Que atire a primeira pedra quem NUNCA pediu água com gás, ao invés de refrigerante, durante a dieta! Embora muita gente diga por aí que essa também é uma péssima opção para o organismo, a verdade é que água com gás, gelo e limão, gelo e hortelã, gelo e laranja, gelo e morango e qualquer outra combinação enganam muito bem o paladar de quem sofre por abrir mão do refrigerante, não é mesmo?
Mas, afinal de contas, consumir água com gás é tão ruim quanto consumir refrigerante? Será que os dois têm o mesmo efeito no organismo?
Bom, a resposta, segundo os especialistas, é bem relativa. Conforme dizem, água com gás não deve substituir, de forma alguma, o consumo de água normal e filtrada ao longo do dia.
Água com gás x refrigerantes
No entanto, se comparada ao refrigerante, e até mesmo aos sucos, a água com gás se torna inofensiva e o que é melhor: não tem calorias. Mas, preste atenção, estamos falando sobre água com gás, não de bebidas gaseificadas, com sabores e outros ingredientes comuns aos refrigerantes, como açúcar, sódio e conservantes.
No caso de todas essas bebidas gaseificadas que a maioria das pessoas consomem indiscriminadamente, além do inchaço (devido ao excesso de sódio) e das celulites, um dos grandes prejuízos para a saúde é o desgaste do esmalte dos dentes. Isso acontece porque o pH dos refrigerantes e similares, ou seja, a acidez; é baixo e, por isso causa prejuízos à camada mais superficial dos dentes.
Na água, embora existam acidez e gás, o pH gira em torno de 5. De acordo com o Journal of the American Dental Association, essa acidez não é baixa o suficiente para desgastar os dentes.
E a celulite?
Já, com relação à flacidez e à celulite a água com gás está absolvida desse crime. Isso porque não é o gás o verdadeiro vilão, como você já conferiu aqui. A enorme quantidade de açúcar e de sódio dos refris é que complicam a aparência e a rigidez de suas coxas, bumbum, braços, barriga e assim por diante.
E, por falar em coisas que fazem mal à saúde, confira ainda: A quantidade de açúcar nos alimentos vai impressionar você.
Fonte: M de Mulher