Beleza

Ecopads: o que é, para que serve e benefícios de uso

Você conhece os ecopads? Esses discos de crochê são uma alternativa sustentável e econômica para sua rotina diária de cuidados com a pele.

Você conhece os Ecopads? Esses pequenos discos de crochê estão recentemente se tornando muito populares entre a comunidade de mulheres que mantém cuidados diários com a pele. Se você, assim como nós, adora manter a rotina de autocuidado em dia, precisa conferir essa alternativa ao algodão tradicional.

Certamente, uma boa rotina de cuidados com a pele pode te ajudar a manter uma aparência saudável e marcante. Mas você já parou para pensar no impacto dessa rotina no meio ambiente e no seu bolso? A utilização de Ecopads pode te fazer economizar e ainda preservar o meio ambiente.

Mas o que de fato são os Ecopads? Esses discos de crochê reutilizáveis, popularmente conhecidos como Ecopads, surgiram da necessidade de economizar na hora de montar o kit de skincare ideal, substituindo assim os discos de algodão descartáveis que são caros e, por serem descartáveis, geram toneladas de lixo todos os anos. 

Basicamente, os Ecopads são fáceis de usar e muito práticos, para aquelas pessoas que precisam carregar consigo os discos de crochê. Sua produção é mais comumente feita de forma manual e artesanal, sendo produzidos por pequenos empreendedores, mas também podendo ser encontrado em grandes franquias de beleza e cosméticos, como a Natura, por exemplo.

Fonte: Pinterest – Fio de Arte

A origem do nome Ecopad vem da junção de Eco, do termo ecologia, que é o estudo das relações entre os seres e o meio ambiente, e Pad, que, em inglês, significa almofada. Sendo assim, essas pequenas almofadinhas de algodão reutilizáveis são ideais para cuidar da sua pele e ainda criar uma relação mais sustentável com o planeta!

Todavia, se você ainda tem dúvidas se deve ou não substituir os discos de algodão pelos Ecopads, trazemos aqui 5 motivos para você considerar essa substituição incrível!

5 benefícios de utilizar os Ecopads

1. Diminua a quantidade de lixo usando os Ecopads

Fonte: Nara Borges

A quantidade de algodão utilizada para cuidados rotineiros com a pele é excessivamente alta. Como resultado disso, pense comigo: dia e noite, para remover a maquiagem, para utilizar tônico fácil, quantos algodões não serão utilizados?

Agora multiplique essa quantidade por 365 dias no ano, e você terá noção do que estamos falando! Segundo estudos, cada pessoa no Brasil produz aproximadamente 400kg de lixo por ano! Isso é muita coisa, não é mesmo?

Além de toda a produção de lixo, pense em quanto você gasta com algodão para sua pele por mês, e o tanto que você poderia fazer com esse dinheiro sobrando. Os Ecopads podem durar anos, sendo laváveis e reutilizáveis. É fácil perceber como os Ecopads podem te ajudar a economizar dinheiro e ainda contribuir com o meio ambiente, né?

2. Ecopads têm a mesma eficácia que o algodão normal

Fonte: Apenas leite e pimenta

Tão eficientes quanto o algodão, os Ecopads são ótimos para remoção de maquiagem ou aplicação de tônicos, ácidos e hidratantes, sendo testado e aprovado por milhares de pessoas que hoje não abrem mão do disco de crochê reutilizável.

A propósito, por serem produzidos, em sua maioria, com tecido 100% algodão, os Ecopads não machucam a pele sensível do rosto, sendo recomendados para todos os tipos de pele, e ainda conseguem espalhar os produtos tão bem quanto o algodão tradicional.

Apesar de sua eficácia, é claro que, assim como toda mudança que fazemos em produtos de beleza e cosméticos, precisamos de um período de adaptação. Depois de acostumada com as diferenças (mínimas) entre os algodões tradicionais e os Ecopads, você não perceberá nenhuma grande perda entre a utilização de um produto e outro.

3. Produção artesanal (e também faça você mesma!)

Fonte: Pinterest – Amanda Ouro Fino

A produção de Ecopads é, em sua maioria, feita artesanalmente por pequenos e grandes empreendedores, o que contribui para a geração de renda e consequentemente para a melhora na qualidade de vida de milhares de pessoas.

Sendo assim, adquirir os discos de crochê reutilizáveis ainda é uma forma de ajuda social para os produtores dessa peça indispensável nos kits de skincare.

Além disso, se você tiver os dons e habilidades com o crochê, você mesma pode produzir seus próprios Ecopads! É muito fácil encontrar diversos tutoriais de como montar e criar seus próprios disquinhos, que dependendo da sua criatividade, podem ter o formato que você desejar. E ainda, se deseja uma renda extra, os Ecopads podem ser uma boa opção para arrecadar uma graninha, então você  poderá vender suas produções.

4. Ecopads são fáceis de usar e lavar

Fonte: Loja pensando ao contrário

Entretanto, se a sua dúvida é como usar e reutilizar os Ecopads, não se preocupe! Saiba que é bem fácil tanto a utilização quanto a limpeza dos discos de crochê reutilizáveis. O modo de uso é simples: basta utilizar da mesma forma que os já conhecidos algodões. Já para limpeza e reutilização, é necessário que seja feita a lavagem e secagem correta. Aqui vai um passo a passo rápido para você utilizar e lavar seus Ecopads de forma adequada:

Como utilizar e lavar seus Ecopads

  1. Primeiramente, para utilizar o Ecopad limpo, adicione e espalhe por todo o disco o produto que deseja aplicar no rosto.
  2. Depois, gentilmente, faça movimentos suaves com o Ecopad no rosto, para que o produto seja transferido para a sua pele.
  3. Quando terminar de aplicar o produto, você deve lavar o Ecopad com sabonete neutro, esfregando suavemente o disco com as mãos para remover os resíduos do produto. Em seguida, enxágue bem.
  4. Finalmente, deixe seu Ecopad secar total e naturalmente, sem utilizar aquecedores ou formas não naturais de calor, pois isso poderá danificar os fios de algodão do seu produto. Após a secagem, guardar o Ecopad em local fechado e seco, até a próxima utilização.

5. Mais em conta que os algodões tradicionais

Fonte: Natural Vita Brasil

Por último, mas não menos importante, vamos falar de valores. Quanto custa um Ecopad e porque ele é mais econômico que um algodão tradicional? Geralmente, kits com 3 Ecopads variam entre 15 e 30 reais,  e isso depende muito do produtor. Como já mencionado, os Ecopads podem durar anos e por serem reutilizáveis se tornam muito mais econômicos que os algodões.

Se você se gostou de conhecer e descobrir os benefícios dos ecopads e está pensando em adquirir um, aproveite para saber mais sobre Skincare – O que é, como fazer e truques para cuidar da pele

Fontes: Sallve, Linguee, Nara Borges, Le fruit cosmetics

Imagens: Nara Borges, Apenas leite e pimenta, Amanda ouro fino, Natural vita Brasil

Imagem destaque: Nós jacarandá

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você