Amor

Relacionamentos saudáveis e felizes são resultado dessas 10 atitudes

Não existe fórmula mágica, relacionamentos saudáveis e felizes são uma junção de muito esforço e de companheirismo. Anote as dicas e pratique!

O mais comum em relacionamentos hoje em dia é o deixar entrar na mesmice. Sem inovações, sem aquele toque a mais de carinho. No início tudo é maravilhoso, sem defeitos. Depois é que os defeitos começam a aparecer, as implicâncias, os desentendimentos diários vem.

Até porque, mesmo muitos não entendendo o casal não são a mesma pessoa. Por isso, o normal é ocorrer divergências em algumas situações.

O que não é normal é ter brigas sem necessidades todos os dias. Isso aí já é algo para se repensar. Porém, também é normal para muitos relacionamentos passar por alguns altos e baixos. Entretanto o melhor para se fazer em dias como esse, é manter o diálogo com seu parceiro.

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Mas, vamos falar de coisa boa e complicada ao mesmo tempo. Basicamente, manter relacionamentos felizes e saudáveis é um desafio para quase todos os casais. Porém, não é algo impossível de se fazer.

Visto que, para a ciência dos relacionamentos as lições para os casais, são simples, óbvias e ao mesmo tempo difíceis de ensinar. Foi citado algumas lições para uma melhor qualidade de relacionamentos.

Dentre eles estão, empatia, positividade e também uma forte conexão emocional. Os quais são os principais motores para uma relação mais saudável e feliz.

Confira agora, dicas que podem te ajudar a manter o seu relacionamento mais saudável e feliz por mais tempo.

10 dicas para relacionamentos saudáveis

1. Procure a conexão emocional entre vocês

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Primeiramente, o segredo para manter os relacionamentos cheios de amor, fortes e vibrantes com o passar dos anos é a responsividade emocional.

Essa responsividade, resumindo, tem tudo a ver com entender o que o outro está sentindo através de pequenos sinais. Assim sendo, é a sincronia emocional entre vocês, é o fato de estarem conectados um ao outro.

“O que torna um casal infeliz é quando eles têm uma desconexão emocional e não conseguem se sentir seguros com essa pessoa”, aponta a psicóloga, Sue Johnson de Ottawa.

Ou seja, o criticismo, a rejeição, o afastamento e o ficar na defensiva são atitudes extremamente estressantes. As quais o cérebro interpreta como um sinal de perigo. Por isso, o indicado é se aproximar cada vez mais do seu parceiro.

2. Seja mais positivo

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Good vibes, sempre?

Calma, sabemos que todo mundo tem dias ruins, mas o que não é bom é você vir com negatividade todo dia. Porém, o essencial é ser cinco vezes mais positivo do que negativo

Quando o casal não realiza atividades que criam positividades, gera o afastamento emocional. “Quando isso acontece, as pessoas se sentem como se estivessem cada vez mais distantes até que um nem sequer conheça mais o outro”. Explica Carrie Cole, diretora de pesquisa do Gottman Institute.

“Bons relacionamentos não são apenas mais felizes e bonitos”, afirma Johnson.

“Quando sabemos como curar nossas relações e mantê-las saudáveis, elas nos fazem mais resilientes. Todos esses clichês sobre como o amor nos torna mais fortes não são só clichês, é fisiológico. A conexão com as pessoas que nos amam e nos valorizam é a nossa única rede de segurança na vida”.

3.Relacione mais o seu cérebro com o seu coração

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

“Devo ser mais racional, ou não?”

A antropóloga biologista Helen Fisher, do Kinsey Institute, descobriu a partir de tomografias. Que os três comportamentos expressos em componentes neuroquímicos estão presentes em pessoas que se consideram muito satisfeitas com seu relacionamento.

Dentre eles estão: a prática da empatia, o controle dos próprios sentimentos e a manutenção de uma visão positiva do parceiro.

Em relacionamentos felizes, cada cônjuge procura ter empatia e entender a perspectiva do outro em vez de sempre insistir que está certo. Por isso, é essencial controlar o estresse e as emoções, pois são habilidades que podem ser sintetizadas em conceitos simples.

Contudo, a qualidade dos nossos relacionamentos são o que determinam a nossa qualidade de vida.

4.Compartilhem as tarefas domésticas

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

“Não sou sua empregada”. Isso em alguns relacionamentos é normal de se ouvir. Porém, não é isso que tem que acontecer.

Basicamente, o certo mesmo é vocês dividirem as tarefas domésticas. Como lavar vasilhas, cozinha, varrer a casa, lavar banheiros. Pois, isso são trabalhos para serem divididos, caso não tenha uma outra pessoa para fazer.

5.Elogiem mais um ao outro

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Quem não gosta de ouvir um elogio, não é mesmo? Mulheres então sempre precisam de mais carinhos como esse. Porém, não se engane, os homens também sentem essa necessidade de ouvir palavras legais da sua mulher no dia a dia.

E gente, não custa nada você encher a bola do seu parceiro pelo menos alguma hora não é mesmo. Diga coisas agradáveis, sempre é bom de ouvir.

6.Converse mais com o seu parceiro sobre a vida sexual de vocês

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Vocês devem conversar sobre isso. Isso é primordial para o bem de vocês.

Por mais que muitos achem que o sexo é um prazer momentâneo, isso não é verdade. O sexo é o momento que o casal compartilha suas energias, trocam vibrações.

Basicamente, o sexo vai além do prazer, ele vai mais para uma conexão entre os dois. Então, chega junto com seu parceiro e fale tudo que gosta e o que não gosta. Expõe o que sente falta, tudo. Seja sincera, mesmo sendo complicado.

7. Pensem antes de falar

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Por que cuidado? Porque as palavras as vezes podem machucar, dependendo da tonalidade, e do modo como é falado.

Então antes de julgar, ou falar qualquer coisa que depois você se arrependa, é melhor pensar antes. E caso esteja nervosa, o ideal é se afastar, se acalmar, pra depois vocês conversarem.

O diálogo é essencial, porém deve-se ter o respeito entre os dois. Então cuidado com as palavras.

8.Aventurem-se mais

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Saia um pouco da rotina, explorem mais os lugares da sua cidade, do seu estado ou do mundo todo. Ficar na mesmice todo santo dia cansa.

Contudo, nos finais de semana, vocês podem se aventurar mais, para desestressarem um pouco com seu parceiro. Inove no seu relacionamento.

Até com pouca grana, você consegue se divertir, basta procurar meios.

9.Não afaste dos seus amigos

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Não é porque você casou, que vai deixar os seus amigos de lado, não é mesmo?

Saia para beber com eles, converse besteira, ria sozinha. Relacionamento não é ficar grudado, tem que ter sua independência também. Vá se divertir, faça encontros semanais, ou mensais. Custa nada.

10.Seja mais atencioso

10 dicas para se ter um relacionamento saudável e feliz por mais tempo

Atencioso, no quesito de perceber mais os detalhes da pessoa que está com você. Anote as coisas prediletas dela, perceba a roupa diferente.

Como já foi dito faça elogios. Pois, pequenos detalhes sempre fazem a diferença. Se tem problemas para lembrar de datas, anote, o importante é lembrar. E sempre mostre um carinho a mais pela pessoa amada.

Agora que você já sabe o que é preciso para ter um relacionamento saudável. Desse modo, é só colocar em prática todos os conselhos.

E claro, seja feliz.

Gostou da matéria sobre relacionamentos. Então continue nos acompanhando: 8 erros no relacionamento que você deveria parar de cometer

Fontes: Sempre família, Huff post, Casar é um barato

Imagens: Casar é um barato, Ativo e saudável, Universo curioso, Universa, Veja, Carlos Veiga Jr, A soma de todos os afetos, Claudya Toledo, Psicologia Viva, Blog Angeloni, A nossa vida

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você