Beleza

Cabelos pretos: tudo que você precisa saber sobre a coloração!

Impactante, misterioso, moderno e ao mesmo tempo clássico, o cabelo preto tem o poder de proporcionar um ar intenso ao visual.

Impactante, misterioso, moderno e ao mesmo tempo clássico, o cabelo preto pode proporcionar um ar intenso ao visual. Além disso, a coloração preta é mais simples de cuidar do que as outras e, ao contrário do que muitos pensam, é uma cor muito versátil e que nunca sai de moda. 

Diferente de cores como o ruivo e o loiro, a coloração preta desbota muito menos e, por isso, mantém o brilho por mais tempo. Além do fato de que o cabelo preto reflete muito mais a luminosidade, o que não costuma ocorrer em cores de cabelo mais claras, que podem aparentar um aspecto opaco.

No entanto, para que o cabelo preto fique sempre com esse aspecto saudável e sedoso, é importante manter uma rotina de cuidados e produtos específicos para esse tipo de cabelo. Mas, outra das vantagens do cabelo preto, é que a maioria desses cuidados são muito simples. Procure, por exemplo, shampoos com filtro UV e proteção antioxidante, que irão manter a intensidade e o brilho da cor. 

Vantagens do cabelo preto

Como foi dito anteriormente, o cabelo preto exige uma rotina mais simples de cuidado do que os cabelos com outras colorações e pode cair bem em qualquer estilo. Além disso, por ter reflexos de diferentes cores, fica bem em qualquer tipo de pele. Conheça então mais algumas vantagens que talvez te convençam de vez a adotar madeixas escuras. 

1 – Combina com vários tons de pele

Por ter várias cores de reflexo na sua fórmula, é possível combinar o cabelo preto com qualquer tom de pele. A luz solar realça esses reflexos, que pode ser cinza, azulado e roxo. Você pode combinar esses reflexos com seu subtom de pele e, assim, deixar o visual mais harmonioso.

Basicamente, para descobrir se seu subtom de pele é frio ou quente, você deve comparar a cor das suas veias do seu pulso: se forem azuladas, isso significa que seu subtom de pele é frio e tem o fundo rosado; se as veias forem esverdeadas, seu subtom é quente e o fundo mais amarelado.

Dessa forma, o preto azulado é o recomendável tanto para subtons de pele quentes como os frios, pois é capaz de complementar bem os dois tipos de pele. Além disso, o preto azulado é a coloração que melhor combina com pele mais pálidas. Todavia, pessoas com a pele branca ou olheiras mais acentuadas podem apostar também em um cabelo preto com luzes, isso irá ajudar a não pesar o visual.

Já pele morenas e negras combinam com qualquer tipo de tom de preto, do natural à coloração com reflexos. A cor preta nos cabelos com esses tons de pele criam um ótimo contraste e deixam o visual super equilibrado.

2 – Mudança radical no visual

Se você se cansou da sua aparência e quer dar uma grande mudança ao seu visual, tingir os cabelos de preto pode ser uma ótima ideia. Mesmo para quem já tem cabelos escuros, a mudança para o cabelo preto vai dar um ar de mais atitude e intensidade à nova aparência.  Se seus fios são claros então, será uma grande mudança.

Além disso, fazer mexas ou luzes usando cores ousadas como azul, rosa, roxo podem cuidar muito. Assim, você pode usar bastante a criatividade e aproveitar as facilidades no cuidado do cabelo preto.

3 – Essa coloração causa menos danos ao cabelo

Descolorir os fios é um processo que pode causar muitos danos às fibras do cabelo. Por isso, a coloração preta é ideal para quem já está com os cabelos danificados ou não quer maltratá-los tanto na mudança de cor.

Isso porque a coloração preta geralmente não possui, ou possui em pequena quantidade, a amônia. Essa substância é responsável por abrir as cutículas do cabelo, o que costuma deixas os fios bastante sensibilizados.

Cuidados com o cabelo preto

Já sabemos que o cabelo preto apresenta várias vantagens, no entanto, para deixar as madeixas escuras saudáveis, é necessário tomar alguns cuidados no dia-a-dia. É verdade que esse tipo de cabelo reflete mais a luz do que os outros e por isso mantém sempre um brilho natural. Entretanto, assim como as outras cores de cabelo, sem hidratação e os cuidados necessários, o cabelo preto também pode acabar ficando opaco e sem vida.

1 – Atenção com a luz do sol e o excesso de calor

Assim como ocorre com outras cores de cabelo, o cabelo preto pode desbotar se não receber proteção contra luz solar. Dessa forma, a coloração pode assumir um aspecto avermelhado ou alaranjado com o tempo, por isso busque blindar os fios pretos no cotidiano com óleos, cremes e sprays que preservem o pigmento da tintura.

Produtos como o kit da linha Loreal Profissional Solar, que tem proteção UV; a linha Pretos Luminosos, da Seda; ou ainda o protetor térmico Cuide-se Bem, da marca O Boticário, são ótimas opções de proteção contra raios solares para cabelos pretos no dia-a-dia e também contra o calor da chapinha, secador e babyliss, que pode ressecá-los.

2 – Escolha a tintura com cuidado

Geralmente, o nível de amônia das tinturas pretas é quase nulo, por isso agride menos os cabelos que outras fórmulas. No entanto, os cuidados devem começar já na coloração. Por isso, prefira colorações que contenham óleo vegetal, assim manterá os fios hidratados e não ressecará tanto. Ademais, observe as instruções da coloração com cuidado, pois utilizar uma quantidade errada de tintura pode manchar os cabelos.

Além disso, assim como toda coloração, o cabelo tingido de preto precisa ser retocado. Então, fique atento ao crescimento dos fios para fazer o retoque assim que a raiz natural aparecer. Recomenda-se que o retoque seja feito a cada 20 dias em cabelo com cor mais claras, como loiro ou castanho médio ou claro. Já se a cor do seu natural cabelo for castanho escuro, o retoque pode ser feito a cada 45 dias.

3 – Umectação no cabelo preto

A umectação é feita com óleo capilar e uma ótima alternativa para manter o brilho dos cabelos. Essa técnica que pode ser feita em casa é muito simples e age hidratando os fios secos. Basicamente, aplique um óleo capilar no cabelo, distribuindo bem entre nas mechas. Evite aplicar na raiz para não deixar o couro cabeludo oleoso, com excessão de cabelos crespos ou cacheados. Em seguida é só deixar agir por 2 ou 3 horas ou a noite, enquanto dorme. Depois é só remover com água ou condicionador.

Lembre-se também de utilizar água fria na hora da lavagem, pois vai auxiliar na saúde dos fios. A água quente pode acelerar o ressecamento do cabelo e aumentar a produção de oleosidade da raiz capilar. Se você preferir lavar com água morna, finalizar o enxágue com água fria é uma boa ideia.

4 – Invista no banho de brilho

Para manter a cor dos cabelos pretos sempre viva, é fundamental adicionar o banho de brilho na rotina de cuidados capilares. No entanto, o banho de brilho pode ser feito com maior espaço de tempo entre um procedimento e outro, pois inclui tintura no processo.

Além disso, existem opções mais simples de banho de brilho e que podem ser realizadas em casa. Por isso, trouxemos uma receita que não inclua tintura e nem tonalizante e que é muito fácil de ser feita. Acompanhe a seguir.

Ingredientes:

-Mel

-Bepantol líquido

-Máscara de hidratação preta

Como fazer:

Misture todos os ingredientes e se atente para utilizar uma quantidade ideal para o tamanho do seu cabelo. Lave os cabelos normalmente com shampoo e retire o excesso de água. Em seguida, aplique bem a mistura em todo o cabelo e deixe por 40 minutos. Utilizar uma touca pode melhorar o processo. Por fim, lave o cabelo com água fria e use o condicionar para ajudar a remover a mistura.

Inspirações para cabelo preto

Dicas de Mulher
Desvendando Segredos
Pinterest
Cabelo preto - Vantagens, curiosidades + inspirações
Dicas de Mulher
Cabelo preto - vantagens, curiosidades + inspirações
Tô de Cacho
Dicas de Mulher
Cabelo preto - vantagens, curiosidades + inspirações
Pinterest
Dicas de Mulher
Dicas de Mulher
All Things Hair
Dicas de Mulher
Salão Virtual
Dicas de Mulher

Fontes: Fique Diva, Segredos de Salão, Beleza Extraordinária, Dicas de Mulher

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você