Por que o CEO da Levis recomenda NUNCA lavar calça jeans?

Quantas vezes na vida você já colocou sua calça jeans na máquina de lavar? Há quem diga que você não deveria lavar nunca. Entenda:

Por mais higiênico que você seja, é bem provável que você use a sua calça jeans mais de uma vez antes de lavar não é mesmo? Mas e se você não lavasse nunca? É justamente isso que faz e recomenda o CEO da marca Levi’s, Chip Bergh.

O CEO de uma das primeiras e principais fabricantes de jeans do mundo deu a declaração polêmica durante um evento de sustentabilidade e chocou um pouco as pessoas. Segundo ele, estava usando seu jeans favorito há mais de uma no e a peça “ainda não tinha visto uma máquina de lavar”. Segundo ele, a medida tem várias vantagens, como preservar a integridade da rouba, bem como poupar água. 

No entanto, é claro que essa declaração é um tanto quanto polêmica e considerada anti-higiênica por várias pessoas. Isso porque a lavagem das roupas é muito importante para evitar a proliferação de fungos e bactérias, bem como o mau odor. Então, será que é uma boa seguir o conselho de Bergh?

Por que o CEO da Levi’s diz que não devemos lavar a calça jeans?

Você tem ideia de quantas vezes o seu par de jeans preferido já deu uma voltinha na máquina de lavar? Muito provavelmente incontáveis vezes, mas para o CEO da Levi’s isso está errado. Para Chip Bergh, o ideal seria não lavar a calça jeans nenhuma vez, é exatamente isso que ele faz e recomenda a todos os clientes.

“Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los”, foi claro. “Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de pele, nem nada parecido”, explicou o CEO para a plateia do evento da revista Fortune.

Segundo ele, a justificativa para isso é que não tem necessidade de colocar as calças jeans na máquina de lavar. Primeiro porque isso pode danificar o material, que vai perdendo a cor e elasticidade e segundo porque desperdiça muita água. 

Inclusive, uma pesquisa realizada pela marca em 2008 para avaliar o tempo de vida do produto, a Levi’s descobriu que metade do consumo de água é usado na própria fabricação da peça e a outra metade na casa do cliente, devido as várias lavagens em máquinas de lavar.

“O ponto em que quero chegar é que os consumidores precisam desligar o botão automático de, depois de usar algo, colocar direto na máquina”, afirmou ele.

Será que isso é higiênico?

Como ele mesmo disse, isso soa nojento e nada higiênico. Segundo ele, a solução para eliminar a sujeira e mau cheiro, seria passando um pano eu escovinha molhada e deixando a peça secar ao sol. Mas somente isso é suficiente?

Então, é importante tomar cuidado para evitar a proliferação de fungos e bactérias, além de que a calça jeans pode se tornar um potencial vetor para vírus, como o próprio coronavírus. Tanto que durante a pandemia a recomendação era lavar as roupas logo após o uso, para reduzir as chances da peça abrigar o vírus.

Falando do ponto de vista microbiológico, a calça pode ser um grande foco de reprodução de fungos e bactérias, como explica a microbiologista Aline Stipp ao site Viva Bem: “Ela é tratada como um tecido grosso, que retém suor principalmente em tempos quentes, como no verão. Sabemos que, para a proliferação de microrganismos, é preciso de um teor de umidade”.

Sendo assim, o ideal é lavar as calças regularmente, mesmo que isso contrarie a recomendação de alguns fabricantes. Inclusive, algumas marcas orientam seus clientes que para desinfetar a calça, basta colocar no congelador por 12 horas em um saco e depois deixar secar no sol. No entanto, esse processo não tem eficácia nem comprovação científica.

Como é indicado lavar a calça jeans?

Para o Viva Bem, Aline afirmou que o ideal é deixar que a calça jeans fique de molho em água com sabão por pelo menos 12 horas. Após isso basta seguir o processo tradicional de lavagem, dispensando o uso de produtos especiais. Agora no caso de a peça ter sido usada em locais de muita exposição a agentes, como hospitais, é importante lavar a calça separada das demais roupas.

Contudo, sabemos que no cotidiano ninguém tem tempo para deixar as calças de molho por 12 horas. Então é bem improvável que alguém realmente faça isso. Sendo assim, vale frisar que o sabão tradicional usado na lavagem de roupas já é suficiente para proporcionar uma limpeza eficiente em todas as suas peças, incluindo as calças jeans.

LEIA MAIS:

Calça jeans – História da peça coringa que nunca sai de moda

Como dobrar calça jeans – Passo a passo para dobrar e organizar

Para que servem os botões nos bolsos da calça jeans?

Descubra para que serve o bolso pequeno da calça jeans!

7 modelos de calça jeans e os corpos ideais para cada um

Tipos de calças que toda mulher deveria ter, além da calça jeans

Fontes: Exame O Globo Mulher Viva Bem


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários