Área Pet

Gato miando? O que pode ser? – Tipos de miado, motivos e o que fazer

Gato miando sem motivo aparente? Separamos algumas situações mais comuns que levam os gatos a miarem demais e explicamos o que pode significar cada miado.

Apesar de serem um tipo de animal independente, os gatos também necessitam de cuidados e atenção de nós humanos. Com isso, é muito comum ver o seu gato miando, já que este é um dos principais mecanismos para chamarem a nossa atenção.

Há diferentes tipos de miado, uns mais altos, outros mais baixos. Além disso, existem diversos motivos para que seu gato esteja miado. Por isso, entender e conhecer o seu bichinho é fundamental nestas horas.

Tipos de miado

Gato Miando - Tipos de miado, motivos e soluções para seu gato

Usualmente, existem três tipos de miado que os gatos emitem, cada um para dizer algo diferente. Confira a seguir:

  • Longo e grave: Geralmente significam algum protesto ou reclamação por parte de seu bichado. Gato miando assim pode ser sinal também que ele está afim de briga.
  • Curto e agudo: É uma espécie de “oi”, um cumprimento dos gatos para o dono. Porém, se feito repetidas vezes em um curto espaço de tempo, pode designar felicidade.
  • Tom médio: Miados mais curtos podem significar fome. Porém, se se alongarem muito, o motivo pode ser alguma necessidade do gato, como sede ou que é preciso limpar sua caixa de areia.

Motivos do miado dos gatos

Gato Miando - Tipos de miado, motivos e soluções para seu gato

Listamos alguns dos motivos mais comuns que fazem os gatos miarem. Com isso, você poderá saber o que seu gato está pedindo.

  • Miado de atenção: Miado que eles pedem atenção, principalmente para brincar.
  • Miado de recepção: Se você chega em casa e vê seu gato miando tranquilo, ele está te dando boas vindas.
  • Miado de Stress: Se seu bichano está nervoso, ele pode miar várias vezes. Isso pode acontecer em banhos, por exemplo.
  • Miado de medo: Quando gatos se encontram com medo eles miam eles miam sem parar. Contudo, situações estressantes podem levar a isso, como uma ida ao veterinário.
  • Miado de Cio: Este talvez seja um dos miados mais fáceis de identificar popularmente. Isso porque, quando uma gata se encontra no cio, ela emite miados altos e constantes.
  • Miado de fome: É um dos principais motivos de gato miando. Com isso, os animais miam alto e rápido, como uma tentativa se avisar o humano de alguma necessidade.
  • Miado de dor: Quando estão com dor, os gatos miam excessivamente, sinalizando que há algo de errado.
  • Miado de calor: Se, em um dia quente, seu bichano não parar de miar, pode ter certeza que ele está incomodado. Com isso, encontre algum modo de o refrescar.
  • Miado de ansiedade: Geralmente, este miado aparece quando os gatos ficam muito tempo sozinhos. Porém, o motivo da ansiedade é o fato de eles ouvirem ruídos na casa, mas não encontrarem seus donos.
  • Miado de velhice: É comum que gatos mais velhos miem com mais intensidade. Contudo, isso pode ser um sinal que alguma das ferramentas cognitivas dele possam estar falhando.

Como lidar com o gato miando sem motivo aparente?

Gato Miando - Tipos de miado, motivos e soluções para seu gato

Viver com um gato miando pode ser bastante estressante. Com isso, saber identificar o que ele quer dizer pode ser fundamental. Mesmo com toda a independência que tem, os bichanos sentem falta de seus humanos, principalmente na rotina de brincadeiras e passeios.

Por isso, algumas precauções podem fazer a diferença. Sempre deixe comida e água em abundância para seu bichinho. Porém, a cada vez que ele miar não vá dando toda hora um petisco, pois isso pode o viciar nesta ação.

Se você estiver mudando de casa, seu gato pode ficar muito confuso, então é necessário entender a situação dele. Contudo, além de tudo isso, não dê sempre atenção para o seu gato quando ele miar. Com isso, ele não vai entender que sempre que miar você estará a postos para fazer o que ele quer.

Se você curtiu esta matéria, também vai adorar ler esta: Raças de gato – 10 espécies mais comuns no Brasil.

Fonte: Naturalis, Canal do Pet.

Imagens: Granvitapet, Areia de Gato, Melhores Amigos, Vez da Voz, Pet Lover

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você