Beleza

Entenda a numeração das tintas e a tabela de cores de cabelo

Um dos maiores desafios para quem quer pintar o cabelo é entender como funciona a numeração das tintas, por isso esse guia vai te ajudar.

Para quem tem o costume ou pretende começar a tingir os cabelos, um dos grandes desafios é entender a numeração das tintas de cabelo.

No entanto, algo que parece muito complexo, é na verdade bem simples. O importante é saber identificar os números antes e depois do ponto na embalagem da tinta e então conferir o que cada um representa. 

Sendo assim, para saber qual a melhor coloração para o seu cabelo, é muito importante conhecer os tons, nuances e reflexos para obter o resultado desejado. Não importa a cor, preto, castanho, loiro ou colorido fantasia, todos eles utilizam do mesmo padrão de numeração que vamos aprender a seguir.

Numeração das tintas de cabelo: entendendo a tabela de cores

Então, como entender os números das tintas de cabelo? Para isso você precisa entender e conhecer sobre tom e nuances.

Cor ou tom

Sobre a numeração das tintas de cabelo, o primeiro número nas caixinhas ou paletas, o que vem antes do ponto, está sempre ligado à cor-base de tintura, também conhecida pelo termo “altura do tom”. Esse número é fundamental para escolher a cor exata para usar no cabelo claro ou escuro.

O tom das tinturas, são estabelecidos por um escala internacional, que vão, basicamente, do preto azulado ao loiro claríssimo, indo do mais escuro para o mais claro. Confira a seguir como é a tabela de cores.

1 – Preto azulado
2 – Preto
3 – Castanho escuro
4 – Castanho médio
5 – Castanho claro
6 – Louro escuro
7- Louro médio
8 – Louro claro
9 – Louro muito claro
10 – Louro claríssimo
11 – Louro ultra claro
12 – Louro ultra claríssimo

O preto é a cor com menos tons, apenas o preto azulado 1 e o preto natural 2. Seguindo pelos tons de cores, o castanho conta com três números, começando do castanho escuro, passando pelo médio e chegando no claro. E por fim, os tons de loiro, que caracterizam o maior número de cores, totalizando 6 em toda a tabela, começando pelo ouro escuro e indo até o louro ultra claríssimo.

Nuance ou reflexo

Agora que você já entendeu o que se refere o primeiro número da numeração das tintas de cabelo, é hora de conhecer o que significa o número depois do ponto. Esse segundo número se refere Às nuances ou reflexos que estão combinados à cor ou tom escolhidos, que são as cores-base da tintura.

De forma geral, para você entender melhor essa parte, os reflexos são, basicamente, as cores que mais se destacam no sol. Sendo assim, as nuances ou reflexos são fundamentais para criar as diversas cores existentes de tinturas, desde as cores mais tradicionais até as cores fantasias.

1 – Reflexo cinza
2 – Reflexo irisado ou mate
3 – Reflexo dourado
4 – Reflexo acobreado
5 – Reflexo acaju
6 – Reflexo vermelho
7 – Reflexo marrom ou chocolate
8 – Reflexo azul

Sendo assim, o primeiro numeral depois do ponto é referente aos reflexos primários da tinta. Olha um exemplo, uma tinta de tom 4, com uma nuance 4, formando a numeração 4.4 consiste em uma tintura de castanho médio acobreado. Deu para entender?

O que significa um segundo número depois do ponto?

Nesse caso, o segundo número após o ponto na tintura significa que a mistura tem uma cor a mais. Ou seja, o primeiro número será o tom, o segundo número será a cor de reflexo primária e o terceiro número será a cor de reflexo secundária. 

Vamos a outro exemplo, a coloração 5.74. O número 5 é referente ao tom castanho claro, e os números 7 e 4 são referentes ao reflexo, que nesse caso são marrom (7) e acobreado (4). Sendo assim, o marrom é a cor primária e o acobreado é a cor secundária nessa tintura. 

Contudo, existem casos em que o segundo número depois do ponto é 0. Nesses casos, o 0 indica que não tem nenhuma nuance ou reflexo nessa tinta, caracterizando uma cor pura. 

O que significa quando o número da nuance se repete?

Nesse caso, significa que o reflexo é intenso. Por exemplo, a coloração 7.44 Ruivo Acobreado. Sendo assim, é um tom de loiro de louro médio com reflexo acobreado muito intenso. Aliás, essa coloração é ideal para quem busca um ruivo bem marcante.

Além de repetir, o número depois do ponto também pode ser triplo, como é o caso do Louro Ultra Platinado 12.111 que conta com reflexos ainda mais marcantes e intensos. 

Quanto maior o número da tinta mais claro fica?

Sim, como vimos até aqui, o primeiro número da tinta se refere a altura do tom da cor. Então, na tabela de cores, quanto maior o número, mais claro vai ser a cor. Da mesma forma, quanto menor o número mais escura será a cor.

Lembrando que a tabela começa com o preto azulado (1) a cor mais escura e termina no louro ultra claríssimo, o tom mais claro de todos.

LEIA MAIS: 

Fontes: Fique Diva Karen Bachini

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

4.5 2 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Crica
Crica
15 de junho de 2022 13:47

Muitíssimo obrigada!!


Escolhidas para você