Todo mundo que não tem experiência com química e decide pintar os cabelos acha que tudo é muito fácil. Aliás, a maior parte da mulherada acha que tudo o que se precisa fazer é ir até a farmácia e escolher uma cor adequada.
Mas, ao contrário do que todo imagina, o problema é bem maior. A cor e a marca da tinta são apenas a ponta o iceberg e se você não descobrir isso antes de pintar os cabelos os resultados podem não ser nada agradáveis.
Isso porque pintar o cabelo, embora não pareça, se trata de uma agressão aos fios e todo o procedimento precisa ocorrer do jeito indicado pelo fabricante, ou os cabelos pode ficar danificados, quebradiços e o pior, manchados. Por outro lado, não adianta nada ler as instruções da bula e não preparar os fios para receber a tintura, sabia?
Até porque cabelos secos, enfraquecidos, necessitando de nutrientes e assim por diante não aceitam a coloração. A mesma coisa vale também para os cabelos com químicas agressivas, como você vai conferir na lista abaixo, dentre outros detalhes.
Confira 5 coisas que você precisa fazer antes de pintar os cabelos:
1. Saúde dos fios
Antes de pintar os cabelos é preciso agir com a cabeça e não com a emoção. Uma avaliação franca sobre a saúde de seus fios precisa ser feita para não piorar o estado deles.
Se seu cabelo estiver poroso, sem vida, seco ou precisando de nutrientes, adie a transformação. Há sempre o risco dos fios não pigmentarem corretamente se não estiverem em bom estado.
2. Hidratação
Não se deve descuidar da hidratação dos fios antes de pintar os cabelos e mesmo depois de tingi-los. Prefira produtos enriquecidos com manteiga de karité, óleo de argan e outros hidratantes naturais. Até mesmo o óleo de coco é uma boa solução.
Faça o procedimento pelo menos uma vez por semana, para garantir que os fios estejam fortes e bonitos.
3. Não misture químicas
Se tiver em mente fazer mais de um procedimento químico nos fios, o conselho é para que você repense. O ideal é que você escolha o que prefere fazer, se pintar os cabelos ou fazer uma progressiva, por exemplo.
Mas, se você não conseguir optar, escolha fazer a pintura antes. Depois de químicas mais agressivas, como as que alisam os fios, os cabelos têm chances maiores de ficarem danificados, além da tintura e do descolorante não conseguirem alterar a pigmentação dos fios.
4. Fique de olho nas instruções
Sabia que tinturas de cabelo têm instruções? Antes de começar a usar o produto e a pintar os cabelos, o ideal é que você leia as instruções e faça tudo exatamente como manda o fabricante. Isso garante os resultados esperados e evita acidentes.
5. Escolha um profissional experiente
Pode não parecer, mas o jeito de aplicar a tintura muda muito a forma como a cor do cabelo vai ficar. Por isso, tire um tempo para pesquisar profissionais que sejam bom nesse segmento. Isso evita qualquer tipo de imprevisto e problemas com a coloração.
E aí, anotou direitinho tudo o que precisa fazer? Agora, se a intenção for ficar loira, você, definitivamente, precisa conferir esta outra matéria: 24 coisas que você precisa saber se quer cabelos loiros.
Fonte: Vix