicional de lavagem, dispensando o uso de produtos especiais.
Contudo, sabemos que no cotidiano ninguém tem tempo para deixar as calças de molho por 12 horas. Então é bem improvável que alguém realmente faça isso. Sendo assim, vale frisar que o sabão tradicional usado na lavagem de roupas já é suficiente para proporcionar uma limpeza eficiente em todas as suas peças, incluindo as calças jeans.