Indicada para cabelos quebradiços, frágeis e elásticos, a máscara reconstrutora é indicada exatamente para reconstruir o cabelo. Afinal, devido à falta de componentes na estrutura do fio, esse tipo de tratamento pode vir a ser muito eficaz.
A máscara reconstrutora tem uma finalidade diferente da máscara de hidratação, uma vez que, quando você percebe que a máscara hidratante não está sendo suficiente para manter seus cabelos bonitos, brilhosos e fortes.
Essa máscara funciona como um complemento e é aliada no tratamento de reconstrução capilar. Pois em menores proporções, ela deposita os componentes que faltam no cabelo, como por exemplo, proteínas, aminoácidos e minerais, que são essenciais para a estrutura do cabelo.
Os resultados são vistos nas primeiras sessões. Onde, é provável que os fios já demonstrem sinais de recuperação na textura, ficando mais fortes e resistentes. Porém, é necessário uma manutenção em casa com produtos da mesma linha que foram usados durante o processo de reconstrução. Assim, os ativos permanecem e os benefícios da reconstrução são prolongados.
Função da máscara reconstrutora
Tendo a queratina como ingrediente principal, que é a principal proteína que forma o fio, responsável também, por reter a umidade do cabelo. Entretanto, não é indicado usar essa máscara com frequência. O ideal é que você a utilize a cada 15 dias, para não fornecer excesso aos cabelos, o que pode causar danos colaterais.
A queratina é composta por 19 aminoácidos. E as agressões que o cabelo sofre diariamente como coloração, descoloração, relaxamentos, alisamentos, entre outros, deixam os fios frágeis. Toda reconstrução tem queratina em sua fórmula, mesmo que não de forma evidente.
Bem como a queratina (cisteína e arginina), o colágeno, aminoácidos, proteína do trigo e creatina também são alguns dos ingredientes que geralmente constam na máscara.
Queratina: Com o efeito de ser uma proteína condicionante, que com seu alto peso molecular é capaz de reter umidade, o que reestrutura o fio em toda a extensão.
Complexo ativo de aminoácidos: Em resumo, é uma combinação que possui afinidade com a queratina, fazendo os espaços danificados da fibra serem preenchidos e reconstruídos.
Proteína do trigo: Ela é responsável por formar uma película sobre a fibra capilar, de tal forma que auxilia na reparação de escamas de queratina nos fios danificados. Além de encorpar, dar brilho e sedosidade pro cabelo.
Como modo de potencialização de efeito, você pode acrescentar queratina líquida no creme utilizado.
Tipos de fios
Geralmente, todo cabelo danificado, independentemente do tipo do foi, pode se beneficiar da máscara reconstrutora. Entretanto, é recomendado ser utilizado por um profissional confiável, que seja especialista no seu tipo de cabelo.
Quando há danos severos nos fios, a máscara sozinha pode não ser suficiente na recuperação. Assim que, o indicado neste tipo de situação, é um tratamento capilar completo, que inclui cremes de uso profissional, que devem ser administrados por um bom profissional, além claro, da manutenção em casa.
A reconstrução deve ser intercalada quinzenalmente, com hidratações que nutrem, além de, de fato ser preciso investir em produtos que sejam bons para lavar e finalizar os fios.
Como aplicar
É bem simples a forma de aplicação. Após a higiene dos fios, que deve ser feita, preferencialmente com um shampoo anti resíduo. Com a finalidade de abrir a cutícula do cabelo e retirar todas as impurezas.
Não aplique a máscara com o cabelo extremamente molhado, primeiramente, retire o excesso de umidade. Em segundo lugar, aplique o produto com uma espátula ou pincel próprios e siga as orientações do fabricante.
Após retirar o produto, utilize o condicionador, que serve para fechar a cutícula dos fios.
E então? Gostou da matéria? Aproveite e confira: Cortar a franja – Tipos de franja e como cortar sozinha em casa.
Fontes: All things hair, Beleza e saúde, Quero muito.
Imagem de destaque: Head Curve.