Dicas & Truques

Sabonete artesanal: cuide da sua pele e faça em casa

O sabonete artesanal é bem mais barato e traz muito mais benefícios à pele do que os industrializados. Aprenda a produzir os seus próprios sabonetes.

Atualizado em 10/10/2018

O sabonete artesanal é fácil de fazer, barato e ainda pode ser uma fonte de renda extra! Além disso, ele traz diversos benefícios à saúde. Isso porque a maior parte dos sabonetes industrializados têm em sua composição uma série de produtos químicos, que podem acabar provocando alergias e problemas na pele.

De acordo com a artesã Lê Bottaro, do ateliê homônimo, que trabalha com produção de sabonetes desde 2007, “A principal vantagem é controlar o que sua família e clientes estão usando. Optando por extratos naturais de plantas e manteigas hidratantes, evita-se alergias e agressões causadas por produtos químicos.”

Como dissemos, fazer sabonetes em casa também pode trazer alguns benefícios econômicos. Além de sair mais barato produzi-los em casa do que comprar no mercado (inclusive os artesanais). E, para quem gosta de artesanato, pode encontrar na produção de sabonetes uma oportunidade de ganhar uma renda extra e, quem sabe, até abrir seu próprio negócio.

Como fazer sabonete artesanal

Sabonete artesanal: cuide da sua pele e faça em casa

Produzir sabonetes artesanais é bem fácil, mas é preciso ter alguns cuidados especiais na hora de executar o processo. E a primeira de todas é se atentar para a procedência da matéria-prima.
Bottaro aconselha:

“Deve se tomar cuidado na escolha dos ingredientes e optar por fornecedores de qualidade. Nem sempre preço baixo é garantia de qualidade! Todos os ingredientes devem ter registro na Anvisa, pois é a garantia do artesão de ter em sua mão uma boa matéria-prima.”

Outro detalhe: a quantidade de álcool. Bases com muito álcool podem ser prejudiciais à saúde da pele, deixando-a muito ressecada. O recomendável é usar ingredientes como extratos glicólicos de plantas, ervas, flores secas, manteigas, óleos, glicerina, mel e seus derivados.

É por isso que você nunca deve usar sabonetes antibacterianos

Sabonete artesanal para o rosto

Esfoliante

1 colher (sopa) de sabonete de coco ralado;
2 colheres (sopa) de açúcar;
Água ou soro fisiológico.
Misture bem todos os ingredientes e o sabonete esfoliante está pronto!

Líquido

Sabão de coco;
Óleo de abacate;
Óleo de amêndoas;
Óleo essencial de gerânio;
Mel;
Água.

Derreta o sabão de coco até obter uma consistência líquida. Adicione todos os outros ingredientes e mexa bem, até que forme uma mistura homogênea. Coloque em formas, espere o sabonete endurecer e desenforme. Deixe o produto repousar por 24 horas. Feito isso, rale a barra, acrescente água até que ela cubra o sabonete ralado e deixe repousar em um recipiente tampado por cerca de dois dias, até que o sabonete esteja completamente dissolvido.

Barra

3 colheres de canela;
4 colheres de mel;
1 barra de sabonete facial.
Corte o sabonete em pedaços e derreta-o. Acrescente o mel e a canela, misture bem até formar uma pasta homogênea. Coloque a mistura em uma forma e deixe a repousar até que a barra endureça. Você pode acelerar o processo colocando-a na geladeira. A receita rende uma barra de sabonete.

Como deixar as sobrancelhas mais grossas usando sabonete

Sabonete artesanal para o corpo

Esfoliante

1 sabonete em barra de sua preferência;
Água;
Sementes de maracujá.

Rale o sabonete em barra inteiro. Em um pote, acrescente água até que o líquido esteja um dedo acima do sabonete ralado. Tampe bem o pote e deixe a mistura repousar por dois dias, até que o sabonete esteja completamente dissolvido na água. Se não estiver, acrescente mais água e deixe repousar por mais um dia.

Depois desta etapa, você já tem um sabonete líquido. Para torná-lo esfoliante, retire as sementes do maracujá e triture-as no liquidificador. Acrescente as sementes (lavadas e secas!) no sabonete e misture bem.

Líquido

200 ml de base para sabonete líquido;
800 ml de água;
30 ml de essência de sua preferência;
10 ml de extrato glicólico;
Corante cosmético;
Anfótero.

Em um recipiente, misture a base para sabonete líquido com a água, acrescentando a água aos poucos. A seguir, adicione a essência, o extrato glicólico e o corante. Depois, adicione o anfótero até atingir o ponto e a textura desejados. Mexa durante todo o processo. Quando atingir o ponto, deixe a mistura descansar por 24 horas antes de colocar o sabonete na embalagem.

 

Barra

Base de glicerina;
Óleo de amêndoas;
Cravo em pó;
Anis estrelado;
Argila cinza.

Derreta a glicerina em uma panela esmaltada, em fogo baixo. Quando estiver líquida, acrescente algumas gotas do óleo de amêndoas e duas colheres (café) de cravo e misture bem. Na forma, coloque um pouco da mistura. Em seguida, acrescente em cada forminha um pouco de anis e da argila cinza. Depois, cubra tudo com a mistura de glicerina. Deixe nas forminhas até que o sabonete seque por completo e desenforme.

Shampoo de sabonete Dove e Bepantol salva fios maltratados

Sabonete artesanal para as mãos

Líquido

1 sabonete em barra ralado;
100g de base glicerinada;
Corante cosmético;
Água.

Adicione cerca de 500 ml de água ao sabonete ralado, leve ao fogo e mexa até que o sabonete se dissolva completamente. Em seguida, adicione a base glicerinada, o corante e mais 400 ml de água. Mexa bem, até que a glicerina derreta e se forme uma mistura homogênea. Deixe repousar por 24 horas.

Barra

1kg de base glicerinada;
70 ml de essência;
100 ml de lauril;
Corante cosmético;
50 ml de extrato calêndula.

Corte a base glicerinada e derreta-a em uma panela esmaltada. Com a base totalmente líquida, adicione a essência de sua preferência, o lauril, o extrato de calêndula e algumas gotas do corante e misture bem. Coloque a mistura em formas e deixe secar naturalmente ou no congelador.

Fonte: Dicas de Mulher