Quando o assunto é o inverno não tem meio termo: ou você ama, ou você odeia. Mas, independente de sue relacionamento com a estação mais fria do ano, a verdade é que o inverno pede alguns cuidados especiais. A pele, aliás, é um dos pontos que mais precisam de atenção no frio.
Isso porque mesmo nos lugares em que não costuma fazer muito frio, o inverno brasileiro é caracterizado pela baixa na umidade do ar. É por causa disso que nossa pele tende a ficar mais ressecada. É comum, portanto, que ela tenha menos viçosa e até mesmo que fique mais esbranquiçada no inverno.
Para evitar esses problemas, nosso conselho é que você siga a risca as dicas que preparamos. Basicamente, separamos conselhos importantes para manter a hidratação e a saúde da sua pele, mesmo em baixas temperaturas.
Confira 10 dicas para ficar linda no inverno:
1. Desligue o ar-condicionado
Com o clima frio e mais seco, o ar-condicionado pode ser desligado. Quando exposta a ele por muito tempo, a pele fica ainda mais seca e tende a rachar. Isso acontece porque o aparelho também retira umidade do ambiente.
Se você não tiver opção, tenha sempre à mão hidratantes para o rosto e os lábios. Águas termais também são ótimos investimentos, assim como os hidratantes em spray. No caso desses últimos produtinhos, a vantagem é que podem ser aplicados por cima da maquiagem.
2. Nada de banhos quentes demais e intermináveis
Além de ajudar a economizar água e energia, reduzir o tempo de banho também é um favor que você faz à sua pele. Em temperaturas muito elevadas, a pele tende a ficar ressecada, já que a barreira hidratante natural da epiderme, formada por lipídios e por água, se altera e fica desequilibrada.
3. Não exagere no sabonete
Você deve pegar leve não só no tempo, mas também a intensidade do banho, digamos assim. No inverno, a pele já fica mais ressecada e frágil e a situação só tende a piorar se você a ensaboar demais e se usar bucha de uma forma agressiva.
Prefira sabonetes líquidos neutros, que fazem menos espuma; ou com ingredientes hidratantes para conservar o manto hidrolipídico da pele, como mencionamos no tópico acima.
O ideal é que seu sabonete de inverno também tenha o mesmo pH da pele, em torno de 5.5 (e não superior a 7). Se o pH do produto for muito maior, isso significa que ele é mais alcalino e que contribui para o ressecamento da pele.
4. Hidrate os cabelos
Assim como sua pele, seus cabelos tendem a ficar mais ressecados em temperaturas extremas. É por isso que o inverno e a água quente também podem ressecá-los, assim como chapinhas e secadores de cabelo.
Evitar o famoso banho quente é uma forma de conservar a oleosidade natural do couro cabeludo, que lubrifica naturalmente os fios. Usar xampu e condicionar específicos para seu tipo de cabelo e aplicar máscaras de hidratação semanalmente também são grandes segredos para manter o cabelo bonito no frio.
5. Não se descuide das unhas
Não adianta nada fazer a manicure todas as semanas se você não tiver um cuidado especial com a cutícula durante o inverno. Isso porque essa região em volta das unhas tende a ficar mais ressecada e mais sensível nessa época do ano e precisa de muita hidratação.
Além disso, o ideal é evitar contato com água quente, usar luvas na hora de mexer com produtos químicos (como os de limpeza) e preferir removedores de esmalte sem acetona, com componentes oleosos.
6. Beba bastante água, mesmo no inverno
Quando a temperatura fica mais amena, é comum que a gente sinta menos sede e que reduza o consumo de água. Mas isso é um grande erro! No inverno, pele, cabelo e unhas ficam mais ressecados e a ingestão de líquidos vai ajudar a equilibrar esse problema.
Se estiver muito frio para tomar a água ao natural, aposte nos chás naturais ou de frutas, mas sempre sem açúcar. Afinal, você quer se hidratar, não engordar ou conseguir uma diabete, não é mesmo?
7. Nada de se descuidar do filtro solar
Não é porque o sol não está fazendo você suar que os raios UV não estão presentes. Mesmo em dias frios e nublados é preciso caprichar no protetor solar antes de sair de casa.
8. Hidrate os pés
Uma das partes de nosso corpo que mais sofre com o inverno são nossos pés. Ou você vai dizer que eles não ficam ressecados e até racham quando o clima fica seco e/ou frio?
Aposte em hidratantes potentes diariamente. Se, mesmo assim, as rachaduras aparecerem, use cremes para assaduras, do tipo usado nos bebês. A dica é aplicar o produto e envolver os pés em plástico filme na hora de ir para a cama, pelo menos duas vezes por semana.
9. Abuse dos tratamentos dermatológicos
Quem entende do assunto afirma que o inverno é a melhor época do ano para investir em tratamentos dermatológicos, especialmente os rejuvenescedores. Bons exemplos do que escolher são peelings químico ou de cristal, lasers fracionados ablativos e não-ablativos, luz pulsada para clarear manchas, entre outros.
Nessa época, em que a pele não está bronzeada, também é uma boa em fazer aquela depilação a laser que você vinha adiando.
10. Escolha os cosméticos certos
Cosméticos a base de ureia, alantoína, glicerina, ceramidas e pantenol são os melhores na hora da hidratação do corpo. O correto é que aplicação seja diária, depois do banho, ainda com a pele meio úmida.
Conforme especialistas, isso facilita a entrada dos ativos na derme, já que os poros ficam mais dilatados. Aproveite esse momento, aliás, para dar uma atenção especial para as regiões naturalmente mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e calcanhares.
Com relação à hidratação do rosto, os melhores produtos são os enriquecidos com ácido hialurônico e antioxidantes. Se você tiver pele oleosa, aposte nos mesmos ingredientes, mas prefira fórmulas livres de óleo e hidratantes em sérum.
E aí, gostou das dicas? Se você colocá-las em prática, com certeza, a qualidade de sua pele vai muito melhor nesse inverno.
Agora, falando em cuidados especiais com o tempo frio, essa outra dica pode ajudar bastante na hora de escolher os looks dessa época do ano: 5 formas elegantes de usar calça legging no inverno.
Fonte: Revista Cabelos&Cia