Beleza

Penteados afros: 10 inspirações para sair do básico com estilo

Confira algumas inspirações de penteados afros, simples e fáceis de fazer, e que mudam completamente o look no dia a dia.

Atualizado em 16/11/2018

O cabelo é parte fundamental do visual de uma mulher. São milhares de penteados que fazem a cabeça – e o coração – da mulherada. Entre os principais, os cabelos afro femininos estão no topo da beleza.

Eles são estilosos, lindos, e deixa quem olha fascinado,e  até, sem palavras. A cada dia que passa, as mulheres estão assumindo cada vez mais os seus cabelos afros, deixando as ruas cada vez mais belas.

Eles foram muito forte na década de 70, com a onda Black Power que tomava as ruas como ideologia e movimento cultural. Após essa eferverscência da época, ele sumiram bastante, dando lugar aos cabelos lisos de chapinha.

Mas graças a muitas variáveis, eles voltaram com força total e estão encantando todo mundo por onde passa. Trouxemos alguns destes penteados para te deixar encantada também, e te inspirar.

Confira 10 penteados afro femininos, um mais belo que o outro:

1 – Trança raiz

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

A trança raiz é um dos penteados mais bonitos, e pode ser feita tanto a partir da raiz, quanto na lateral do cabelo.

Para faze-lo, basta começar a trançar os fios o mais próximo possível da raiz, sendo que precisa ser firme e bem puxado. Ao final, é só  colocar presilhas para as tranças não abrirem.

2 – Coque rosquinha

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

Esse penteado elegante nunca sai de moda, além de poder ser usado tanto de dia, quanto de noite. Penteie os fios para trás, faça um rabo de cavalo e prenda com uma presilha bem firme e depois vá enrolando o cabelo em torno da presilha. Se quiser colocar assessórios para complementar, está liberado.

3 – Preso na lateral

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

Esse penteado descontraído é um dos preferidos, tanto pelo charme quanto pela praticidade. É bem simples. Você deve puxar um lado do cabelo todo para trás e prender com um grampo de cima para baixo para não aparecer.

4 – Rabo de cavalo

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

Tradicional, porém não menos estiloso, o rabo de cabelo é um dos penteados mais usados. Com os fios limpos e secos, prenda-os em um rabo de cavalo no meio da cabeça, na altura das orelhas.

Encaixe uma tiara fina no meio da cabeça. Se não tiver a tiara, você pode criar essa estrutura “costurando” o cabelo com os grampos. Solte o rabo de cavalo, retirando os elásticos e, com a ajuda de um pente garfo, crie volume nos fios, levantando-os.

5 – Tranças embutidas

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

Se tem uma característica que as tranças embutidas tem, é o classicismo. Se você optar por elas, comece passando uma pomada de fixação nos fios. Separe as mechas para fazer as tranças na lateral desejada.

Trance o cabelo a partir da raiz e prenda com um elástico de silicone preto. Em seguida, prenda com grampos. Na parte solta, aplique uma pomada de fixação número seis e amasse os cabelos com as mãos.

6 – Moicano nas tranças

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

O moicano com tranças é um dos preferidos por celebridades. É um penteado que emana força e poder. Separe a mecha frontal e divida em três partes, deixando a trança um pouco frouxa nas pontas, dando volume.

Vá prendendo com grampos e escondendo a parte frouxa dos fios. Não trance até o final dos fios.

7 – Moicano afro

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

O moicano afro é perfeito para o uso diário, uma vez que que é fácil de fazer. Com a ajuda dos grampos, prenda os cabelos nas laterais, de forma que as mechas de cima da cabeça fiquem soltas.

Para que nenhum fio escape, finalize a parte presa do cabelo com um fixador.

8 – Finger Coils

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

Esse penteado é bem prático e lindo. Depois de lavar o cabelo, usa um leave-in, um óleo e por último um gel.

Com os dedos ou um pente de dentes finos, vá enrolando o cabelo. Seque-o ou durma com ele assim. No dia seguinte, desenrole e separe todos os cachos.

9 – Bantu Knots Out

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

Esse penteado é, nada mais, do que uma técnica de fazer cachos. Com a ajuda da ponta de um pente fino, divida o cabelo em várias seções, não muito grossas. Pegue uma por uma, aplique um creme para pentear em toda a extensão.

Divida a mecha em duas, torça uma na outra, como no twist, e depois enrole até o couro cabeludo, fazendo um coquinho, que deve ser preso com um elástico. Repita em todo o cabelo. Os Bantu Knots Out demoram cerca de oito horas para secar.

10 – Coque com dreads

10 penteados afros femininos, um mais belo que o outro

O coque com dreads é ideal para festas e comemorações variadas: lave e penteie os cabelos para trás. Aplique uma boa quantidade de mousse nos fios. Tente aplicar do meio para baixo sempre.

Pegue uma mecha mais ou menos grossa e faça um grande cacho com os dedos. Enrole o cacho ao redor do seu centro, como um pequeno coque e ao final, prenda com uma presilha.

Faça diversos ao longo dos fios até não sobrar mais nada. É um penteado fashion e ótimo para cabelos médios a curtos.

Gostou dessa matéria? Então veja essa aqui também: Maquiagem para pele negra: 6 dicas para nunca mais errar

Fonte: Tudo Ela