Parece uma atitude inocente e até superior, para evitar discussões. No entanto, dar um gelo em alguém e se recusar a dirigir a palavra a essa pessoa se trata de uma forma de abuso emocional.
Quem nunca sofreu com um parceiro ou parceira, ou mesmo com amigos que resolveram lhe dar um gelo? Quem nunca foi ignorado como retalhação a alguma briga ou discussão?
De acordo com especialistas, dar um gelo em qualquer pessoa é errado. Principalmente em uma relação amorosa.
Uma vez que, quase sempre as duas partes compartilham a culpa do embate. Além disso, essa acaba se tornando uma atitude tóxica para o relacionamento. Ela ainda pode ser considerada, mesmo inconsciente, uma maneira de manter o controle do relacionamento.
No entanto, quando isso acontece se fazer de vítima não é melhor solução. Se mostrar incomodado com o silêncio do outro também está longe de ser a resposta.
Terapeutas afirmam que quando alguém resolve dar um gelo em você é preciso recuperar o papel de protagonista da situação. Basicamente, o que você precisa fazer é impulsionar a própria autoestima e a autoconfiança para se tornar imune à chantagem.
Como agir quando alguém resolve dar um gelo em você:
1. Não se faça de vítima
Uma boa maneira de agira, ao notar que seu parceiro vai dar um gelo em você é se mostrando superior à situação. Mostre que o problema está na outra pessoa e não em você.
Frases como “eu sei que você não se sente competente para lidar com isso agora” ou “o que eu posso fazer para ajudar você a dizer o que está sentindo?” são ótimas táticas. Você mostra à pessoa que não se contagiou pela chantagem e ainda ressalta a parcela de culpa que ela tem.
2. Não demonstre desconforto
Um comportamento proibido, por outro lado, é se mostrar incomodado com o silêncio. Não vale reclamar, fazer birra, demonstrar irritação ou fechar a cara.
Isso só indica que a decisão de dar um gelo em você está dando certo e que a outra pessoa está no controle. Ou seja, isso estimula o comportamento abusivo.
3. Não se desculpe
Outra parte importante quando alguém resolve lhe dar um gelo é nunca pedir desculpa. Pelo menos se você não acredita que estava errado.
Mas, calma, esse é um conselho meio arriscado. Use o bom senso e faça um exame detalhado da situação antes de se recusar a pedir desculpas.
Mas, voltando à logica do argumento, é comum que a pessoa pressionada se senta culpada a esse tipo de pressão. Contudo, esse também pode ser um método da outra pessoa se livrar de própria parcela de culpa.
4. Prepare-se para reação exageradas
Estar preparado para uma reação exagerada e raivosa de quem está dando o gelo também é essencial. Especialmente quando ela notar que ignorar você não está surtindo efeito ou quando você a confrontar. Isso é comum devido ao sentimento de negação (da culpa, no caso).
Mas, ajudar o outro a trabalhar esse tipo de reação evita que o rancor intoxique a relação. Então, mantenha a calma e esteja preparado para liderar uma conversa.
Interessante perceber esse tipo de comportamento como forma de dominação, não é verdade? Da próxima vez que você tiver oportunidade de lidar com alguém lhe dando um gelo, nos conta se essa técnica funcionou, ok?
Agora, se você já tentou de tudo e sua relação só tem piorado, acredite, você deveria conferir essa outra matéria: 5 sinais de que o namoro acabou e vocês não perceberam.
Fonte: Vix
Simplesmente voce ira tomar um pé dele, se ele ta te dando um gelo significa que voce está fazendo algo que ele não goste… tentar revidar isso só fara com que ele tenha certeza que voce nao é mais aquilo que ele quer.