Beleza

11 dicas de como você pode pintar o cabelo em casa e economizar

Cansou de gastar aquela fortuna no salão, e agora quer pintar o cabelo só dentro de casa? Pois, é exatamente isso que vamos ensinar.

Se você já cansou de gastar rios de dinheiros todo mês com um salão de beleza diferente, vem que hoje iremos te mostrar 11 dicas de como pintar o cabelo em casa e economizar, sem deixá-los danificados.

Primeiramente, é importante destacar que se você vai pintar o cabelo em casa, você então irá precisar de luvas, para não manchar suas mãos.

Além disso, você vai precisar de um pincel específico para cabelos e uma vasilha que possa colocar a tintura dentro. Sem isso, você poderá fazer uma bagunça, além de correr riscos de danificar o seu cabelo, e até mesmo sua casa.

No entanto, se você quer um resultado maravilhoso para o seu cabelo, pode vir com a gente. Mas, siga todas as dicas, que assim será sucesso.

11 dicas para você pintar o cabelo em casa

1. Use roupas velhas para não se sujar

Fonte: Juro mano – Twitter

Antes de tudo, é essencial a leitura das instruções de cada embalagem, pois cada tintura e tonalizante são diferentes.

Como nos salões de beleza estamos protegidos pelas capas protetoras que os cabeleireiros utilizam, em casa precisamos de cuidado redobrado para não fazer uma bagunça.

Por isso, na hora de pintar suas madeixas, use sempre roupas velhas, que não se importe de sujar. Desse jeito, caso aconteça alguma sujeira, principalmente se você tiver cabelos longos, a tintura não irá manchar sua pele, e sim somente as roupas.

2. Teste de mecha ou sensibilidade

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Primeiramente, é essencial que você faça um teste no seu cabelo antes de aplicar tudo de uma vez, pois primeiro você precisa descobrir se terá alguma irritação ou alergia com a tinta. Esse é o chamado teste de mecha, que você também encontra nas embalagens de tintas e tonalizantes.

Em vista disso, indicamos que você pinte um pedaço do cabelo de trás da orelha, na nuca ou na parte interna do antebraço. Logo depois, aguarde alguns minutos para ver qual será o resultado. Caso você perceba algum tipo de anormalidade ou alergia, o indicado é não usar essa tinta e procurar por um especialista, que saiba melhor o que fazer. Se não houver nenhuma alergia, você saberá que é seguro utilizar esse produto.

3. A quantidade de produto ideal

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Já pensou você começar a pintar o seu cabelo, e a tinta acabar na metade do processo? Pois é, seria um total desastre.

Então, para evitar que isso ocorra, recomendamos que você compre o tanto ideal de tinta para o seu cabelo. Por exemplo, se o seu cabelo for curto, uma caixa já será suficiente, agora se o seu cabelo for longo, você pode consumir de 2 a 3 caixinhas.

Você também precisa observar a quantidade de cabelo que você deseja pintar. Se você é do tipo que tem um cabelo volumoso, é melhor se prevenir e já comprar um tanto a mais. Até porque, nesse caso é melhor sobrar do que faltar, não é mesmo?

4. Preciso lavar o cabelo antes de pintar?

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Basicamente, nessa dica, é importante deixar os cabelos sujos. Se você é agoniada, e gostar de lavar o cabelo todo dia, vai ter que se segurar pelo menos um dia, pelo menos se você for aplicar tinta.

Então, se você for usar tinta é indicado ficar pelo menos 24 horas sem lavar o cabelo. Isso porque a oleosidade natural do cabelo protege o couro cabeludo da química. Agora se você utilizar tonalizantes, o ideal é pintar com os cabelos limpos pois assim o resultado final ficará melhor.

Agora uma dica extra pra você: independente de qual processo for, é recomendado antes de você iniciar, molhar os cabelos para que assim fique mais fácil de espalhar o produto.

5. Como pintar o cabelo em casa sem manchas

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Agora, imagina aqui com a gente. Pensa você pintar o cabelo de preto azulado, manchar a testa sem querer e aquela tinta  não sair. E se não sair você ainda vai ter que ficar com ela na sua testa por uns 3 dias. Já pensou que horror seria?

Então para que isso não aconteça, indicamos você passar um creme hidratante, ou um gel de cabelo no contorno do rosto, no caso na testa e nas orelhas, antes de começar a aplicação. Isso evitará que sua pele fique manchada pela coloração, mas é importante também a utilização do pincel para tintura e que você tome muito cuidado para evitar que a tinta entre em contato com lugares indesejados.

6. Hora da aplicação!

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Agora vai ser a hora do “vamos ver”, hora de aplicar.

Basicamente, esse momento exige concentração e cuidado. Primeiramente, é indicado você dividir o seu cabelo em 4 partes (da testa à nuca e de orelha a orelha) para que assim o processo fique mais fácil e melhor pintado. Até porque, você quer arrasar como um profissional de coloração, não é mesmo?

Em vista disso, aplique primeiro a tinta no comprimento e nas pontas, sempre em mechas finas para melhor cobertura de cada fio. Logo em seguida, espalhe bem a tinta para ela ficar uniforme. Só depois aplique na raiz, que também é recomendado que seja em mechas finas. Por conta da temperatura, o ideal é que você comece a aplicação pela parte de trás dos cabelos, onde o processo de ação do produto é mais lento. Depois, vá seguindo para a testa e as partes da frente da cabeça, onde é mais quente e o processo de coloração vai mais rápido.

Além disso, quando aplicar na raiz, massageie um pouco o couro cabeludo com as pontas dos dedos para melhor distribuição da tintura.

7. Para uma cor uniforme, siga as instruções!

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Essa dica já é para te aconselhar a seguir as instruções do fabricante da tinta. Não seja teimosa e nem vá inventar de qualquer forma, porque pode ficar desigual e falhado no final. Entretanto, para que a cor dos fios fique bonita e uniforme siga as recomendações do fabricante,  inclusive o tempo de cobertura.

É de muita importância ficar de olho no relógio para que a tinta não ultrapasse o tempo de aplicação. Caso isso aconteça, a coloração pode resultar em um tom indesejado ou falhado no final. O tempo médio das tinturas permanentes permanecerem no cabelo é de 35 a 40 minutos. Já os tonalizantes levam menos tempo, ficando no cabelo por 20 a 25 minutos.

Além disso, para que a cor fique uniforme e por igual, não prenda os cabelos enquanto espera! Isso pode fazer com que parte do produto seja retirado dos cabelos, e enquanto algumas partes dos cabelos irão permanecer com produto, outras irão ficar sem e por fim não irão tingir por inteiro.

8. Logo após a aplicação

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Se você é do time que só toma banho em água pelando de quente, esse não será o seu momento. Pois, nós da Área de Mulher sentimos em te informar mas, a água quente nos cabelos podem fazer com que eles desbotem com mais facilidade. Além disso, é recomendado a utilização de shampoos e condicionadores próprios para pós-química. O segredo é enxaguar com água em abundância, mas de olho na temperatura.

Outra coisa, que não é recomendado é secar os cabelos com secador. O que indicamos fazer após é uma hidratação com uma máscara de tratamento mais potente, podendo serem realizadas também hidratações caseiras que ajudem na recuperação do cabelo pós-química.

9. No dia a dia, seja cuidadosa

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Se você quer pintar o cabelo, então você vai ter que cuidar com carinho pois, cabelos tingidos precisam de um cuidado redobrado. Então se você quer que a cor dure mais, para que você não precise fazer manutenções com frequência, siga nossas dicas.

Primeiramente, indicamos que você invista em produtos específicos e também evite exposição solar direta nos fios. Para te explicar melhor, os produtos específicos contam com filtro solar capilar, o qual irá proteger a cor dos danos externos do seu cabelo.

10. Depois de pintar, é hora de hidratar os fios

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

Como já falamos lá em cima, hidratar o cabelo após a coloração é ideal. Até porque uma hidrataçãozinha no cabelo nunca é demais, né mulheres?

Por isso, sem lerdezas e vá aproveitar aquele dia que você está mais tranquila e faça aquela hidratação nos seus cabelos. Para então você dar mais brilho, mais vida e fortalecer mais o seu cabelo. Além de que a hidratação ajuda na reposição de nutrientes perdidos. A hidratação pode ser feita com produtos específicos ou caseiros, com uma certa frequência. O ideal é seguir um cronograma capilar toda semana.

11. Escolha a coloração de acordo com o seu tom de pele

Quer pintar o cabelo em casa? Então vem que temos 10 dicas pra você

De modo geral, o medo de quase todas as meninas antes de pintar o cabelo, é se aquela cor vai realmente combinar com a tonalidade da sua pele ou não. Por isso, iremos tentar te ajudar a se decidir melhor.

No entanto, se você procura por um resultado mais natural, é melhor você optar por colorações que são dois tons mais claras ou mais escuras que a cor natural dos seus fios. Pois, estas irão conversar melhor com a sua cor.

Outra dica para você que não sabe identificar qual é a tonalidade da sua pele: use as cores das bijuterias como exemplo, e veja qual fica melhor em você. Ou seja, se você se identifica mais com dourado, você então combinará mais com tons quentes, como os vermelhos e loiros dourados. Agora se, você fica melhor com joias prateadas, é melhor apostar nos tons acinzentados.

E aí, o que achou das dicas? Está preparada para pintar o cabelo na sua casa?

Vem, que o Área de Mulher separou mais novidades para você: Cores de cabelo: 75 fotos de tendências para te inspirar a mudar o visual

Fontes: Fiquei diva, Ana Maria Braga

Imagens: Ana Maria Braga, Vix, Vila mulher, Universa, M de Mulher, Mulher sempre linda, Site de beleza e moda, Fina e rica, Blog lmgomes, Juro Mano – Twitter

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

4.5 2 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você