Beleza

Como combinar as cores nos seus looks do dia a dia

Roxo combina com rosa? Azul fica bem com vermelho? Pode usar o look todo da mesma cor? Saiba como combinar as cores em seus looks no dia a dia.

Atualizado em 05/01/2019

Você é o tipo de pessoa que tem um armário composto por peças monossilábicas? Ou seja, só tem as cores branco e preto? Saiba que não está sozinha? Uma grande quantidade de mulheres não arriscam muito na hora de abusar da cores. Mas a Área de Mulher pode mudar a sua vida de uma vez por todas agora. Que tal arriscar um pouco mais nas combinações e deixar o seu closet mais colorido?

É claro que para usar mais cores no seu look do dia a dia, e combina-las, é necessário certas precauções. Não é juntar um monte de variedades e se tornar uma salda mista. É preciso cautela e técnica.

Você está realmente afim de aprender? Então nós vamos te ensinar agora mesmo.

Confira como combinar as cores nos seus looks do dia a dia

Círculo das cores

Como combinar as cores nos seus looks do dia a dia

Antes de irmos para o “vamos ver”, você precisa ter um primeiro contato com o círculo das cores (representado na imagem acima). Ele é composto por 12 cores diferentes. Sendo que elas se dividem em três grupos diferentes: a) cores primárias – vermelho, amarelo e azul; b) cores secundárias – resultado das combinações feitas com a mistura das primárias e; c) cores terciárias – resultado das combinações feitas com a mistura das primárias com as secundárias.

Esse grande círculo também é composto por pequenas camadas chamadas de círculos cromáticos. Elas representam a variação de tom de cada cor, indo do mais claro ao mais escuro. Agora, sempre o círculo das cores em mente, você pode combinar as cores. Vamos ver algumas possibilidades?

Combinações monocromáticas

Como combinar as cores nos seus looks do dia a dia

Para começarmos, que tal uma combinação monocromática? Nela, você usa apenas uma cor do círculo das cores, podendo variar apenas o tom. Mas não precisa se preocupar, esse tipo de combinação está longe de ser sem graça. Isso por que, ela permite o uso de muito assessórios e adereços combinados ao look, além de possibilidade de combinar texturas e tecidos variados.

Além disso, ela pode dar certo com qualquer cor, sendo das mais claras as mais escuras. Para quem está querendo alongar a silhueta, esse tipo de combinação é perfeita. Ao apostar em uma só cor, todo o look parece “uma coisa só”, alongando sua silhueta.

Combinação de cores análogas

Como combinar as cores nos seus looks do dia a dia

As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo das cores. Ou seja, essa combinação é de cores vizinhas. Esse tipo de combinação costuma ser ousada, uma vez que é resultado de cores fortes, porém, é cheia de personalidade e estilo. Como você vê acima, ela pode ser discreta, com a combinação do vestido verde com o sapato azul, e mais viva, como o vestido rosa e o sobretudo vermelho.

Além disso, você pode fazer uma variação. Você pode combinar duas peças de roupas de cores análogas, ou um look inteiro com assessórios de cor análoga.

Combinação de cores complementares

Como combinar as cores nos seus looks do dia a dia

Ao contrário da combinação análoga, está a combinação de cores complementares. Ela é composto por duas cores que estão em lados opostos no círculo das cores. Por estarem tão distantes uma da outra, elas possuem temperatura e energia diferentes, que no fim das contas, se completam. Consequentemente, esse tipo de combinação sempre resulta em looks mais energéticos, vivos e, claro, ousados.

Esse tipo de combinação é perfeito para mulheres mais altas, uma vez que o corte pode dividir o look ao meio, suavizando a altura. Tal harmonia pode retirar alguns centímetros.

Combinação de cores tríade

Como combinar as cores nos seus looks do dia a dia

Esse tipo de combinação não conta com apenas duas cores, e sim três. A combinação com cores tríades só é possível quando usada de forma a dispor de três cores que possuem a mesma distância umas das outras no círculo das cores. Por incrível, elas ficam harmônicas e resultam em looks fortes.

Por ser uma combinação mais despojada, ela não é indicada para o trabalho ou rotina. Ela é perfeita para sair com os amigos, com o boy ou para festas. Além disso, essa combinação é perfeita para usar e abusar das cores e de um look colorido.

Combinação com cores neutras

Como combinar as cores nos seus looks do dia a dia

Você deve estar se perguntando: onde estão as cores preto, branco e cinza? Elas não estão no círculo de cores por que são cores neutras. Mas sim, você não deve exitar em fazer combinação com cores neutras. Elas são um clássico atemporal, mais sóbrias e perfeitas para o dia a dia de quem quer ficar mais discreto. Elas pedem o mesmo que a combinação monocromática; assessórios. Então não tenha medo de se jogar e brincar com as combinações.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: 20 formas variadas de usar a calça social feminina

Fonte: Myps