Beleza

Perucas lace – Como usar e conservar a sua lace por mais tempo

As perucas, também chamadas laces são ótimas opções para mudar o visual de forma versátil com um resultado realista como o cabelo natural.

Durante muito tempo, as perucas eram usadas principalmente por pessoas que passavam por algum tratamento de saúde e que perdiam o cabelo no processo. No entanto, nos últimos tempos, as perucas se tornaram febre entre as mulheres, especialmente entre as famosas.

Conhecidas também como laces, essas próteses capilares servem para dar um up no visual de forma prática e versátil. Com elas, é possível mudar a cor ou textura do cabelo, inovar nos penteados e estilos, tudo isso sem danificar os seus fios naturais. A versatilidade de de poder mudar do longo ao curto sem cortar as madeixas, ou ir do curto ao longo sem esperar meses para os fios crescerem é um dos principais atrativos das laces. Além é claro do aspecto natural e realista dessas perucas.

Se você está interessada em começar a usar perucas, essa matéria é para você. Hoje vamos conhecer mais sobre as perucas e dicas para usá-las sem danificar os fios naturais. Além de aprender como conservar a sua lace por muito mais tempo.

Peruca lace

A peruca lace nada mais é do que uma prótese capilar feita de fios humanos ou sintéticos em uma tela que imita o couro cabeludo. Desse modo, esse tipo de peruca tem uma aparência bem realista, quase como um cabelo natural. Talvez o principal atrativo de quem opta por usar esse tipo de acessório. Além disso, as laces são aplicadas no couro cabeludo de forma mais resistente que as perucas tradicionais, podendo ser usadas por um período maior de tempo.

Essas perucas, conhecidas também como lace wigs geralmente são confeccionadas à mão, com os fios sendo colados em uma tela bem fina (lace). E essa tela que é fixada na pele com adesivos ou colas próprias para isso, criando um efeito de cabelos nascendo no próprio couro cabeludo.

Celebridades como Lady Gaga, Rihanna, Beyoncé, Paris Hilton, Halle Berry entre tantas outras, são muito adeptas das laces. Aqui no Brasil, no último BBB a vice-campeã da edição, Camilla de Lucas fez o uso de várias laces durante o reality, o que despertou ainda mais a curiosidade das pessoas a respeito desse tipo de peruca.

Existem diversos tipos de peruca lace, no entanto as mais usadas são a Full lace, que adere toda a cabeça da pessoa, e a Front lace que contempla apenas a linha frontal da cabeça, indo de uma orelha a outra.

Sendo assim, as perucas laces são ótimas opções para quem quer mudar de visual, apostar em novas tendências ou simplesmente dar um descanso para o cabelo natural, de processos químicos ou chapinha, por exemplo. Além é claro de poder dar um up na autoestima de pessoas que perderam os fios.

Dicas de como usar perucas

JakBell

Então, se você ficou interessada nessas perucas tão versáteis e pretende se aventurar no mundo das laces, precisa conhecer algumas dicas importantes de como fazer isso sem danificar os seus fios naturais. Afinal, o intuito aqui não é prejudicar o seu cabelo natural ou o seu couro cabeludo.

1 -Prender o cabelo natural

O primeiro passo antes de colocar a peruca, é prender o cabelo de forma correta, para não danificá-lo e também para não influenciar no resultado final. Sendo assim, uma dica muito importante é fazer uma trança raiz, que além de deixar o cabelo baixo e sem volume, ajuda a peruca ficar bem justa ao couro cabeludo. No caso de quem tem o cabelo curto, a opção é fazer um rabo de cavalo ou prender com grampos ao redor da cabeça. Além disso, é muito importante usar uma touquinha por cima do cabelo.

2 – Usar adesivo ou cola própria para peruca

Usar o produto colante certo é fundamental para o resultado final da sua peruca e principalmente para evitar danificar o seu couro cabeludo. Hoje em dia existe uma enorme variedade de adesivos e colas específicas para prender a peruca no couro cabeludo de forma segura. Então, jamais tente usar outro tipo de cola que não a cola para peruca. E mais do que isso, antes de usar a cola, teste um pouco do produto em em uma parte da pele para confirmar que não terá nenhuma alergia ou irritação.

3 – Cuidados com o cabelo natural

Magazine Luiza

As perucas laces podem ser usadas por um período razoável, dependendo da cola de 4 a 7 dias fazendo atividades normais, como academia, praia ou piscina e etc. Sendo assim, se a intenção é usar por um período mais longo, você deve pensar no seu cabelo natural por baixo. Se for usar por mais de uma semana, você irá precisar tirar a lace para lavar e hidratar o seu cabelo natural.

4 – Não fique muito tempo com a peruca

O tempo de duração da aplicação da peruca depende do método e da cola usada. No entanto, é importante frisar que a maioria das colas ou adesivos para perucas são feitas para serem usas por um período curto de tempo. Sendo assim, evite ficar muito tempo usando a peruca sem manutenção.

5 – Cuidados na hora da remoção da peruca

Assim como a aplicação, a remoção da peruca lace também demanda certos cuidados. Na hora de remover a peruca é essencial usar um removedor de cola. A recomendação é aplicar o produto sobre a cola para deixá-la maleável para a remoção. E assim, remover a peruca de forma suave e com cuidados, para não danificá-la e nem o seu couro cabeludo.

6 – O pós lace

Depois de usar a peruca lace é importante cuidar dos seus fios naturais. Então, após a remoção lave bem o cabelo e faça uma hidratação potente nos fios. Além disso, dê um descanso para o seu cabelo antes de usar a peruca novamente. Lembre-se que as perucas são um acessório e que o seu cabelo natural é parte de você e precisa de cuidados.

Como cuidar da peruca lace

Cabelo Afro

Assim como seu cabelo natural, as perucas laces de cabelos sintéticos ou naturais também necessitam de cuidados específicos. Cada tipo de lace exige cuidados próprios, como lavagem, armazenamento e claro, devem ser penteadas com frequência. Com os cuidados certos, uma peruca desse tipo pode durar entre 8 meses a um ano em perfeito estado. Confira a seguir como deve ser o cuidado com a sua peruca:

Lavagem

A lavagem é parte fundamental do cuidado com uma peruca lace, mas deve ser feito do jeito certo dependendo do tipo de cabelo.

No caso da lace sintética, o processo de lavagem é bem simples. Comece colocando água em um balde ou bacia e adicionando um shampoo hidratante. Então, mergulhe a peruca na água e passe os dedos entre os fios da raiz até as pontas. Depois, enxágue até remover todo o shampoo e tire o excesso de umidade dos fios com uma toalha e leve para secar em um cabide. Caso queira secar com o secador, opte pela temperatura baixa para não danificar os fios sintéticos.

Já a peruca de cabelo natural o processo é um pouco diferente. Antes de lavar a peruca, desembarace os fios com um pente de dentes largos, começando das pontas e subindo até a raiz. Feito isso, em uma pia molhe os fios da raiz até as pontas com água morna, aplique o shampoo nas mãos e passe nos fios fazendo uma massagem suave. Depois, enxágue os fios e aplique o condicionador nas pontas, evitando a raiz. Deixe o produto agir por alguns minutos e  enxágue os fios. Remova a umidade com uma toalha e leve para secar, em um cabide ou então com o secador, mas nesse caso aplique um protetor térmico antes.

Desembaraçar

Na hora de desembaraçar a sua peruca lace, aplique um creme de pentear sem enxágue e separe os fios com a ajuda dos dedos ou pentes de dentes largos. Além disso, aplique um reparador de pontas para manter os fios selados e hidratados e bonitos por mais tempo.

Armazenamento

A forma como você guarda a sua peruca é o que determinará a sua durabilidade. Então, para que a peruca lace continue bonita e bem conservada, quando não estiver usando, ela deve ser guardada em um suporte para peruca ou manequim. Outra opção de armazenamento é própria embalagem. Para isso é preciso desembaraçar os fios e fazer uma trança no cabelo (no caso de fios longos) e colocar a trança dentro da tela da peruca.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Peruca para sobrancelhas faz sucesso na internet e vira febre entre gringas e também Mega hair – Como é feito, tipos, manutenção e cuidados necessários.

Fontes: Cabelo Afro L’Oréal Paris Patricinha Esperta

Imagens: Lifestyle ao Minuto JakBell Magazine Luiza Cabelo Afro

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Sarah
Sarah
16 de agosto de 2022 22:26

Muito..boa..a.materia…tirou….todas..as..minhas…duvidas..Em..principalmente…na..opcao…de..lavar..eo..que..usar…..obrigada…..boa noite


Escolhidas para você