Todo mundo que faz dieta acaba, mais cedo ou mais tarde, entrando em uma fase em que emagrecer no mesmo ritmo fica difícil. Isso acontece por vários motivos e depende muito do organismo de cada um, mas se você parou de emagrecer ou até ganhou alguns quilinhos, mesmo fazendo dieta, a culpa pode ser do seu café da manhã.
Por se tratar da refeição mais importante do dia, o café da manhã precisa ser uma refeição reforçada para que você não saia atacando a cozinha entre ou durante as refeições. Por causa disso, para seguir um bom ritmo de emagrecimento, o ideal é que a primeira refeição do dia seja completa, com nutrientes, proteínas e carboidratos funcionais.
O problema dos sucos
O que acontece na maioria dos casos, entretanto, é que as pessoas estão substituindo o café da manhã por sucos e outras batidas. O problema é que, por mais que essa tática ajude a emagrecer, essa opção pode sabotar sua dieta.
De acordo com especialistas em nutrição, consumir somente alimentos liquidificados no café da manhã também traz outro problema. Embora os sucos, como o famoso suco verde, ajudem na eliminação do inchaço e sejam muito utilizados nas dietas detox, eles causam pico de glicemia no sangue, seguido de uma queda brusca.
Os médicos alertam que isso não é nada saudável e acaba resultando naquele “rombo” no estômago que aparece em pouco tempo. No caso dos sucos somente com frutas, então, o efeito é ainda mais acentuado.
Mesmo se o escolhido para o café da manhã for um smoothie, com iogurte e outros alimentos que reduzem o índice glicêmico (e deixam você mais saciado), ainda existe o fator psicológico. Isso porque, nem sempre, o corpo entende que está sendo alimentado quando se ingere somente líquidos. É preciso mastigar!
O que comer para continuar a emagrecer?
De acordo com a nutróloga e gastróloga Liliane Oppermann, em entrevista ao site Vix, a melhor opção de café da manhã para continuar a emagrecer são as frutas picadas. Ela indica que se dê preferências às frutas fibrosas, como maçãs com casca e mamão, por exemplo.
A especialista alerta também para que as pessoas não se esqueçam da proteína (de boa qualidade, como o ovo, por exemplo) nessa primeira refeição do dia. É isso que vai garantir saciedade por mais tempo.
Fome noturna
E, se você fica com muita fome à noite, pode ser que seu jantar esteja com o mesmo problema do café da manhã: falta de mastigação. Sopas e caldos, quando não incluem lascas de carnes ou pedaços de legumes também podem deixar você com fome depois de um curto período.
Entendeu agora? Tomara que com essas dicas você volte a emagrecer novamente!
E, falando em emagrecer, se você estiver precisando de um “empurrãozinho” para começar a dieta, confira essa outra matéria: 10 antes e depois mais impressionantes do Instagram.
Fonte: Vix