A queda de cabelos é um problema que quase toda mulher vai enfrentar ao longo da vida. Essa é uma questão muito ligada aos hormônios e ao estresse. Contudo, há pessoas que buscam solucionar essa situação fazendo uso de produtos que não são feitos para isso, como o Monovin A.
Basicamente, o Monovin A é um remédio veterinário com alta concentração de vitamina A. Sobretudo, ele é usado em animais bovinos que apresentam insuficiência dessa vitamina em seu organismo. Ele é aplicado de maneira intravascular e é encontrado apenas em lojas veterinárias.
Por isso, este produto não tenha sido regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso em humanos. Muitas pessoas, contudo, o estão usando no famoso shampoo bomba.
Qual o efeito de Monovin A no cabelo?
O shampoo bomba é um produto que promete fazer os fios crescerem mais rápido e com mais saúde. Em suma, ele afirma que potencializa o crescimento do cabelo de 4 cm a 7 cm por mês, sendo que a média normal é de 1,25 cm.
As substâncias que compõe o shampoo bomba são: Monovin A, Bepantol líquido e qualquer shampoo sem sal. Normalmente, essa mistura é feita de maneira caseira proporcionando que qualquer um faça desde que possua todos os produtos.
Porém, há várias controvérsias quanto ao uso dessa mistura. Inclusive, a começar pelo uso do Monovin A. Como já foi dito mais acima, ele é um medicamento que é injetado somente em animais. Não há nenhuma pesquisa científica que comprove que ele traga efeitos benéficos aos humanos. Muito menos que os folículos capilares consigam absorver essa substância de modo a causar o aumento do crescimento do cabelo.
Além disso, o Monovin A, ao entrar em contato com o ar ou com a luz solar, causa a degradação de seu principal ingrediente: a vitamina A. Por isso que quando usado em animais é preciso o uso de uma seringa. Já na mistura e no uso do shampoo bomba ele entra em contato a todo momento com esses elementos.
Agora, o Bapantol é um produto rico em vitamina B5 fornecido tanto em forma pastosa como em líquida. Ele ajuda nos processos de ressecamento e cicatrização da pele e dos cabelos sendo altamente recomendado para ambas as situações.
O shampoo sem sal também é recomendado para cabelos muito ressecados, porque o sal em excesso causa essa danificação nos fios. Com o seu uso, ele ajuda a trazer o brilho do cabelo novamente.
As consequências de se usar Monovin A
O uso em excesso do shampoo bomba e, consequentemente do Monovin A, pode causar vários efeitos colaterais não desejados.
Primeiramente, ele pode acentuar a queda de cabelo. A absorção exagerada da vitamina A pelo organismo causa o efeito inverso e os fios começam a quebrar e a cair mais. Nada que o nosso corpo recebe em grande quantidade é bom.
Todavia, todo mundo consome vitamina A em alimentos. E isso, somado a doses cavalares do Monovin A, só aumenta a quantidade dessa substância no corpo.
Se o Monovin A se espalhar por outros locais do corpo, como rosto e colo, ele pode potencializar o crescimento de pelos em lugares indesejados. E o trabalho para concertar isso pode ser grande.
Outros efeitos colaterais conhecidos são visão turva, diarreia, febre, ressecamento das mucosas e enjoos.
Então, o que explicaria o crescimento do cabelo?
Em suma, não há nenhuma evidência de que o Monovin A traga benefícios para o cabelo. Não existem nem mesmo remédios no mercado que contribuem para um crescimento mais rápido dos fios.
Mas, mesmo assim, existem pessoas que afirmam que o shampoo bomba ajudou no crescimento e na saúde dos cabelos. Bem como muita gente relatou até com fotos, para comprovar, todo o processo de tratamento com este produto.
Então, o que explicaria a eficácia do produto em algumas pessoas? A resposta é muito simples: o Bepantol.
Como explicado, o Bepantol foi feito para reparar peles e cabelos ressecados. Com o seu uso no shampoo bomba, ele atua ajudando na reparação do cabelo, evitando que ele se quebre com maior frequência.
E quando o cabelo fica mais forte e quebra menos, consequentemente, ele cai menos. Com isso, o Bepantol ajuda a manter o crescimento saudável dos fios.
Sendo assim, o Monovin A não é o verdadeiro protagonista, e sim, o Bepantol.
Como resolver a queda de cabelo?
A falta de vitamina A no corpo pode não ser a única razão para a queda de cabelos. A priori, muito estresse, pós parto, deficiência de hormônios, alimentação, genética… Tudo isso pode contribuir para os fios caírem com maior frequência.
No entanto, é preciso procurar um dermatologista para constatar o que está causando a queda de cabelo e usar o produto adequado para o seu tido de queda. Sobretudo, o uso incorreto de certas substâncias podem causar efeitos indesejados, com vimos. Por isso, procure um médico.
Leia também: Queda de cabelo – quais são as causas, como evitar e como tratar.
Fonte: LifeStyle ChegaDeQueda DicasDeMulher
Imagem de destaque: Sabrina Dalmolin