Ter celulite não é nada divertido. Embora as mais resolvidas não parem a vida por causa desses “furinhos” nas coxas, no bumbum e em outras partes do corpo (o que é muito positivo), tem gente por aí que não suporta a ideia de vestir um biquíni ou de usar uma minissaia pelo simples fato de não saber lidar com isso.
No entanto, a verdade é que não há muito o que fazer no caso de pessoas, ou melhor, mulheres que têm predisposição ao “problema”. Isso porque a celulite não se trata de uma doença ou inflamação que se pode tomar um remédio com garantia de que vai desaparecer para sempre, infelizmente.
Conforme especialistas, a celulite é causada por um hormônio, o estrogênio, que também é responsável pelas formas femininas do corpo das mulheres. O problema é que graças a ele, mulheres acumulam mais gordura em locais como seios, coxas, quadril.
A celulite, por sua vez, aparece quando tudo isso é somado à retenção de líquido, quadro que pode se agravar bastante também com uma alimentação não balanceada e outros fatores, como sedentarismo e distúrbios hormonais.
Nada de “celulite”
Mas, como mencionamos no início, o nome é completamente inadequado. Médicos chamam este quadro de “hidrolipodistrofia ginoide crônica”, ou seja, desequilíbrio feminino entre gorduras e líquidos. Os especialistas explicam que tudo que termina em “ite” sugere inflamação, o que está fora de questão no caso da celulite.
Para que você entenda melhor, o tais furinhos indesejados surgem quando os vasos linfáticos ficam espremidos e seu líquido acaba vazando entre as fibras de colágeno e elastina, que têm por função dar sustentação à pele. Quando esse vazamento acontece, a pele fica com a aparência granulada, como uma casca de laranja. Entendeu?
E, por que homens não têm celulite, afinal?
A resposta para essa pergunta que atormenta a mulherada é muito simples, e cruel também: homens têm concentrações de estrogênio muito menores no corpo. Logo, não têm celulite. Terrível, né?
E, por falar no problema, se você também sofre com os furinhos indesejados, vai AMAR conferir esta outra matéria: O que comer para acabar com a celulite, as estrias e as gordurinhas.
Fonte: Superinteressante