Existem várias ondulações e texturas de cabelos, do crespo ao liso, dos frios grossos ao finos. Assim como existem vários tipos de fios, existe também várias formas de cuidar dos cabelos. Hoje nós vamos dar algumas dicas às mulheres que tem cabelo ondulado, que nem sempre conseguem que eles assumam a forma desejada.
Como assim não assume uma forma? Isso porque o cabelo ondulado não enrola o suficiente para cachear instantaneamente. E também não é liso a ponto de não precisar ser chapado. Muitas mulheres se frustam com isso e não sabem a melhor forma adequada de cuidar dos fios.
Portanto é preciso ter paciência e conhecer algumas técnicas que vão te deixar em paz com seus cabelos. Não existe isso de cabelo ruim, você apenas não sabe como cuidar de forma adequada. Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre a finalização, mas é isso que vai garantir um cabelo bonito e com forma!
Existem várias finalizações e cada uma é indicada para um tipo de cabelo. Os cabelos cacheados não precisam usar técnicas como o dedoliss por exemplo, que formam os cachos um a um. Essa finalização é mais indicada para pessoas de cabelo ondulado e que tem mais dificuldade quando o assunto é definição.
Como dar forma ao cabelo ondulado
Como já te dissemos, as finalizações são a chave para conseguir cachos mais definidos. Geralmente as mulheres de cabelos cacheados e lisos são as que mais usam as técnicas, mas você que tem cabelo ondulado também pode usar!
Sabe a técnica que falamos acima? O dedoliss? É bem simples e você só vai precisar do seu dedo e de um pouco de creme. É importante aplicar algum creme indicado para cabelos cacheados ou ondulados, aqueles de curvatura 2A, B ou C e 3A.
É importante escolher cremes não muito densos, já que esses podem pesar no seu cabelo. Procure cremes mais emolientes e que ajudarão a definir o cacho, sem pesar
Como fazer o dedoliss?
Para fazer o dedoliss você deve repartir o cabelo e ir passando o creme por partes. Essa técnica também é conhecida como fitagem, mas além de separar o cabelo em fita, você vai pegar cada uma das fitas e enrolar com o dedo.
Você não precisa fazer isso com fitas finas, senão o processo será muito demorado. Por isso pegue mechas mais grossas e enrole no dedo, faça por todo o cabelo.
Quando o cabelo secar, pode ser que os cachos fiquem muito grandes, daí você só precisa desmanchar com cuidado. Use um óleo para auxiliar nessa parte.
Para dar ainda mais definição aos fios seque-os com um difusor. Dessa forma o próprio movimento de secagem vai cooperar para que o cacho se forme.
Cabelo ondulado sem trabalho
Agora se você não tem paciência para finalizar, fazer fitagem e muito menos dedoliss. Existe uma outra forma de deixar seus cabelos ondulado sem tanto trabalho. No entanto, precisamos dizer que com essa técnica o resultado é diferente, deixa um aspecto mais bagunçado e descolado e tudo se consiste em um coque!
Depois de lavar os cabelos, passe o creme conforme te indicamos acima. Que ajude o cabelo a formar os cachos e que não deixe com aspecto pesado.
Deixe o cabelo secar naturalmente e quando eles estiverem de úmidos para seco, separe o cabelo ao meio. Em seguida faça dois coques, um de cada lado da cabeça. Se necessário, os prenda com o auxílio de grampos.
Espere o cabelo secar assim e então desmanche os coques. Se quiser mais volume, basta ir passando as mãos pelos fios, desfazendo os cachos. O resultado será um cabelo ondulado e despojado.
Gostou dessa matéria? Então não deixe de conferir: Hidratação, nutrição e reconstrução: de qual seu cabelo precisa?
Fonte: Beleza Extraordinária.
Imagens: Pinterest, Tô de Cacho, Tô de Cacho, Blog dos Cabelos, YouTube.